Marketing de Conteúdo: Porque Colocar o Cliente em Primeiro Lugar?

O marketing sempre esteve no negócio de atrair clientes com uma proposta de produto e marca, mas uma marca tem que ter algo a dizer. Para fazer isso, uma marca precisa ter um conteúdo de alto valor. Parece bastante óbvio, na verdade. É certo, porém, que as marcas aceleraram o jogo no que diz respeito […]

Marketing de Conteúdo: Porque Colocar o Cliente em Primeiro Lugar?

O marketing sempre esteve no negócio de atrair clientes com uma proposta de produto e marca, mas uma marca tem que ter algo a dizer. Para fazer isso, uma marca precisa ter um conteúdo de alto valor. Parece bastante óbvio, na verdade.

É certo, porém, que as marcas aceleraram o jogo no que diz respeito ao conteúdo que oferecem. O que constitui “conteúdo” ficou muito mais rico com o tempo.

Antigamente, um folheto com três dobras divulgando as características do produto era o melhor conteúdo. Em seguida, surgiram os sites, permitindo às marcas ir além de apenas fornecer informações sobre os produtos. De repente, tínhamos o veículo e o espaço para falar sobre o estilo de vida que acompanha o produto, não apenas o produto em si. Foi quando o marketing de conteúdo, como o chamamos hoje, teve seu início.

À medida que as tecnologias digitais avançavam, também avançava nossa capacidade de criar melhor conteúdo. Agora podemos fornecer informações robustas que utilizam formatos multimídia para envolver os clientes e suas redes pessoais.

A narrativa visual e os vídeos on-line explodiram à medida que as marcas buscam fornecer cada vez mais conteúdo valioso e de propriedade para seus clientes, dando-lhes o que precisam de uma fonte confiável.

O marketing de conteúdo tem mais a ver com dar aos clientes o que eles precisam do que com promover produtos. É por meio de um conteúdo envolvente que construímos a marca e uma conexão emocional com os clientes.

Como começar a produzir conteúdo de alto valor?

Comece pensando sobre o que seus clientes desejam em suas vidas e como isso pode corresponder ao que você pode oferecer de maneira única. Pense no que você pode oferecer aos seus clientes que os ajudará a viver suas vidas, ajudá-los a realizar suas tarefas e, possivelmente, ajudá-los em seu trabalho, família ou vida social. Comece colocando as necessidades dos seus clientes em primeiro lugar e determine o tipo de conteúdo que você pode criar que pode satisfazer essas necessidades.

Todo bom marketing começa com o conhecimento de seus clientes, o que os motiva e o que eles precisam para atingir seus objetivos. É claro que qualquer conteúdo que você criar precisa fazer sentido vindo de você. Se você realmente conhece seus clientes, pode descobrir como dar a eles o que precisam para mantê-los felizes e engajados – e como fazer com que eles voltem para você no processo.

3 Dicas de conteúdo para redes sociais

1 – Lives

Oferecer conteúdos por meio de transmissões ao vivo é uma forma de engajar seu público. Faça as lives do Instagram mesmo que elas tenham um público reduzido. O vídeo ficará disponível na barra de Stories e os seguidores receberão uma notificação quando entrarem no aplicativo.

2 – Stories

Instagram Stories é ótimo para marcas. Aposte em posts com texto, vídeos, fotos, gifs, emojis e o que mais for condizente com o seu público. O ideal é criar um conteúdo dinâmico e interativo. Mostre situações rotineiras e engraçadas. por exemplo, como sua empresa funciona por dentro. 

Outra opção é compartilhar posts de terceiros que tenham a ver com sua marca. Lembre-se ainda das enquetes do Instagram, que engajam o público. 

Sobretudo, foque em interação, humor e bons conteúdos. Essa é a regra para ter um bom resultado com esse formato.

3 – Feed

Nunca esqueça de alimentar o feed. É por ali que a maioria dos usuários acessa o conteúdo. Dessa forma, você consegue atrair o público certo, e ainda alimentar seu perfil com conteúdos que não expiram.

Tutoriais são uma boa ideia. Mostre como seus produtos podem ser usados e quais são as vantagens deles. Se for uma empresa de comida, mostre como ela é feita, e como é especial. 


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