Como utilizar mail marketing de maneira eficaz!

Utilizar mail marketing nos dias de hoje é uma das estratégias mais utilizadas para atrair o público ou manter seus clientes informados. Caracterizando, o email marketing é uma estratégia digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou leads. O contato pode ser por meio do disparo de email – feito a partir

Como utilizar mail marketing de maneira eficaz!

Utilizar mail marketing nos dias de hoje é uma das estratégias mais utilizadas para atrair o público ou manter seus clientes informados.

Caracterizando, o email marketing é uma estratégia digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou leads. O contato pode ser por meio do disparo de email – feito a partir de uma segmentação de contatos em conjunto com outras ferramentas de automação.

Exemplos muito comuns de email marketing – que você provavelmente já recebeu no seu inbox – podem ser facilmente vistos como:

  •         Promoções;
  •         Newsletter;
  •         Oferta de passagens;
  •         Confirmação de compras online.

O uso do email marketing, antes era visto como uma versão digital de propagandas – sendo visto como uma comunicação em massa e as mensagens enviadas eram longe de serem relevantes. Por isso que utilizar mail marketing deve ser uma estratégia a ser levada a sério.

 

Conhecendo os tipos

Para saber melhor como utilizar mail marketing, precisamos entender um pouco mais sobre os seus tipos e como usá-los.

Newsletter

Uma ótima forma para nutrir o relacionamento com seus leads e clientes de forma mais leve e com proximidade. Além disso, eles costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos diversos assuntos.

Caso sua empresa invista em um blog com conteúdo frequente, esse tipo de newsletter é uma grande forma de alavancar o alcance dos conteúdos.

E-mail de boas vindas

Se quer utilizar mail marketing de maneira proveitosa, não pode deixar de lado um email de boas-vindas – será ele que irá enviar ao seu prospect assim que ele se tornar Lead – podendo fazer o usuário avançar em sua jornada de compra ou nutri-lo com informações relevantes.

Para e-commerce

Se sua empresa trabalha com um modelo de e-commerce, esse tipo de email tem uma grande importância – seja para relacionar ou engajar, podendo até mesmo aumentar a taxa de conversão e entre outros.

Mas cuidado! Esse tipo de email tem a tendência de cair na caixa de spam, por isso é necessário ficar atento em como anda sua campanha.

E-mail promocional

Mesmo tendo esse nome, não significa que ele trate apenas de promoções e produtos. Nesse caso, estamos nos referindo no sentido de promover uma oferta – seja de um conteúdo gratuito ou de um produto.

Esse email pode ser de produtos/serviços digitais, produtos físicos ou até mesmo produtos digitais gratuitos.

Além disso, esses e-mails não têm o foco apenas na conversão – eles também tem um enorme potencial de levar a mensagem certa para uma pessoa qualificada em qualquer etapa do estágio de compra. E como fazer isso? Segmente seu público alvo!

Sazonal

E que tal utilizar mail marketing em datas especiais de cada usuário? Eles podem gostar bastante de receber uma mensagem personalizada.

Campanhas que utilizam mensagens de aniversário, parabenizações por conquista ou datas comemorativas acabam tornando muito mais humanizada a percepção do cliente pela empresa – promovendo ainda mais sua marca.

Inatividade

A primeira coisa que você precisa saber sobre os clientes inativos – para aumentar a taxa de engajamento das campanhas e alcançar seus objetivos – é utilizar de alguma oferta interessante, alinhando as características do público alvo.

Além disso, é fundamental que se destaque o assunto no seu email, para segmentar os Leads selecionados para o envio.

Outra coisa que pode ajudar a engajar com seus Leads inativos, é perguntando quais conteúdos ele gostaria de receber, evitar e-mails de grupos, confirmar a adesão do Lead, fazer anúncios segmentados para seus Leads nas redes sociais, fazer uma limpa na sua lista de e-mails ou então avisar ao Lead que ele não receberá spam ao inserir a opção de “opt in”.

 

Como planejar uma campanha?

Planejar as suas campanhas é uma das maneiras mais práticas – sem falar que são fundamentais – para que seus e-mails marketing tenham sucesso e atinja seus objetivos. Confira quais passos são necessários para começar a pensar sobre o assunto:

Público

Definir e entender o público que quer atingir, possuindo as ferramentas adequadas para fazer essa estrutura, é uma das partes fundamentais da sua estratégia.

Antes de mais nada, destaque o público alvo, roteirize a linguagem que sua empresa irá utilizar, quais as ações que você pretende executar e quais os objetivos que pretende com a campanha.

Template

Depois de definir todas as etapas anteriores, estamos prontos para falar sobre templates. Além de estabelecer uma linguagem, é preciso construir uma comunicação visual para seus contatos – que façam com que reconheçam a empresa apenas pelo modo como apresenta seus e-mails.

Sendo assim, pense com muito cuidado sobre tipografia e as cores que sua empresa usa – sem mencionar a padronização e um layout bem estruturado.

Pesquise com cuidado o tamanho do título, a proporção ideal de imagem e texto, qual o limite que uma imagem pode ter para entrar no template e as opções que o cliente pode ter ao abrir o email – como por exemplo, a opção de cancelar o cadastro.

Frequência

Chegou o momento de estabelecer a frequência em que irá disparar os e-mails – planejando um calendário e o modo em que irá utilizá-lo para seu público.

É importante que foque no equilíbrio, para que não envie muitos e-mails – pois poderá saturar a sua base e a taxa de abertura poderá diminuir – nem enviar poucos emails – pois sua base irá desengajar, não lembrando mais do seu conteúdo.

Segmentação

Para enviar os e-mails de maneira correta – principalmente para as pessoas corretas – é necessário fazer uma análise do seu público e dividi-los. Dessa forma, é possível se comunicar de maneira muito mais segmentada com cada Lead.

Fica muito mais prático se você tentar dividir em personas,  profissionais de áreas específicas (como RH, marketing, vendas e entre outros), área de atuação da empresa do Lead, cargos gerenciais, cargos técnicos, pessoas que já demonstraram interesse mas não compraram, pessoas que realizaram – ou não – uma conversão nos últimos meses, pessoas que demonstraram interesse em outro conteúdo semelhante, pessoas que negociaram mas não fecharam etc.

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