Como fazer sorteio usando o Instagram: passo a passo completo

É incontestável o fato de que uma boa estratégia de marketing digital depende do engajamento do público, sobretudo nas divulgações em redes sociais.

Como fazer sorteio usando o Instagram: passo a passo completo

Além do oferecimento de conteúdo objetivo e relevante, de chamadas para ação e das respostas aos comentários e interações, aprender como fazer sorteio e usar plataformas como Instagram pode ser um meio interessante de impulsionar o relacionamento com o cliente.

Você provavelmente já viu algumas empresas fazendo isso, certo? Deseja saber como fazer também? Confere aqui!

1. Ofereça um prêmio desejado pelo consumidor

As pessoas amam ganhar presentes — e quanto melhor (ou mais útil) o item, maior o interesse em participar da promoção. Pense no sorteio como um investimento: seu negócio desembolsa um valor para garantir um brinde ao ganhador e, no processo, angaria novos seguidores e visitantes interessados no que você tem a oferecer.

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Uma maneira eficiente de promover sua marca e gerar atração pelos seus produtos é sorteando algo da empresa ou, por exemplo, um serviço gratuito.

Se você tem um bar ou restaurante, ofereça uma noite de graça com um acompanhante; se seu empreendimento é uma loja de roupas, sorteie algumas peças.

Considere o que despertaria interesse de seu público-alvo e use isso a seu favor para gerar o máximo de engajamento!

2. Defina de qual forma os seguidores podem participar

Quanto aos métodos para os seguidores participarem da ação, existem 3 que podem ser considerados os mais utilizados no Instagram:

  • curta para ganhar;
  • marcação de amigos;
  • publicação de foto com hashtag.

Curta para ganhar

A curtida para ganhar é o método mais fácil para que as pessoas entrem no sorteio. Com ele, você premia um dos usuários que curtiram a publicação.

Dessa forma, trata-se de uma estratégia interessante, tanto pela simplicidade quanto pelo fato de permitir uma visibilidade maior para a sua página. Isso ocorre porque o Instagram mostra aos usuários as publicações curtidas por pessoas que seguem.

Marcação de amigos nos comentários

A marcação de amigos é uma forma de garantir o aumento progressivo de visualizações em sua rede. Você pode pedir que o usuário marque dois ou três contatos nos comentários da imagem e, assim, chamar a atenção de mais pessoas para o conteúdo do seu perfil.

Como consequência, será despertado o interesse de quem for marcado na promoção. Essas pessoas indicarão outras, e assim sucessivamente.

Isso pode trazer um número considerável de comentários e até mesmo de curtidas na postagem, garantindo a devida atenção a importantes KPIs (ou indicadores de performance) em uma estratégia de marketing, além de um aumento orgânico no tráfego.

Post com hashtags

As hashtags são importantíssimas no Instagram. Elas podem fazer parte de uma campanha publicitária e da identidade da marca, além de indicar os assuntos mais comentados. Seu uso pode, também, ser uma maneira de entrar em um sorteio no Instagram.

Em primeiro lugar, tome o cuidado de criar uma hashtag curta, simples e chamativa, que se refira de algum modo à empresa. Uma possibilidade é definir um bordão ou, então, algo do tipo “#EuAmoMarcaX”. Use sua criatividade e elabore algo que possa cair na boca do povo sem gerar muitas margens para erros.

O segundo passo é estabelecer, como regra da promoção, a postagem de uma foto pelo usuário com a hashtag na descrição. Lembre-se de exigir que o participante apareça nela, para evitar que qualquer imagem pesquisada no Google em um minuto seja usada.

Quanto à foto, decida o que é melhor: se deve conter uma temática criativa, ou o seguidor utilizando algum produto da marca ou interagindo com a família e os amigos, por exemplo.

A hashtag tem um fator interessante: ao exigi-la, a marca utiliza a imagem dos participantes para garantir maior visibilidade entre os seguidores deles. Esse alcance aumenta progressivamente. Além disso, passa-se a incentivar a identificação do público com a marca.

3. Tenha regras claras

Já mencionamos isso nos tópicos anteriores, mas é sempre bom ressaltar a importância de se definir bem as regras da promoção.

Explique, passo a passo, o que o usuário deve fazer para participar do sorteio no Instagram: curtir a imagem? Comentar na foto? Postar um retrato com alguma hashtag? Como deve ser a imagem? Deixe claras as condições de participação.

Isso é importante para garantir mais transparência no momento de anunciar o vencedor. Se há critérios bem estabelecidos, não há margem para reclamações.

Tenha em mente que reações de pessoas que se sentem injustiçadas podem não ser tão razoáveis. Por isso, é importante manter a clareza e a honestidade com seus seguidores.

Especifique, também, a data em que o sorteio será realizado e a de divulgação do vencedor. Além disso, se possível, informe como o prêmio será entregue.

Por fim, é uma informação útil falar qual ferramenta será utilizada para apurar o resultado. Isso mostra aos seguidores que a promoção não será realizada de modo aleatório e, muito menos, estará sujeita a favorecimentos.

4. Atente-se às formalidades

Por muito tempo, a CAIXA era a responsável legal por fiscalizar sorteios e promoções em território nacional. Porém, a partir de 2019, esse encargo passou para a Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP do Ministério da Economia.

Portanto, se o seu negócio é uma empresa regularmente constituída, é preciso recolher uma taxa de fiscalização, que incide sobre o valor do produto oferecido. As isenções contemplam sorteios realizados pelo Poder Público e Promoção Cultural.

Para mais esclarecimentos sobre a aprovação da SECAP, consulte a página oficial da secretaria. Buscar essa autorização protege sua marca de eventuais penalidades, especialmente se for um negócio de alta visibilidade e uma promoção de grande repercussão entre seguidores.

Por fim, é necessário ter sempre em dia a leitura do regulamento da própria rede social quanto às promoções. O material oferece alguns detalhes a mais sobre as regras de postagem e visam distanciar o Instagram da responsabilidade pelo eventual resultado do sorteio, bem como de qualquer divulgação ou patrocínio.

Voltamos, então, a um dos pontos iniciais de nosso post: fazer um sorteio no Instagram é um investimento. Em troca do valor do produto (ou serviço) que será oferecido como prêmio, sua empresa tem a chance de aumentar consideravelmente os níveis de engajamento na plataforma :).

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