Vendarketing: conheça 4 vantagens de utilizar chatbots na estratégia

Atualmente, os chatbots são largamente utilizados para a realização de campanhas de marketing e ações de vendas...

Vendarketing: conheça 4 vantagens de utilizar chatbots na estratégia

Atualmente, os chatbots são largamente utilizados para a realização de campanhas de marketing e ações de vendas. As mensagens dos robôs são feitas para levar o cliente potencial a ver os produtos ou serviços e suas qualidades, de modo a levá-lo a efetuar a compra.

E, para otimizar o trabalho, é possível fazer a junção entre os setores de marketing e vendas da empresa, formando o que chamamos de vendarketing. Assim, o bot conseguirá atingir ambas áreas ao mesmo tempo.

Quer saber como chatbots podem impulsionar suas estratégias de marketing e vendas? Então, continue a leitura!

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Afinal, o que é vendarketing?

Na prática, a união das estratégias de marketing e vendas tem como objetivo alinhar os esforços dos dois departamentos e otimizar a jornada do cliente.

O vendarketing se transformou em um trunfo para empresas posicionarem bem a sua marca no mercado, aumentarem o faturamento e alcançarem as metas previstas no planejamento.

Afinal, com o marketing e vendas operando em conjunto, o seu negócio alcança mais oportunidades e realiza abordagens comerciais mais eficientes.

De acordo com um estudo feito pela Aberdeen Group, empresas que têm o alinhamento correto entre esses dois setores, aumentam em até 20% o seu crescimento anual de receitas, enquanto quem não realiza esse processo, tem uma queda de 4% ao ano.

4 vantagens de usar chatbots nas suas estratégias de vendarketing  

Vendarketing conheça 4 vantagens de utilizar chatbots na estratégia

Agora que você já sabe do que se trata, de fato, o vendarketing, chegou a hora de entender os benefícios que o chatbot pode trazer para a sua estratégia. Acompanhe!

1. Automatizar as vendas

É verdade, esse cenário ainda não é muito comum aqui no Brasil, mas já há casos de sucesso de empresas utilizando essa tecnologia para automatizar as vendas.

Por exemplo, a Natura desenvolveu um bot para aumentar as vendas pelo Facebook. Já a Avon criou um programa focado nas futuras e atuais revendedoras.

Assim, de forma resumida, um chatbot pode apoiar a área de vendas e fornecer informações importantes sobre o produto ou serviço da empresa.

2. Proporcionar a geração de leads qualificados

Com notificações enviadas somente para usuários que automatizam o recebimento, o chatbot pode ser capaz de iniciar uma conversa que, depois, será convertida em uma venda.

O que isso quer dizer? Os bots podem ter papel ativo na estratégia de marketing. Quando a ferramenta é usada da maneira correta e com uma linguagem adaptada às necessidades do cliente, as vantagens tanto para o consumidor quanto para o negócio justificam o investimento.

3. Melhorar a imagem da empresa

Um ponto importante no vendarketing é saber como se diferenciar da concorrência. E, isso pode ser feito com um produto exclusivo, um serviço diferenciado ou por oferecer uma atenção especial ao cliente. Todos esses pontos criam uma experiência mais satisfatória.

Afinal, não há situação mais desagrável do que se deparar com um site que tem bate-papo para atendimento ao consumidor, mas que está offline.

Por esse motivo, é importante utilizar um chatbot que esteja disponível 24 horas por dia para atender os usuários imediatamente, nos 7 dias da semana.

4. Obter os dados dos clientes de forma amigável

Além de responder as perguntas mais frequentes dos consumidores, ter os dados de contato dos usuários é muito importante.

Nome, telefone e e-mail são informações poderosas e você pode usar todas elas para construir uma campanha de relacionamento e ser assertivo quando entrar em contato com cliente para dar seguimento ao processo de vendas online.

Aqui, o chatbot permite obter esses dados de forma eficiente, amigável e natural.

Conclusão

De forma geral, compreender se as expectativas dos clientes foram atendidas e coletar os dados para potencializar sua estratégia de vendarketing são pontos imprescindíveis para a escalabilidade do seu negócio com ajuda do chatbot.

Lembre-se sempre: o custo de manter um cliente já conquistado é menor do que o de adquirir novos. Portanto, invista também nesse método como forma de fidelizar a sua base.

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