iOS 16: confira todas as novidades do novo sistema operacional do iPhone

O iOS 16 vai estar disponível para download somente no segundo semestre de 2022. Confira todas as novidades do sistema operacional.

iOS 16: confira todas as novidades do novo sistema operacional do iPhone

Aconteceu nesta segunda-feira (06), a WWDC 2022, evento em que a Apple anuncia os novos produtos e softwares para desenvolvedores. A empresa apresentou o novíssimo iOS 16 para iPhone, iPadOS 16, watchOS 9, além dos novos MacBooks com chip M2.

iOS 16

O evento iniciou com uma breve introdução do CEO da companhia, Tim Cook, e, logo em seguida, foi apresentado o novo sistema para iPhone. O principal destaque do iOS 16 ficou na tela de bloqueio que poderá ser personalizada alterando o relógio, fundo, cores e mais. Além disso, agora, será possível adicionar widgets na tela de bloqueio sem precisar desbloquear o aparelho.

ios-16-confira-todas-as-novidades-do-novo-sistema-operacional-do-iphone
A tela de bloqueio poderá ser personalizada alterando fundo, relógio, cores e mais (Imagem: Apple)

Resumo de notificações

Outro destaque ficou na tela de notificações do iPhone. O novo sistema operacional vai agrupar as notificações para que o usuário veja apenas um resumo de quantas mensagens ele recebeu.

ios-16-confira-todas-as-novidades-do-novo-sistema-operacional-do-iphone
Novo recurso mostra um resumo de notificações na tela de bloqueio (Imagem: Apple)

Ainda sobre a tela de notificações, os balões de notificações e de música, por exemplo, ficou posicionado na barra inferior da tela, para dar mais destaque ao fundo personalizado. Além disso, os celulares ganharão a função Live Activities, que enviará à tela de bloqueio informações em tempo real sobre jogos e outros eventos que sejam interessantes para o usuário.

ios-16-confira-todas-as-novidades-do-novo-sistema-operacional-do-iphone
Você vai poder acompanhar em tempo real as notificações de jogos, transporte, etc. (Imagem: Apple)

Nuvem compartilhada

Quem costuma guardar muitas fotos na galeria do iPhone e está cansado de ter que enviá-las por e-mail ou aplicativos de mensagens, vai poder usar um outro caminho. O iOS 16 vai permitir ao usuário compartilhar fotos através do recurso de nuvem compartilhada, que permitirá compartilhar fotos e vídeos com até 6 dispositivos vinculados.

ios-16-confira-todas-as-novidades-do-novo-sistema-operacional-do-iphone
Vai ser possível compartilhar fotos e vídeos com até 6 dispositivos vinculados (Imagem: Apple)

Compartilhamento de senha do Wi-Fi

Usuários de iPhone podem compartilhar a senha do Wi-Fi entre dispositivos da mesma marca usando o AirDrop. Porém, sabemos que na prática o recurso não funciona como deveria. Erros de conexão e outras falhas são bastante comuns ao usar o recurso.

Você pode compartilhar a senha do Wi-Fi com aparelhos Android (Imagem: Apple)

A Apple sabe disso e decidiu dar uma melhorada no recurso: agora, usuários de iPhone poderão compartilhar a senha do Wi-Fi com dispositivos Android. Algo inédito no sistema da Apple.

Editar mensagens enviadas

Quem costuma ler as mensagens depois de enviadas vai curtir essa novidade: vai ser possível editar mensagens que já foram enviadas via Mensagens dentro do prazo de 15 minutos. Além da opção de editar mensagens enviadas, o sistema vai permitir cancelar o envio de mensagens dentro do tempo estabelecido. Vale refrescar que o recurso já existe em outros serviços como Facebook, Messenger e Telegram.

Vai ser possível editar mensagens enviadas e cancelar o envio (Imagem: Apple)

Modo foco

O modo foco já existe no iOS 15, mas o recurso ganhou outras melhorias com a chegada do iOS 16. Quem costuma receber muitas notificações no iPhone vai poder configurar o aparelho para não ser incomodado com notificações não importantes.

Modo foco dispensa notificações não importantes no iPhone (Imagem: Apple)

Em resumo, é como usar dois sistemas em um único aparelho, algo que pode ser feito em computadores com sistema operacional Windows, por exemplo. Ao criar um perfil “Pessoal”, por exemplo, o sistema vai priorizar apenas as notificações pessoais para mostrar na tela de bloqueio. Além disso, o usuário vai poder alternar entre os modos de foco quando quiser.

Contudo, o iOS 16 só vai estar disponível para o público final no segundo semestre de 2022. A versão beta para desenvolvedores já está disponível para download.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow