3 dicas para melhorar a gestão de comunicação interna na sua empresa
3 dicas para melhorar a gestão de comunicação interna na sua empresa
3 dicas para melhorar a gestão de comunicação interna na sua empresa
Se a comunicação interna já era um desafio quando todos os funcionários trabalhavam sob o mesmo teto, imagine agora que as empresas precisam lidar com Anywhere Office !
A boa gestão da comunicação interna é fundamental para a boa gestão da organização, pois ela garante mais engajamento e alinhamento dos colaboradores, melhora a sensação de pertencimento e gera impactos positivos em todos os processos.
Agora que você já sabe como esse assunto é importante, confira 3 dias para melhorar essa área da sua empresa:
-
Saiba com quem você está falando
Uma empresa precisa de comunicação externa (clientes, prospects, comunidade local, etc.) e interna (sócios, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, etc.). Não é possível realizar as duas comunicações da mesma forma, pois são dois públicos e objetivos diferentes.
Quando você sabe com quem está falando, é mais fácil saber o que e quando falar. Por isso, realizar pesquisas periódicas sobre cada um desses públicos é indispensável para uma boa comunicação.
-
Centralize o fluxo
Quando o fluxo não é centralizado, isso causa ruídos e desencontros. Se um gestor envia um e-mail e recebe a resposta por WhatsApp ou o contrário, por exemplo, a probabilidade de que a informação se perder na conversa é alta.
Por isso, o melhor é ter uma plataforma ou meio de comunicação acessível a todos os interessados onde as informações sejam facilmente encontradas.
-
Valorize os feedbacks
Não podemos esperar mudanças de um funcionário que não sabe que precisa mudar, certo? O feedback é indispensável para que cada colaborador saiba seus pontos fortes e pontos em que precisa melhorar.
Conclusão
Entre os principais benefícios de uma boa comunicação interna, podemos citar:
- Melhora da imagem da empresa;
- Redução de rumores e fofocas;
- Integração entre os colaboradores;
- Melhora do clima organizacional.
Sua empresa está enfrentando desafios com a comunicação interna? Compartilhe esse artigo com sua equipe e analisem os pontos a melhorar!
Qual é a sua reação?