Entrega Fácil: o delivery do iFood fora do app Como funciona
Com a digitalização dos serviços acelerada pela pandemia, o delivery se tornou, também, uma oportunidade de crescimento de um empreendimento. De acordo com a 2ª Pesquisa Sebrae e Abrasel
om a digitalização dos serviços acelerada pela pandemia, o delivery se tornou, também, uma oportunidade de crescimento de um empreendimento. De acordo com a 2ª Pesquisa Sebrae e Abrasel – Situação e Perspectivas do Segmento de Alimentação Fora do Lar, o serviço rápido e o delivery já respondem por metade dos negócios, e 50% dos empresários que cresceram durante a pandemia apostaram no modelo. Já segundo o levantamento “Brasil: principais apps para pedir comida online” (2021), da Statista, plataforma global de análise de mercado, cerca de 70% dos usuários de smartphones usaram o iFood como app de entrega.
É neste cenário que surgem, também, modelos híbridos de negócios. No iFood, essa solução atende por Entrega Fácil, uma fusão da logística da foodtech a pedidos feitos fora da plataforma do aplicativo. Ou seja: restaurantes, bares e lojas podem acionar o delivery da foodtech para atender pedidos feitos por outros canais de atendimento.
“É importante ressaltar que o cliente segue sendo do restaurante, e não do app. Todo o relacionamento é do estabelecimento, e o iFood entra só como facilitador”, explica Viviane Sevaios, do time de Produto e Engenharia de Restaurantes da empresa. Segundo ela, todo o ecossistema tende a ser beneficiado com a funcionalidade: o restaurante que tem mais possibilidades e segurança de entrega; o entregador, que contará com mais pedidos e menos tempo ocioso; e o consumidor, que terá a opção de rastreamento do produto.
“Percebemos que havia uma demanda reprimida dos restaurantes, de pedidos que não são gerados dentro do app iFood. Foram entrevistados mais de 1500 negócios para entender de que forma poderíamos ajudá-los nesta jornada de entrega”, explica Pablo Hughes, head da unidade de negócios do iFood, sobre a pesquisa encomendada pela foodtech ao Ibope Inteligência.
De acordo com o executivo, o projeto piloto do Entrega Fácil já está rodando em 47 cidades brasileiras. Gradualmente, será expandido para todos os parceiros da plataforma. “O objetivo é ajudar os restaurantes e lojas a amplificar o atendimento, para que usem a logística parceira do iFood como ferramenta de impulsionamento.”
Na prática
Na Dengo, marca de chocolates artesanais, a adoção do Entrega Fácil tem incrementado a operação. Com 29 lojas, nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, o delivery com os entregadores parceiros do iFood diminuiu o tempo de espera do cliente e garante a segurança em todo o processo de entrega — é o que aponta Bruno Manfrini, coordenador de delivery da empresa.
“Para a Dengo, que lida com o manuseio de um produto sensível – e que muitas vezes é para presente – o tempo de entrega é fundamental para a experiência do cliente. Hoje, 15% de nossas vendas já acontecem pelo iFood, nosso principal meio de vendas depois do presencial. No entanto, em outros canais, ainda não conseguíamos oferecer uma entrega tão rápida, como a oferecida no app. Agora, com o Entrega Fácil, poder comunicar ao cliente que a compra chegará em questão de minutos faz toda a diferença”.
Com cinco lojas já utilizando o Entrega Fácil, a expectativa da Dengo é estender o serviço para toda a rede a tempo de atender os pedidos da Black Friday e Natal. “Até mesmo o fluxo nas lojas tende a mudar, uma vez que o iFood conta com hubs de delivery dentro dos principais shoppings”, conclui Bruno.
Como funciona o Entrega Fácil do iFood:
1. O pedido chega via telefone, redes sociais ou serviços de mensagem;
2. O estabelecimento insere o pedido no Gestor de Pedidos do iFood;
3. No próprio Gestor, o restaurante tem a informação de disponibilidade do entregador parceiro, como também o custo da entrega;
4. O iFood localiza um entregador disponível, que retira o produto na loja e entrega para o consumidor.
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