Utilizando o Google Ads para divulgar seu negócio
Utilizando o Google Ads para divulgar seu negócio Estratégias de marketing digital possibilitam várias formas de fazer com que sua marca seja encontrada por pessoas que se interessam pelos seus serviços. Uma delas é através da divulgação de anúncios, que faz com que sua empresa ganhe um maior reconhecimento junto aos usuários, resultando em possíveis vendas. O marketing ...
O marketing de conteúdo, as técnicas de SEO e o gerenciamento de redes sociais são algumas das estratégias digitais que as empresas mais aplicam. E apesar delas surtirem resultados muito bons e eficientes, há um porém: eles costumam vir a longo prazo.
Se você tem mais urgência em crescer, o ideal é investir em anúncios pagos, como no Facebook Ads e Google Ads.
Em um estudo iniciado em 2017, o StatCounter Global Stats verificou que mais de 95% das buscas realizadas no Brasil são feitas pelo Google. Esses dados mostram que anunciar no Google Ads pode trazer um retorno interessante para o seu negócio.
Como funciona o Google Ads?
É uma ferramenta de publicidade disponibilizada pelo Google. Com o Google Ads, você cria anúncios que são divulgados no próprio serviço de pesquisa e também em sites ligados a ele.
Criando sua conta no Google Ads, você consegue desenvolver toda a sua campanha, desde a parte de criação de anúncios, passando pelas questões relacionadas ao faturamento até os acessos que cada usuário terá.
Modo Inteligente e Modo Especialista
Existem dois modos para utilização no Google Ads: o Inteligente e o Especialista. Iremos verificar agora a diferença entre os dois.
Modo Inteligente
O modo Inteligente é uma versão mais simples, pois foi desenvolvido com foco nos usuários que ainda não têm familiaridade com anúncios e não são especialistas em marketing. Por isso, a criação dos anúncios demanda menos tempo dos usuários para a configuração e gerenciamento.
Modo Especialista
Esse é o modo completo do Google Ads. Com ele, os anunciantes terão acesso a todos os tipos de campanha e recursos do Google Ads, tendo também um controle muito maior sobre as estratégias de lances disponibilizadas. Essa flexibilidade possibilita a realização de diversos testes e configurações para verificar qual o melhor tipo de anúncio para sua empresa. O modo Inteligente é recomendado para anunciantes e profissionais de marketing de nível avançado.
Quais os tipos de anúncio no Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, é o principal buscador no mundo e, por isso, gera muita visibilidade para as marcas. Nele, você mesmo pode criar as suas campanhas, definindo seu público-alvo, seus objetivos e também o tipo de anúncio que deseja veicular. E o maior benefício é a possibilidade de escolher seu orçamento de acordo com a sua verba disponível.
Geralmente, os anunciantes pagam por CPC (custo por clique), o que significa que você paga toda a vez que alguém clicar no seu anúncio. Então, o investimento vale muito a pena. Além disso, a variedade de anúncios é enorme e você pode definir o formato mais adequado para seu público.
Rede de Pesquisa
Rede que proporciona a exibição de seus anúncios nos resultados de pesquisa obtidos pelo buscador de acordo com uma determinada palavra-chave. Sempre que alguma pessoa visualiza os resultados de sua busca, ela também terá acesso a anúncios relacionados ao que foi pesquisado.
Rede de Display
Se você pensa em anunciar em sites e blogs, essa opção é a ideal. Nesse formato de campanha, os seus anúncios serão veiculados em sites parceiros do Google, no formato de banner.
Na rede de display, os anúncios podem ter diversos formatos, que sejam relevantes em relação ao seu produto e área de atuação.
Anúncios em vídeo
Existem diversas formas de anunciar em vídeo pelo Google Ads, o conteúdo precisa estar hospedado no Youtube, mas pode ser divulgado em outros aplicativos e sites parceiros de vídeo na Rede Display. Ao criar um anúncio em vídeo, você pode exibi-lo no Youtube ou em outros sites que aceitam esse formato.
Existem vários formatos de anúncios em vídeo que podem ser utilizados, como puláveis, não puláveis, alguns que apenas convidam o usuário a clicar e assistir, entre outros. Os vídeos que já começam a serem reproduzidos de forma automática, podem ter em média 6 à 30 segundos de duração.
