ChatGPT: o que é e como utilizar a inteligência artificial na sua marca

Ele é o protagonista do momento: onde quer que você esteja, as pessoas estão falando dele e debatendo o que ele representa para o futuro. Estamos falando, é claro, do ChatGPT. Tem quem chame de tendência e tem quem diga que é um movimento que veio para mudar definitivamente a forma como nos informamos. A […] O post ChatGPT: o que é e como utilizar a inteligência artificial na sua marca apareceu primeiro em Dinamize.

ChatGPT: o que é e como utilizar a inteligência artificial na sua marca
Ele é o protagonista do momento: onde quer que você esteja, as pessoas estão falando dele e debatendo o que ele representa para o futuro. Estamos falando, é claro, do ChatGPT.
Tem quem chame de tendência e tem quem diga que é um movimento que veio para mudar definitivamente a forma como nos informamos. A verdade é uma só: independente da relação que você pretende ter com o ChatGPT, é essencial entender o que ele é e quais benefícios pode oferecer para o seu negócio.

Vamos mergulhar no universo da inteligência artificial e entender quais avanços foram necessários para que o ChatGPT se tornasse um fenômeno tão relevante.


Como surgiu o ChatGPT?

O ChatGPT não surgiu de um dia para o outro. Muito pelo contrário: ele foi o resultado de um projeto longo, cujo intuito principal era criar um canal de acesso a informações mais fácil e ágil.

A história dessa inteligência artificial se confunde com a da OpenAI, um laboratório nascido em São Francisco. O “AI” no nome da marca não é coincidência: a natureza da empresa consiste em desenvolver soluções de alta tecnologia nesse segmento.

Ela foi fundada por diversas personalidades, entre elas Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston. Ainda assim, o corpo de diretores passou por diversas mudanças, incluindo a renúncia de Elon Musk ainda em 2018. Desde então, o empreendedor se tornou um investidor da iniciativa.

Desde sua idealização, o ChatGPT passou por diversas versões. A primeira foi lançada em 2016 e era chamada de Gym, seguida pela Universe no mesmo ano. Ainda em 2018, a OpenAI teve problemas por lançar um programa tão sofisticado que podia criar notícias falsas em escala massiva.

Hoje, o ChatGPT já está disponível ao público. Ainda assim, é impossível dizer que ele está em sua versão final, dado que a base do sistema é desenvolver um aprimoramento constante.


O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem capaz de entregar tanto soluções simples para o dia a dia quanto gerar respostas complexas e atualizadas acerca de temas extremamente específicos.

O grande diferencial dela para os mecanismos de busca atuais ou até assistentes virtuais é a capacidade que ela tem de conversar com o público enquanto aprende.

Basicamente, trata-se de uma plataforma na qual é possível digitar uma pergunta e ter uma resposta personalizada, com um altíssimo nível de adaptabilidade para a sua demanda.


O que é possível fazer no ChatGPT?

Basicamente tudo. A condição de inteligência artificial presente no ChatGPT permite uma infinidade de interações. Você pode, por exemplo, perguntar qual é a previsão do tempo para amanhã na sua região, quais são as perspectivas para o vencedor da temporada de futebol esse ano, quais são os documentos que você precisa separar para abrir uma empresa…

E o mais importante: você pode pedir ao ChatGPT que gere conteúdos, insights e observações promissoras acerca da sua marca. É como ter toda a expertise da internet ao seu dispor para alcançar um nível extremamente complexo de informações.


Como usar o ChatGPT no seu planejamento de marketing?

Vamos ao que realmente interessa: como é possível criar conteúdos originais e inovadores utilizando o ChatGPT?

Desde que explique o que é sua empresa, e detalhe quais tipos de conteúdos precisa – especificando canais de marketing que quer explorar, por exemplo – você terá uma resposta interessante.

Imagine que você possui um pet shop e quer aumentar suas vendas. Para isso, decide que é hora de dar um up nas suas redes sociais. Você pode usar o ChatGPT para encontrar temas que podem ser abordados em sua programação de posts.

Veja o exemplo:

chatgpt

chatgpt

Como você pode notar, a plataforma entrega diversas propostas de temas, conforme pedido. Ainda assim, percebemos algumas complicações. No item 1, por exemplo, temos uma contradição: queremos que o ChatGPT estimule o aumento de clientes e esse conteúdo poderia incentivar o público a dar banhos em casa.

É aí que entra o grande segredo para otimizar o uso do ChatGPT: a capacidade de especificar na medida certa. Se você souber dar os comandos certos, o programa vai te dar as respostas ideais.

chatgpt

Viu só? Com esse detalhe, o ChatGPT já foi capaz de entregar melhores resultados. E não existem limites: como o sistema continua aprendendo conforme é usado, você sempre pode alimentá-lo com mais demandas.

Lembre-se: é necessário guiar o programa para alcançar seus objetivos de publicidade online. Portanto, use e abuse de características e orientações no que é chamado de “prompt”, ou seja, o comando que você passa ao site.

“Escreva um texto descontraído, de apenas dois parágrafos, voltado a um público-alvo B com o intuito de aumentar a taxa de vendas de um pet shop com foco em banho e brinquedos de cachorros e gatos. Deve ser objetivo, mas leve. Vale usar gírias e ressaltar a ideia de que os tutores se sentem como pais de pets, reforçando o carinho e o cuidado da marca com cada parte do processo de higienização dos animais.”


ChatGPT para e-mail marketing

A esse ponto, você já deve ter entendido o potencial do ChatGPT em escrever textos. Isso inclui, é claro, os textos para email marketing. Quando pensamos em automação, logo lembramos da alta demanda de geração de conteúdo para alimentar todas as etapas do funil de vendas.

Mas e se pudéssemos ter ideias e acumular insights a partir de uma inteligência artificial? Pois é: pensando assim, já dá pra perceber que a produção de conteúdo vai mudar significativamente.

Isso nos leva ao questionamento: o ChatGPT é suficiente para, sozinho, alimentar toda a pauta de conteúdo de um bom planejamento estratégico de marketing?

Vamos descobrir juntos!


O ChatGPT substitui um profissional de marketing?

Uma das principais polêmicas acerca da explosão do ChatGPT é o risco que ele pode representar para os profissionais da área do marketing. Mas a verdade é que ele, sozinho, está longe de substituir o know-how de um expert no assunto.

Afinal, além de ainda possuir vários pontos que demandam atenção humana, o sistema não é capaz de entender quais são as suas projeções, determinar objetivos, classificar leads e avaliar possibilidades sem o auxílio de uma pessoa competente e com conhecimento na área.

Por exemplo: o ChatGPT pode até gerar um texto automatizado acerca de benefícios do banho para pets. Mas antes de colocá-lo no ar, é necessário que alguém qualificado leia, revise, avalie e verifique se o resultado faz sentido para o público.

Outro ponto interessante é a instabilidade que o programa possui atualmente. Como milhares (ou até milhões) de internautas estão acessando o site simultaneamente, é comum que ele fique fora do ar eventualmente. Uma alternativa para isso é a versão paga do ChatGPT, que oferece um acesso prioritário aos assinantes em casos de pico de acessos.


Como automatizar seu marketing com o auxílio do ChatGPT?

Apesar de ser muito interessante para a geração de conteúdo, o ChatGPT não possui ferramentas de automatização de e-mails, SMS ou até mesmo Whatsapp. Para isso, é preciso contar com uma plataforma de alto nível que possa incluir os conteúdos gerados dentro de uma estratégia completa de marketing e vendas.

Mas calma, ainda há um jeito de começar ainda hoje a testar o resultado da contribuição do ChatGPT ao seu projeto de marketing. Afinal, como presente por você chegar até aqui, oferecemos um período de teste gratuito da nossa plataforma de automação de marketing!

Com a Dinamize, você amplia as possibilidades para nutrir seus leads e enviar promoções do seu Ecommerce para o seu público. Além disso, você conta com diversas funcionalidades para atrair leads qualificados e multiplicar suas chances de fechar negócios.

Agora que você já sabe como utilizar o ChatGPT, é hora de explorar também as possibilidades da automação de marketing. Comece seu teste e aproveite!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow