Edge Computing: confira os benefícios de descentralizar o processamento de dados

The post Edge Computing: confira os benefícios de descentralizar o processamento de dados appeared first on MTCorp.

Edge Computing: confira os benefícios de descentralizar o processamento de dados

Edge Computing: confira os benefícios de descentralizar o processamento de dados

Transformar dados em informação de valor se torna mais eficiente através desse conceito

Mais um termo pra você ficar de olho na área da tecnologia: Edge Computing (ou Computação de Borda), um novo paradigma para o processamento de dados que promete revolucionar o uso da Internet das Coisas (IoT), reduzir a latência e aumentar a escalabilidade. 

Confira como funciona e quais são os benefícios desse conceito para as empresas agora. Boa leitura! 

O que é Edge Computing? 

Também conhecido como Computação de Borda, é um conceito que busca facilitar o processamento de dados, realizando-o próximo ou no local onde essas informações são geradas. Na computação tradicional, os dados são transportados até um data center para então serem processados. Na Edge Computing, esse transporte não é necessário.

O termo “Edge” se refere aos dispositivos conectados pela internet capazes de processar dados e fazer análises avançadas, como celulares e notebooks, mas também dispositivos de IoT, como drones e carros autônomos. 

Benefícios da Edge Computing

Além de reduzir a latência (o tempo entre a saída de um pacote de dados da sua máquina e o início da resposta no servidor de destino) e aumentar a escalabilidade (a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme ou estar preparado para crescer), também podemos citar: 

– Redução do custo da rede;

– Redução de falhas no serviço;

– Redução de atrasos de transmissão;

– Redução do risco de vazamento de dados;

– Maior controle sobre a movimentação de dados;

– Uma experiência mais rápida e estável.

Edge Computing é uma tendência real? 

Segundo a Grand View Research, estima-se que este mercado tenha receita de mais de US$155 bilhões, com um crescimento de mais de 38% ao ano, até 2030.

Conclusão

Nós já falamos sobre as vantagens da sua empresa se guiar pelos dados   . A etapa de transformar esses dados em informação de valor se torna mais eficiente quando é feita perto do local onde eles são gerados. 

Com a transformação digital e a necessidade de que as empresas operem cada vez mais em tempo real, a Edge Computing é uma boa aliada. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow