Gestão de Crise: O que é? Aprenda A Lidar Com o Inesperado!
Afinal, será que as empresas realmente precisam investir em uma gestão de crise? A resposta é sim. Claro que sim. Uma gestão de crise se torna essencial para minimizar os danos durante uma crise. Porém, apesar disso, uma gestão de crise é um assunto um pouco delicado para muitas empresas. Isso porque representa um momento […]
Afinal, será que as empresas realmente precisam investir em uma gestão de crise? A resposta é sim. Claro que sim.
Uma gestão de crise se torna essencial para minimizar os danos durante uma crise.
Porém, apesar disso, uma gestão de crise é um assunto um pouco delicado para muitas empresas.
Isso porque representa um momento de vulnerabilidade no qual é necessário agilidade para conter a situação.
Além disso, não podemos esquecer também que, na era da informação digital, todas as empresas estão vulneráveis aos períodos de crise de imagem e econômicos como é o caso do coronavírus.
Pois, como você bem sabe, uma simples publicação nas redes sociais pode gerar muitos problemas.
Portanto, é importante pensarmos em gestão de crise empresarial de forma estratégica.
E será sobre isso que falaremos neste artigo.
Neste artigo nos aprofundaremos no conceito de gestão de crise e mostraremos como as empresas poderão fazer corretamente uma gestão de crise empresarial.
Vamos lá?
Afinal, o que é gestão de crise? Qual a sua importância?
Qualquer negócio já enfrentou ou terá que enfrentar algum momento de crise ou calamidade em momento ou outro.
Neste caso, a forma como se reage durante e posteriormente a essa crise, poderá fazer toda a diferença.
Além disso, não podemos esquecer como o mercado está ficando cada vez mais competitivo.
Os consumidores atuais estão bem mais informados, exigentes, e cheios de opções de empresas para comprar.
Por isso, ninguém pode se dar ao direito de ter sua reputação manchada.
Caso a sua empresa se envolve em qualquer tipo de escândalo ou de polêmica, pode ter certeza: seu concorrente é quem vai sair ganhando.
Uma crise interrompe as operações comerciais, prejudica a reputação da marca junto aos clientes e, consequentemente, compromete as finanças.
Por isso, o gerenciamento de crise é tão essencial.
Neste caso, o gerenciamento de crise é responsável pela orientação dos responsáveis pela empresa sobre como se posicionar diante de qualquer situação adversa para evitar que problemas ainda maiores apareçam para o negócio.
Trata-se de uma série de etapas executadas por uma empresa para lidar com um problema.
A interpretação mais correta deste termo é o ato de administrar um processo de maneira completa e não apenas sob uma única ótica, circunstância ou procedimento.
A gestão acaba implicando numa ação que contempla uma análise ampla, avaliando todas as circunstâncias, causas e efeitos de um fato; e não somente o gerenciamento do fato.
Como gerir uma crise como o coronavírus?
O coronavírus não só está matando pessoas ao redor do mundo como também está impactando profundamente a economia do mundo.
Como ainda não existe vacina contra o vírus, a solução mais viável é a colaboração de todo mundo, ficando em casa, e o auxilio médio aos casos mais avançados.
Dito isso, no comercio seja ele varejista ou não, o pequeno e o médio empreendedor são os que mais sentiram o peso econômico.
Por isso, valorize aquele mercadinho do lado ou o serviços de profissionais independentes, pois eles não terão a mesma facilidade em contornar essa crise do que os gigantes do mercado.
Invista na experiência online
Parece bobo, até mesmo clichê, mas como a maioria das pessoas estão ficando em casa, chegou a hora de investir na experiencia online do seu potencial cliente, ou seja, dar inicio ao seu marketing de conteúdo.
E quando falando em criar conteúdos, é importante estar atento ao principal fator de sucesso: a consistência.
Não adianta você produzir apenas 1 conteúdo por semana e deixar de lado na próxima. Ou apenas produzir durante a crise e esquecer após a ela.
Criar conteúdo gera autoridade e valor, dois fatores decisivos no processo de compra do cliente.
Como lidar com gestão de crise empresarial?
Sim, a melhor forma de se gerenciar uma crise é evitá-la em primeiro lugar.
Porém, erros, problemas e alguns desastres podem acontecer a qualquer momento.
Por isso, para começar é importante seguir algumas dicas essenciais:
Avalie quais são as fraquezas
O primeiro passo para gerenciar os momentos de crise é encontrar seus pontos fracos e criar ações partir deles.
Para isso, o recomendado é que seja feita um brainstorm com sua equipe de crise e liste qualquer coisa que possa prejudicar sua empresa.
Neste caso, ao incluir funcionários de todos os departamentos, você acaba reduzindo o risco de perder algo crítico.
Elabore um plano de gerenciamento de crises
Após considerar quais são as fraquezas, o recomendado é que seja personalizado o seu próprio planejamento estratégico.
Você precisa se planejar para os problemas que sua empresa pode enfrentar e não apenas cortar custos usando um modelo genérico.
Os modelos genéricos podem ser, muitas vezes, ineficazes ou prejudiciais aos seus negócios.
O recomendado é que o gestor reúna sua equipe para entender o problema a fundo antes de determinar uma solução.
Os colaboradores também podem contribuir com ideias na busca pela melhor solução.
Outro ponto que também precisa ser destacado é que, contar com uma equipe multidisciplinar de gerenciamento de crises pode agilizar bastante a tomada de decisão.
Evite que a crise contamine o ambiente corporativo
A dica aqui é que, deve-se evitar paralisar a empresa durante a crise.
Isso porque o gerenciamento de crise empresarial envolve também manter as atividades rotineiras nos trilhos.
O gestor deve evitar que a crise contamine o ambiente corporativo.
Pelo contrário, a equipe deve continuar tranquila e focada nas atividades regulares.
A equipe responsável, neste caso, deve trabalhar ativamente na resolução do caso, lado a lado com colaboradores que possam ajudar.
É exatamente por isso que a equipe de gestão de crise é fundamental, pois ela está focada em resolver o problema e o resto da empresa continua suas atividades normalmente.
Tire lições da crise
Depois de ter sido solucionado o problema, o recomendado é que o líder reflita a respeito juntamente com sua equipe e entenda em detalhes o que ocasionou aquela crise e como ela poderia ter sido evitada.
Tal medida é fundamental para inibir a ocorrência de novas crises.
E caso futuramente outra situação leve a uma nova crise, os aprendizados devem ser usados para chegar a soluções mais rápidas.
Lembre-se que, aprender com os próprios erros têm grande valor no mundo corporativo e pode ser o diferencial para se manter vivo neste mercado tão competitivo.
Entenda a importância de ouvir e fidelizar o seu cliente
Como você pode perceber durante a leitura deste artigo a gestão de crise é fundamental, principalmente, para cuidar da imagem da marca.
Porém, além de gerenciar as crises é essencial ouvir e fidelizar o cliente.
E uma forma muito comum de se fazer isso é criando pesquisas de satisfação.
Se você monitora constantemente como está a satisfação dos clientes, entende melhor o que se passa na mente dos consumidores se torna possível medir também ao longo do tempo como o cliente se relaciona com sua marca, se ele é fiel ou não e ainda sabe como se comunicar do jeito que seu público gosta de conversar e quer ouvir.
Por isso, faça pesquisas de satisfação periodicamente, além dos momentos de eventuais problemas, para saber de verdade a opinião do consumidor.
Saiba que conhecendo o que ele pensa e criando esse relacionamento, vocês terão muito mais facilidade para contornar qualquer crise juntos.
E a tecnologia pode te ajudar neste processo. Algumas ferramentas podem fazer todo o processo de comunicação, fidelização de uma forma praticamente automática.
Como é o caso da ferramenta do clube.
Permite que seu estabelecimento lance um programa de fidelidade inteligente e automatizado, que elimina a necessidade do cartão fidelidade de papel e começa a capturar os clientes apenas com seu número de telefone.
O StayApp cria mensagens automáticas para esse telefone, de acordo com o comportamento de compra e recompra desse consumidor, para fazê-lo comprar mais vezes de você.
E no final, alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa.
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