O que causou a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram? Saiba

O que causou a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram? Saiba: o problema afetou usuários de vários países durante 8 horas. O post O que causou a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram?

O que causou a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram? Saiba

Na última segunda-feira (04), internautas foram à loucura após todas as redes sociais pertencentes ao Facebook, incluindo o próprio, ficarem fora do ar. A instabilidade afetou usuários de vários países e durou cerca de 8 horas de apagão total.

Na Europa, a instabilidade surgiu por volta das 17h30 (12h30 horário de Brasília). Com isso, aplicativos como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficaram praticamente inutilizáveis durante esse período. Contudo, o problema já foi resolvido e todas as redes sociais seguem funcionando normalmente.

O que causou a instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram?

Segundo o comunicado do Facebook, a causa da interrupção dos seus serviços, afetaram as ferramentas de sistemas internos que a empresa usa em suas operações diárias, complicando assim, as tentativas de diagnóstico para a resolução do problema. Além disso, o problema teve impacto nas ações da empresa registrando uma queda de 6 bilhões de dólares.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços,” disse o comunicado.

Com isso, o Facebook concluiu que o problema que causou a paralização das suas plataformas foi uma alteração de configuração. Além disso, a empresa afirma que durante o processo, nenhum dado dos usuários sofreram comprometimentos.

Reações no Twitter

Contudo, enquanto as demais redes sociais do planeta entravam em colapso total, no Twitter, era possível acompanhar as reações das pessoas e empresas que aproveitaram o momento para postar os seus memes. E, até mesmo as gigantes da tecnologia não ficaram de fora da situação. Afinal, o Twitter foi a única rede social que permaneceu funcionando até as demais plataformas se estabilizarem. Veja alguns dos tweets abaixo.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow