Como conseguir um emprego de vendedor: 7 maneiras + 4 dicas

Se existe um profissional que sempre será essencial para as empresas, é o vendedor. Principais aprendizados deste artigo: Ter um perfil atrativo no LinkedIn é essencial para qualquer profissional, sobretudo para o vendedor. Além de conseguir novas oportunidades de emprego, os vendedores podem prospectar novos clientes pela própria plataforma. O networking é infalível para se […]

Como conseguir um emprego de vendedor: 7 maneiras + 4 dicas

Se existe um profissional que sempre será essencial para as empresas, é o vendedor.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Ter um perfil atrativo no LinkedIn é essencial para qualquer profissional, sobretudo para o vendedor. Além de conseguir novas oportunidades de emprego, os vendedores podem prospectar novos clientes pela própria plataforma.
  • O networking é infalível para se tornar relevante no seu meio de atuação. Esta prática pode ser utilizada também para buscar um novo emprego.
  • Outros canais muito utilizados para conseguir um emprego de vendedor são os sites de emprego, as feiras de emprego e os sites das empresas.
  • Uma das maneiras de mapear o processo de vendas das empresas e se dar bem nas entrevistas é atuar como cliente oculto.
  • Para iniciar uma nova oportunidade de trabalho no mundo das vendas, é preciso entender como solucionar os principais desafios de vendas. Saiba tudo sobre o assunto em Desafios de vendas no dia a dia do vendedor

Sabemos que o comercial é o departamento que está diretamente ligado ao faturamento de uma empresa e, por isso, são tão fundamentais. 

E quem imagina que é fácil ser vendedor, está redondamente enganado.

Até porque, para vender, é preciso ter habilidades específicas que, muitas vezes, não são todos os profissionais de uma empresa que as possuem.

Se você tem sido atraído por esta ocupação, este conteúdo é perfeito para você!

Neste artigo, mostraremos como conseguir um emprego de vendedor por meio de 7 maneiras diferentes.

E se você já é um vendedor experiente, fique por aqui também para encontrar outras alternativas para renovar sua jornada profissional.

Boa leitura!

Como conseguir um emprego de vendedor? 7 maneiras

Já vamos destacar uma observação importante: para ter mais sucesso na procura por uma oportunidade para entrar no mercado de vendas, utilize esses métodos simultaneamente, combinado?

Sem mais delongas, pronto para saber como conseguir um emprego de vendedor por 7 maneiras diferentes? Então continue a leitura!

1. Perfil atrativo no LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional. Já são mais de 774 milhões de usuários em mais de 200 países!

Por meio desta rede, é possível:

  • criar um perfil profissional;
  • estabelecer conexões com outros profissionais;
  • participar de grupos;
  • produzir e compartilhar conteúdo;
  • seguir empresas e páginas de seu interesse;
  • se candidatar a vagas anunciadas na rede.

Os recrutadores estão sempre buscando novos talentos por meio do LinkedIn, e até por esse motivo, atualmente, ter um cadastro nesta rede é fundamental.

Mas para se destacar, é preciso ter um perfil o mais completo e atualizado possível. Para tanto:

  • escolha uma boa foto de perfil;
  • insira, no cabeçalho, as informações que traduzam seus objetivos profissionais;
  • preencha, com no máximo 300 palavras, um resumo sobre sua jornada profissional e seu perfil de trabalho;
  • descreva detalhadamente suas experiências profissionais.

Seja ativo na rede. Compartilhe conteúdos e se preocupe em atualizar seu perfil com publicações relevantes, principalmente sobre vendas, afinal, este é o foco!

Dessa forma, mais pessoas visualizam seu perfil e sua rede de relacionamentos dentro da plataforma cresce cada vez mais, tornando seu perfil mais atrativo para recrutadores e gestores.

E lembre-se: essa é uma rede profissional. Portanto, comporte-se como se estivesse dentro do escritório, evitando se envolver em temas polêmicos e, principalmente, não se manifestando de forma que possa soar preconceituosa. 

2. Networking

O networking é uma das formas no que diz respeito a como entrar no mercado de vendas.

Networking nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos, bem como você pode fazer no LinkedIn, mas também (e principalmente) fora do digital.

Sua rede de contatos é capaz de te indicar para novas oportunidades e lembrar de você caso tenham uma vaga disponível em suas empresas. Então, cultive um bom relacionamento com clientes, fornecedores e colegas de trabalho. 

Uma boa dica também é participar de treinamentos e workshops de vendas. Nesses eventos, networking é o que não falta! 

Além, é claro, de sempre estar disposto a “tomar um cafezinho sem compromisso” com pessoas da sua área, para saber o que andam fazendo. 

3. Sites de emprego

Os sites de emprego já são bem conhecidos pelos profissionais que buscam por oportunidades de trabalho pela internet.

Esta é uma maneira muito ágil de se candidatar a uma vaga de seu interesse.

As empresas divulgam as vagas disponíveis em seu time por meio desses portais. Você, com seu currículo cadastrado, pode se inscrever e participar dos processo seletivos, de uma forma muito similar ao LinkedIn.

