Instagram ADS: como pode favorecer o seu negócio?
Neste ano, o Instagram arrebanhou 1 bilhão e 158 milhões de usuários. Portanto, utilizar a plataforma dessa rede social para segmentar anúncios é a receita do sucesso.
Anunciar produtos ou serviços antigamente era tarefa árdua. Na atualidade, com ferramentas virtuais como o Instagram Ads, essa atividade tão importante ganhou novos contornos.
Neste ano, o Instagram arrebanhou 1 bilhão e 158 milhões de usuários. Portanto, utilizar a plataforma dessa rede social para segmentar anúncios é a receita do sucesso.
Sendo assim, preparamos este texto para você empreendedor, saber como funciona o Instagram Ads, quais são as vantagens de integrá-lo às suas estratégias de marketing, os tipos de conteúdo mais populares e as métricas que precisam ser analisadas.
Como usar o Instagram Ads?
O Instagram Ads é um recurso do aplicativo, voltado para os anúncios do Instagram. Surgiu em 2015 e desde então transformou essa plataforma em uma ferramenta de negócios muito importante.
Os anúncios podem vir em formatos diferentes e serem segmentados de acordo com as características do público-alvo, incluindo:
- Localização geográfica;
- Interesses;
- Média de idade;
- Curtidas.
Os anúncios são identificados a partir da palavra “patrocinado” que aparece no canto da tela.
Isto posto, confira agora um passo a passo de como fazer um anúncio no Instagram Ads.
Primeiramente, crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Depois, integre sua conta do Instagram ao Facebook.
O primeiro passo na criação do anúncio é clicar em “Criar campanha” e definir o nome e o objetivo dos anúncios.
A seguir, você escolherá qual será o orçamento e a duração da campanha. O pagamento pode ser feito por boleto e também tem a opção de cartão de crédito.
Na hora da segmentação defina qual é o perfil de consumidor que você deseja alcançar, de acordo com os aspectos listados no início deste tópico.
É possível impulsionar um post já existente ou criar um anúncio totalmente novo. Os formatos disponíveis são foto, vídeo e carrossel.
Feito isso, revise suas escolhas e clique em “Publicar”.
Quais são as vantagens do Instagram Ads?
Agora você sabe como fazer um anúncio no Instagram Ads e que os anúncios virtuais são partes fundamentais de toda estratégia de inbound marketing.
Leia mais sobre as vantagens de usar essa plataforma.
Atração visual
O consumo de conteúdos visuais é muito maior do que o consumo de outros formatos na web.
Como o Instagram é baseado em fotos e vídeos, fazer uma campanha de anúncios direcionada especificamente para essa rede é garantia de alcançar mais pessoas.
Integração com o Facebook
Caso sua empresa já trabalhe o marketing de conteúdo no Facebook, é possível utilizar o histórico das ações nessa rede nas novas campanhas.
Informações a respeito da sua base de clientes ficam armazenadas no Gerenciador de Negócios e podem ser usadas no Instagram.
Variedade de formatos
O Instagram permite a publicação de conteúdos em foto, vídeo e carrossel. O carrossel é uma sequência de 2 a 10 fotos vinculadas que podem ser vistas quando o usuário arrasta para o lado.
Os stories são imagens ou vídeos curtos que ficam disponíveis por até 24 horas na parte superior dos perfis.
A novidade mais recente é o IGTV, onde os usuários podem publicar vídeos de até uma hora.
Quais conteúdos publicar?
Diante de tantas possibilidades em termos de formatos, cabe a cada empresa definir quais são os tipos de conteúdos mais interessantes.
O marketing em redes sociais exige acompanhamento meticuloso. Faça esse acompanhamento para identificar o que mais dá certo para seu empreendimento.
No entanto, há formatos já consagrados nesta rede.
Veicular dicas e curiosidades a respeito de assuntos relacionados a produtos ou serviços costuma ser muito popular.
Fazer sorteios e promoções é uma forma de aumentar a exposição da marca.
Procure também veicular conteúdos com feedbacks positivos dos seus clientes. Para se aproximar mais dos clientes, mostre os bastidores da empresa.
Quais métricas analisar?
Como foi dito anteriormente, toda estratégia de marketing precisa vir acompanhada de análise de métricas. O Instagram traz uma série de funcionalidades que privilegiam essa análise.
Acompanhe continuamente dados como seguidores, número de cliques em links, média de engajamento nos posts e hashtags populares para ter informações seguras sobre o impacto das suas campanhas.
Tenha cuidado para não focar nas chamadas métricas de vaidade: dados que parecem relevantes, mas na realidade não dizem tudo o que precisa ser dito.
O número de visualizações em um vídeo não pode ser levado totalmente em conta, por exemplo, porque não revela quantas pessoas realmente assistiram ao vídeo todo.
Um número grande de curtidas que não se traduzem em conversões também não são dados tão relevantes.
Em suma, o Instagram Ads é uma ferramenta fundamental para angariar mais clientes na internet.
Não se esqueça de apostar em outras redes sociais com funcionalidades semelhantes, como o Twitter Ads do Twitter.
Qual é a sua reação?