Propaganda de Farmácia e Drogaria: Atraia Mais Clientes!

Porque é importante fazer propaganda de farmácia e drogaria? Uma simples pergunta com uma resposta mais simples ainda: Como seus clientes irão te conhecer se eles ainda “não sabem” da sua existência? A propaganda é o maior meio de divulgação que temos. Não só em mídias físicas como televisão em rádio, mas também nas redes […]

Propaganda de Farmácia e Drogaria: Atraia Mais Clientes!

Porque é importante fazer propaganda de farmácia e drogaria?

Uma simples pergunta com uma resposta mais simples ainda: Como seus clientes irão te conhecer se eles ainda “não sabem” da sua existência?

A propaganda é o maior meio de divulgação que temos. Não só em mídias físicas como televisão em rádio, mas também nas redes sociais como facebook e instagram, estamos sempre repletos de anúncios de promoções.

Não é atoa que diversos empreendedores, principalmente os donos de farmácia e drogaria, tem grande interesse em fazer propagandas de seus negócios.

Neste artigo iremos te mostrar passo a passo de tudo o que é importante para divulgar sua farmácia e drogaria por meio da propaganda. Vamos lá?

Porque investir em marketing e propaganda?

Antes de sair gastando dinheiro e verba em propaganda, se pergunte: Porque eu deveria fazer esse investimento agora? É a hora certa para eu tomar essa decisão?

Se você não tem certeza das respostas dessas perguntas, é melhor nem investir em marketing e propaganda para sua farmácia e drogaria.

Antes mais nada, tenha um objetivo em mente:

  • Quero atrair mais clientes
  • Quero liquidar meu estoque (medicamentos e perfumaria)
  • Quero aumentar meu faturamento
  • Quero mudar meu posicionamento

Esses são apenas alguns dos objetivos que vão levar você a investir propaganda de farmácia e drogaria.

Com isso em mente, podemos começar a criar sua primeira campanha de marketing ou simplesmente subir um anúncio com as propagandas da sua farmácia e drogaria.

Como fidelizar clientes em farmácias e drogarias?

Imagine que você tenha criado sua campanha de marketing ou tenha feito um anúncio de propaganda para sua farmácia ou drogaria.

Você conseguiu atrair muitos clientes… mas e agora?

Você não pode simplesmente vender apenas uma vez para esse público, se não ele continuará sendo seu consumidor e nunca irá se tornar um cliente fiel de verdade!

Entenda: Consumidor e cliente tem comportamentos diferentes, você sempre deve tentar transformar seu público em clientes fieis.

Mas porque?

Segundo Kotler, o investimento para adquirir um cliente novo é de 5 a 7 vezes maior do que fidelizar um clientes.

Não há motivo para você gastar rios de dinheiro para atrair novos clientes se eles irão sair pela porta do fundo assim que você fizer a primeira compra.

Por isso, é necessário reter esses clientes, fidelizá-los. É ai que entra o seu pós-venda e seu programa de fidelidade.

Pós-venda e Programa de fidelidade para farmácia e drogaria:

Qual seria o primeiro passo para criar um programa de fidelidade? Certamente seu nome e seu objetivo. Logo em seguida, focar em como ele pode ser recompensador para sua base de clientes.

Veja o caso da Neurofarma que junto ao StayApp criou seu proprio programa de fidelidade com o intuito de reter clientes e aumentar o faturamento.

A farmácia goiana conseguiu (em apenas 1 disparo de SMS) faturar mais de R$ 11.103,81

No entanto, engana-se que a razão para esse valor ser alto foi apenas o disparo. Existe um trabalho de fidelização por parte dos colaboradores da farmácia que aumentam a base de cliente constantemente.

Por isso, além de propaganda, é necessário você ter uma boa gestão dentro da sua farmácia ou drogaria!

Se você também tem interesse em atrair mais clientes, aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Dicas de propaganda para o mercado e varejo farmacêutico

Datas comemorativas

O mercado farmacêutico é bem semelhante aos demais varejos, única coisa que muda é o produto e como ele deve ser divulgado.

Aproveite as datas comemorativas como dia da saúde entre outros para dar inicio as suas estratégias de marketing.

Ponto de venda

O ponto de venda também é um ótimo local para promoções.

Dentro da loja, faça promoções logo no caixa, sejam elas de chiclete, balinhas ou medicamentos muito utilizados como engov, estomazil e assim por diante.

Dessa forma, quando um cliente entrar na farmácia ele estará em contato com esses produtos que podem servir como valor agregado na hora da venda.

5 veículos para fazer suas propagandas de farmácia e drogaria

Rádio/ TV

Ponto positivo:

  • Atinge grande massa da população.
  • Valor investido variado (sendo alto para horários nobres)

Ponto negativo:

  • Taxa de conversão baixa dependendo do segmento do negócio.
  • Não há variedade na segmentação.

Redes sociais

Ponto positivo:

  • Você pode segmentar sua propaganda com mais eficacia.
  • Pode controlar o valor investido para se adaptar a sua realidade.
  • Suas propagandas podem se tornar virais.
  • Há possibilidade de utilizar diversos canais incluindo YouTube.

Ponto negativo:

  • Se você tentar investir sem apoio de um profissional é bem provável que vá cometer algum erro e consequentemente não terá retorno sobre investimento (ROI)

SMS

Ponto positivo:

  • Assertivo.
  • Envia apenas para quem te deu permissão para receber.
  • Celular se tornou indispensável para as pessoas.
  • WhatsApp não permite disparos em massa. SMS permite.
  • Você pode disparar SMS com assuntos diversos, promoções e até mesmo fotos e links 

Ponto negativo:

  • Se subir listas de contatos muito antigas irá te colocar na blacklist.

Outdoor

Ponto positivo:

  • Freqüência alta, as pessoas passam pelo mesmo caminho diversas vezes.

Ponto negativo:

  • Não abrange públicos diferentes.
  • Dependendo do local pode haver imprevistos naturais que podem prejudicar o outdoor como chuvas e arvores caídas.

Carros de som

Ponto positivo:

  • Grande impacto local.
  • Custo menor

Ponto negativo:

  • Poluição sonora
  • Taxa de conversão baixa

5 textos de propaganda prontos para serem utilizados

Agora vamos a alguns textos prontos de propaganda. Vale lembrar que eles devem ser utilizados nas suas redes sociais OU no seu SMS Marketing.

1. Na “Farmácia/Drogaria X” você encontra medicamentos de confiança pelos melhores preços da cidade!

2. Quando a saúde está em jogo, é importante comprar com confiança.

3. O melhor investimento é com a sua saúde.

4. Prevenir é o melhor remédio. E remédio de qualidade é na “Farmácia/Drogaria X”

5. Dose certa de cuidado.

Conclusão

Espero fortemente que este artigo tenha te dado ideias novas e ensinado algo diferente a respeito de propaganda de farmácia e drogaria.

Para mais artigos, continue acessando nosso blog.

Sugestões, críticas e elogios, utilize os comentários abaixo.

Até a próxima.

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