Google Shopping
Esse tipo de anúncio foca mais em fotos de produtos e é perfeito para quem tem e-commerce, pois quem procurar por determinado produto poderá visualizar uma lista de lojas que vendem ele, já conseguindo realizar comparativos de valores.
Smart
Utilização de anúncios automáticos no Google, Google Maps e em toda a web. Esse tipo de anúncio facilita e reduz o gerenciamento de anúncios.
Discovery
Exibição de anúncios mais visuais no YouTube, Gmail, no Discover e em outros produtos.
Local
Tem como objetivo gerar visitas para lojas físicas.
Campanha universal de apps
Esse anúncio é utilizado por quem tem um aplicativo e deseja promovê-lo para atrair mais usuários. O anúncio terá o link para download do aplicativo, e poderá ser exibido no Google Play, para a rede de pesquisa, entre outros locais.
Para quem será exibido meu anúncio?
Caso os anúncios sejam segmentados por uma região específica, ele será limitado a aparecer apenas para pessoas deste mesmo local. Isso acontece pois o Google Ads faz verificações de acordo com o endereço de IP utilizado pelos usuários.
Intenção de pesquisa
Se um usuário não se encaixar no perfil estabelecido em seu anúncio, mas buscar por um produto que esteja de acordo com o que foi definido nos seus parâmetros, o Google irá ignorar o filtro e exibirá a sua publicidade para esse usuário, pois esta divulgação se encaixa com o que ele necessita.
Anúncios de texto
Geralmente é formado por um título com link para alguma página da web, endereço do website e também um texto de apoio com no máximo duas linhas. Essas formas de publicidade também são conhecidas como “links patrocinados”.
Os anúncios de texto podem ser divulgados tanto em páginas que foram pesquisadas pelo Google como também na Rede de Display (onde os anúncios podem apresentar um visual diferente).
Classificação dos Anúncios
É o que define se um anúncio será exibido e em que posição ele aparecerá em relação aos demais. A classificação é definida com base no valor do lance, informações relacionadas aos parâmetros definidos para a pesquisa e também relevância do anúncio e da página.
Para saber se seus anúncios têm o progresso desejado, você pode consultar a posição média deles.
Quanto custa para anunciar?
O leilão de anúncios na rede do Google Ads define quais anúncios serão exibidos e em qual ordem de relevância. Também é a partir do leilão que será definido o valor a ser pago pelo lance escolhido. Por exemplo, caso indique um valor de R$ 1,00 por anúncio, o valor estipulado através do leilão não ultrapassará esta quantia.
Pelo Google Ads, é possível gerenciar o quanto será investido em cada anúncio, sem ter um valor mínimo para os seus lances. Assim, você pode definir um valor médio de lance para os anúncios, segue algumas das opções.
Custo por clique (CPC)
Caso crie um anúncio com esse tipo de lance, você será cobrado apenas quando um usuário clicar no link. É possível utilizar esse método quando inserir um link de direcionamento para o seu website, por exemplo, e está disponível tanto para ações na Rede de Pesquisa quanto à de Display.
A partir da quantidade de acessos ou impressões (CPM)
Disponível apenas para a Rede de Display. Esse lance é indicado àqueles que desejam aumentar a visibilidade de suas marcas. No lance de CPM (custo por mil impressões), os anúncios são cobrados quando forem visualizados a cada mil vezes.
Lance de CPA
Método que define o valor a ser pago a partir do custo por aquisição. Utilizando o CPA, o Google verifica o histórico de uma palavra-chave e irá definir qual será o valor dela. Se escolher palavras que vendem mais, será cobrado um valor maior pelo lance. Em casos onde a palavra não gera tanta procura, o valor investido será menor.
A forma de custo continuará sendo por clique (CPC), com a diferença que neste lance o usuário contará com esse auxílio do Google para a definição de lances para cada tipo palavra.
Google Keyword Planner
O Planejador de palavras-chave é uma ferramenta sem custo, disponibilizada pelo Google Ads. Com ela, você pode realizar um levantamento de quais são as a palavras-chave mais utilizadas e quanto será investido, caso queira utilizar alguma delas. Além desta verificação, também é possível buscar sugestões de grupos de anúncios.
Como começar a utilizar o Google Keyword Planner
Script do Google Ads
Controla os dados do Google Ads de forma programática, utilizando Java Script em um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), tendo como base um navegador.
Pode ser utilizado para automatizar procedimentos básicos ou então para interação com dados obtidos externamente.
Editor do Google Ads
Também funciona de maneira gratuita, tendo como finalidade facilitar a administração de contas do Google Ads. A ferramenta conta com opções de edição em massa, exportação e importação de arquivos, dados referentes ao resultado das campanhas realizadas, copiar ou mover itens de anúncios e campanhas e ainda a possibilidade de trabalhar enquanto estiver desconectado da internet.
Combinando estas funcionalidades com uma estratégia bem definida para a divulgação de sua marca, você pode alcançar diversos usuários e obter bons resultados.
Como criar uma campanha no Google Ads modo Inteligente?
Bom, vamos ao passo a passo para criar uma campanha no Google Ads modo Inteligente! A campanha é onde ficarão seus anúncios e grupos de anúncios que criar. Com esse tutorial, o seu trabalho vai ficar muito menos penoso.
Crie uma conta
O primeiro passo é criar a sua conta. Clique aqui para iniciar o processo. Depois, clique em começar agora.
Primeiramente, faça login na sua conta do Google. Se você já tem uma conta de email business, pode usar ela! Em seguida, você terá que preencher uma espécie de formulário sobre a sua empresa e a sua conta de anúncios, e durante esse processo de criação da conta, você já estará criando também seu primeiro anúncio.
Selecione o que você irá promover em sua conta do Google Ads, se seu site ou seu perfil da empresa. Nesse exemplo iremos criar a conta para promover o site.
Depois irá informar o nome da sua empresa.
Logo após o site.
Será exibido a página que as pessoas acessam depois de clicar no anúncio.
Agora você irá montar o seu anúncio. Essa modalidade do Google passa sugestões de textos para o seu anúncio, com base no que você começa a escrever.
E aqui é onde você irá informar a partir da pesquisa de quais palavras-chave você deseja que o seu anúncio seja exibido. É muito importante analisar quais palavras tem mais relação com o seu negócio, quanto mais relação elas tiverem, mais interações sua campanha poderá ter. Se utilizar termos muito genéricos, poderá acabar gastando parte do seu orçamento com pessoas que estão no início do funil, no momento de conhecimento do assunto buscado, e por isso estão longe de realizar uma compra. Quanto mais específicas forem as palavras-chave utilizadas, seu anúncio aparecerá para menos pessoas, porém, você estará mostrando seus produtos ou serviços para leads muito mais qualificados.
E se desejar trabalhar com o topo de funil, poderá utilizar termos mais amplos relacionados ao que sua empresa oferece, como o que é, como utilizar, entre outros. Esse tipo de estratégia também poderá trazer clientes, você aparecerá para mais pessoas, porém, elas serão menos qualificadas, estarão mais longe da realização de uma compra, mas poderá iniciar um processo de nutrição desses leads até que estejam prontos para comprar.
Agora, você irá escolher os locais onde deseja anunciar. Se estiver anunciando seu negócio físico, por exemplo, poderá escolher apenas a cidade em que ele fica ou também cidades vizinhas.
Depois poderá selecionar uma opção de orçamento diário, serão disponibilizadas 3, e uma aparecerá como recomendada para você, pois o Google realiza uma estimativa de quanto irá precisar para que a campanha da forma que configurou traga resultados.
Também terá como inserir seu próprio orçamento, podendo visualizar a média que sua concorrência gasta. Ainda poderá configurar o anúncio para ser exibido continuamente, ou então, com uma data de término.
Essa etapa é muito importante, pois você conseguirá revisar tudo o que criou e configurou no anúncio, e o Google já consegue passar uma estimativa de cliques diários, que são calculados com base em dados como o número de pessoas da região palavras-chave escolhidas.
Nessa última etapa consegue editar alguma informação, depois, é só avançar para o próximo passo e selecionar o país de faturamento, informar seus dados ou da sua empresa e como o pagamento será realizado. Após, sua campanha entrará em análise. O anúncio é revisado pois o Google precisa garantir que ele está dentro das políticas do Google Ads. Geralmente eles são revisados em até 1 dia útil.
Crie uma campanha no Google Ads Especialista
Caso opte por alterar sua conta para o modo Especialista, poderá seguir esse processo para criação de uma campanha.
A página inicial será como a apresentada abaixo. Nela, você terá uma visão geral das suas campanhas, acessar as configurações e visualizá-las. Na aba de Campanhas, clique no ícone azul (+).
A seguir, defina um objetivo para a sua campanha.
Se você quer vender um produto, por exemplo, escolha o objetivo “vendas“. Se o foco é convidar pessoas para se cadastrarem na sua newsletter, escolha “leads“.Para gerar brand awareness, selecione “alcance e reconhecimento de marca“. E assim vai, de acordo com o seu interesse.
Depois que escolher a meta, defina o tipo de anúncio que você vai veicular. As opções aparecerão de acordo com a campanha selecionada. Nós já abordamos esse assunto sobre os tipos no início do post, então é só selecionar a melhor opção e passar para a próxima etapa.
Clique em Continuar.
Agora, escolha como você vai atingir a sua meta. As opções exibidas variam de acordo com o tipo de anúncio escolhido.
No exemplo abaixo, contamos com as seguintes metas: visitas ao site, ligações telefônicas, visitas à loja, downloads do aplicativo e envio de formulários de lead.
Leia também: Como criar e instalar o Google Analytics em seu site ou blog
Se você selecionar uma opção que direciona o lead direto para o seu site, deve instalar um código de conversão na sua página da web. Não se preocupe, pois o Google conta com instruções de instalação que vão te ajudar!
Em seguida, escolha um nome para a sua campanha e segmente o seu público. É possível segmentar por localização, idade, gênero, idioma, profissão, interesses ou então escolher um público já existente.
O último passo é definir o orçamento de campanha. Você deseja ser cobrado por clique ou por impressão, por exemplo? Então, faça sua escolha e acrescente mais informações, clicando em extensões dos anúncios.
As extensões são importantes pois nelas é possível adicionar frases de destaque, sitelinks, imagem, promoção, entre outras informações que deixam seu anúncio mais completo e aumenta a possibilidade de gerar interações a partir dele.
Por fim, salve tudo.
Configure um grupo de anúncios
Logo após definir o orçamento, é hora de definir as palavras-chave que vão guiar o seu anúncio até o lead. Pense portanto em quais termos os seus potenciais clientes vão pensar ao pesquisar sobre o seu negócio. O seu anúncio divulga um smartphone? Então, considere palavras-chaves relacionadas a esse produto.
Antes de mais nada, escolha um conjunto de palavras-chave para cada grupo de anúncios. Veja o exemplo:
Outro exemplo é que você tem um ecommerce de vestuário, poderia então criar uma campanha de “Produtos”, e dentro dela ter um grupo de anúncios “Feminino” e outro “Masculino”, criando anúncios com produtos relacionados a cada um deles e palavras-chave de acordo, e assim conseguirá verificar qual produto teve melhor desempenho.
Assim que configurar essa parte, basta criar seus anúncios. O Google Ads vai te pedir informações como por exemplo a URL de destino e a copy do anúncio (incluindo título e descrição).
Sua primeira campanha está pronta para ser veiculada!
Melhores práticas das campanhas
Para criar uma campanha no Google Ads que realmente obtenha resultados, você precisa otimizá-la. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar os seus anúncios.
Portanto, veja as melhores práticas das campanhas para Google Ads:
- Escreva uma copy persuasiva que desperte desejo no lead;
- Escolha palavras-chave long tail e organize-as em grupos menores;
- Não use palavras-chave duplicadas;
- Inclua palavras negativas;
- Experimente anúncios em diversos formatos. Faça testes A/B!
- Faça campanhas de remarketing;
- Mensure os resultados.
Com esse tutorial e essas dicas, as taxas de conversão dos seus anúncios certamente irão aumentar. Mesmo assim, nunca deixe de estudar para obter resultados ainda melhores!
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