Como criar um domínio? – passo a passo completo

Ter um website é essencial nos dias de hoje. Sem um site profissional, você corre o risco de não passar credibilidade e autoridade para as pessoas. Muitos vão se perguntar: “será que essa marca é séria?”. Afinal, sem uma vitrine dos seus produtos, como o público vai confiar em você? ... Leia Mais

Como criar um domínio? – passo a passo completo

Ter um website é essencial nos dias de hoje. Sem um site profissional, você corre o risco de não passar credibilidade e autoridade para as pessoas. Muitos vão se perguntar: “será que essa marca é séria?”. Afinal, sem uma vitrine dos seus produtos, como o público vai confiar em você?

Algumas empresas pulam a etapa de ter um site porque acham o processo de registro de domínio complicado e técnico demais. Mas acredite: é mais fácil do que parece. Desde que você siga um passo a passo direto e simples, com certeza conseguirá criar um domínio sozinho.

Bem, hoje é seu dia de sorte, pois nós reunimos um guia completo para ajudar você a começar seu site do zero e se posicionar na Internet. Você vai entender:

  • O que é um domínio;
  • Como escolher o nome de domínio ideal;
  • Como criar um domínio – passo a passo completo.

Então, vamos lá?


O que é um domínio?

O domínio é o endereço do seu site. Ele funciona como se fosse um nome e pode ser utilizado no seu endereço de email profissional. Em resumo, o domínio é um nome seguido de uma extensão, como por exemplo:

  • domínio: suamarca.com.br
  • nome: suamarca
  • extensão: .com.br

Ao criar um domínio, é importante escolher a extensão que você deseja para o seu site. Existem inúmeras opções, como:

  • .com;
  • .com.br;
  • .org;
  • .net;
  • .info;
  • .edu

Geralmente, é recomendado escolher “.com” ou “.com.br” para que o site tenha mais chances de rankear no Google através de SEO. Quando você decide registrar o seu domínio de fato, garante o uso do endereço por um ano. Depois que passar esse período, é preciso renovar.


Como escolher o nome de domínio ideal?

Há diversas variáveis que devem ser levadas em conta na hora de criar um domínio. E essa escolha é super importante, pois o ideal é que você nunca mude de endereço para não confundir seus clientes. Então, veja as nossas dicas abaixo antes de definir o nome do seu domínio.

Escolha o nome da sua marca

Se você já tem uma marca e quer criar um site para direcionar os clientes até ele, o ideal é criar um domínio com o exato mesmo nome dela. Imagine no caso da Dinamize. Não seria estranho se nosso site tivesse um outro nome não relacionado à empresa?

Provavelmente, isso confundiria nossos clientes e os espantaria do site. Portanto, no caso de marcas já existentes, a solução é simples. Você já tem o nome do domínio na palma da mão.

Tenha um domínio fácil de pronunciar

Muitas pessoas criam domínios difíceis de serem pronunciados e ainda inserem elementos aleatórios após o nome principal, como números e letras adicionais. Isso é um ponto crítico, já que o cérebro humano se lembra mais facilmente daquilo que temos facilidade de pensar e falar.

Em resumo, evite que o seu domínio:

  • Seja difícil de pronunciar;
  • Contenha números;
  • Contenha letras adicionais;
  • Seja ambíguo ou tenha várias pronúncias diferentes;
  • Faça trocadilhos ou misture mais de 2 palavras.

Para você entender melhor, veja um exemplo de domínio com letras adicionais: “suamarcaaa.com.br”. Domínios que misturam mais de 2 palavras também devem ser evitados. Por exemplo, o domínio “viagempelocentrodouniverso.com” é demasiado longo e, por isso, é mais difícil de ser memorizado.

Escolha uma extensão que faça sentido para o seu nicho

Sabemos que as extensões recomendadas são o “.com” e o “.com.br”, afinal, no Brasil, elas são as mais comuns e as mais lembradas entre os usuários. Portanto, para criar um domínio profissional, o ideal é que você escolha entre uma e outra. Contudo, existem algumas exceções.

No caso de organizações não governamentais, você pode sim optar pelo “.org”, pois essa extensão faz sentido dentro do seu nicho. O mesmo vale para empresas de educação. Nesse mercado, é muito comum vermos sites com o final “.edu”.


Como criar um domínio – passo a passo completo

Para criar um domínio, a primeira coisa que você deve fazer é pensar no nome dele com a ajuda das dicas que demos acima. Depois disso, é hora de verificar se ele está disponível e registrá-lo.

Trouxemos um passo a passo bem explicado pra você ver que não é difícil fazer essa parte. Veja abaixo!

Para registrar um domínio com final “.br”

1. Verifique a disponibilidade do domínio

Acesse o site Registro.br e verifique a disponibilidade do seu domínio. Caso ele não esteja disponível, o site vai sugerir outras opções similares para você, mas lembre-se: sempre tente focar em extensões que terminem com “.com.br”.

Se quiser se aprofundar mais sobre cada extensão, leia a explicação de categorias de domínios do Registro.br.

como criar um domínio

2. Registre o seu domínio

Para criar um domínio através do Registro.br, você deve preencher algumas informações requisitadas, como o seu CPF, CNPJ da empresa, endereço e telefone. Nessa etapa, o serviço de registros também vai precisar do DNS do servidor em que seu site está hospedado.

Você pode selecionar o serviço de DNS do próprio Registro.br, se ainda não obteve um.

3. Escolha um plano de pagamento

Agora, chegou o momento de realizar o pagamento e escolher um plano. Se você deseja pagar somente pelo primeiro ano de uso, provavelmente vai gastar em torno de R$40,00. Por 2 anos, você paga R$ 76,00.

Além disso, nessa etapa você também pode contratar um redirecionador de email para ter um endereço com o nome do seu site (como: seunome@suamarca.com.br). Desse modo, seu endereço de email fica muito mais profissional.

Para registrar um domínio com outras extensões

1. Escolha um serviço de hospedagem

Se você não quer criar um domínio que termine com “.br”, uma alternativa é registrá-lo através de serviços de hospedagem de sites. Desse modo, você hospeda o seu site e registra o domínio de uma só vez.

Essas são algumas das empresas que você pode contratar:

  • Hostgator;
  • Kinghost;
  • Locaweb;
  • GoDaddy;
  • Hostmídia.

Já no próprio site das empresas, é possível verificar a disponibilidade do domínio.

2. Selecione outros serviços desejáveis

A maior parte dessas empresas oferece alguns serviços inclusos na criação de domínio e hospedagem. Alguns deles são: a contratação de um email corporativo que termine com o nome do domínio, plataformas de construção de sites e opções de privacidade.

Muitas vezes, pode valer a pena contratar um plano com outros serviços especiais se há algum desconto interessante.

3. Faça o pagamento

Nessa parte, não tem mistério, pois basta completar o seu cadastro, informar os dados da sua empresa e selecionar o plano de serviços escolhido. Depois que concluir a compra, é só usufruir do seu site e finalmente construir a sua reputação online!


Abaixe o Midia Kit do Clube

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0