Para aumentar as chances de ser recrutado, é preciso sempre atualizar seu currículo, fazer sua busca em sites confiáveis, ficar atento aos requisitos da vaga e acessar o portal com frequência.

Alguns exemplos de sites de emprego são:

  • Catho;
  • InfoJobs;
  • Empregos.com.br;
  • SINE;
  • Vagas.com;
  • Indeed.com.br;
  • Trovit Brasil.

4. Feiras de emprego

As feiras de emprego são eventos de apresentação de empregadores aos empregados em potencial. 

Os interessados podem transitar pelo evento visitando diversas empresas. Os recrutadores, por sua vez, observam e avaliam os potenciais candidatos e distribuem cartões de visitas para várias pessoas.

Se você tiver a oportunidade de participar de uma feira de eventos, não se esqueça de levar seu currículo atualizado e uma carta de apresentação para acompanhar.

Tenha em mente que as feiras de emprego também são uma forma de construir sua rede de contatos profissional, então é interessante participar deste evento mesmo que você já tenha dominado o caminho sobre como entrar no mercado de vendas.

5. Sites da empresa

Todo mundo, pelo menos alguma vez na vida, teve o desejo de trabalhar em uma empresa específica, não é verdade?

Se você já tem suas “queridinhas”, pode ir diretamente no site dessas organizações e buscar a aba de “Trabalhe conosco”, e cadastrar seu currículo!

6. Entregando o currículo pessoalmente

A entrega pessoal de um currículo é muito tradicional, mas nos dias atuais essa prática soa até fora do comum.

Afinal, com a facilidade do online, quem gastaria seu tempo indo até as empresas apenas para entregar uma folha de papel?

Falando dessa forma, pode mesmo não fazer sentido, mas a verdade é que esse ato demonstra um interesse fora da curva em fazer parte do time.

No momento da triagem dos currículos, há uma chance de os recrutadores lembrarem de você!

Para tanto, se certifique de entregar para a pessoa certa. Caso contrário, seu currículo pode cair em mãos erradas e cair no esquecimento.

4 dicas valiosas para se dar bem na entrevista de emprego de vendedor

Você enviou seu currículo e conseguiu uma entrevista. Apesar da felicidade, o momento mais complicado dessa saga sobre como conseguir um trabalho em vendas chegou: a entrevista!

Como nós não queremos, de forma alguma, que você perca uma oportunidade como essa, aqui vão 4 dicas de ouro para se dar bem na entrevista para uma vaga de vendedor e entrar no mundo das vendas com o pé direito. Acompanhe:

1. Prepare seu case de sucesso

Nesse caso, o seu case de sucesso nada mais é do que uma descrição da sua melhor venda.

Se você for um vendedor experiente, não deixe de relatar a sua venda mais valiosa. 

No entanto, se você estiver iniciando sua jornada em vendas, relembre uma história em que foi necessário negociar para atingir seu objetivo. 

Todos nós somos negociadores desde cedo. Quem nunca negociou mais 5 minutos no campinho de futebol para jogar bola com os amigos em troca de uma louça lavada depois do jantar?

Seja qual for sua história, torne-a envolvente para impressionar os recrutadores. Um conselho interessante é usar as técnicas de storytelling para isso.

A linguagem corporal também é um fator importante nas entrevistas de emprego. Veja como transmitir autoconfiança: 

2. Estude muito bem a empresa

Não estranhe se os recrutadores pedirem para que você mesmo conte um pouco sobre a própria empresa. Eles estarão testando seu preparo para a entrevista.

Funciona da mesma forma que uma negociação importante. Em cenários assim, você iria até o cliente com todas as informações que precisa para o fechamento da venda, ou iria despreparado, contando com a sorte?

Percebe o propósito da pergunta?

Por essa razão, estude bem a empresa, sua trajetória, os destaques da jornada da organização, os fundadores e, principalmente, seus principais clientes.

3. Atue como cliente oculto

Estamos falando de um processo de recrutamento e seleção para vendedores, então, sem dúvidas os entrevistadores testarão suas habilidades de vendas e se elas fazem sentido para o processo de vendas da empresa.

Uma estratégia infalível para se destacar nesta etapa, é atuar como cliente oculto da empresa para mapear o processo comercial do time de vendas e suas abordagens.

Quanto mais próxima for a sua entrevista do processo real deles, mais chances você terá de ser considerado o candidato ideal para o cargo.

4. Ensaie as entrevistas

Ensaiar nunca é demais! Treinar a entrevista e, principalmente, as possíveis perguntas que surgirão, te ajudará a transmitir mais autoconfiança durante todo o processo seletivo.

Para te ajudar com isso, veja, no infográfico abaixo, as principais perguntas feitas em uma entrevista de emprego de vendedor:

Saia na frente nas entrevistas: domine as técnicas de negociação

Demos várias dicas sobre como conseguir um emprego de vendedor. Mas se você quiser quiser chegar na entrevista com o pé na porta, domine as técnicas de negociação.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow