Os principais tipos de prospecção com dicas de estratégias!

Está difícil conseguir novos clientes e melhorar a escalabilidade da empresa? Saiba que você pode implementar diversos tipos de prospecção e ampliar a sua busca por novos contatos e possibilidades de negócios. Principais aprendizados deste artigo: Os principais tipos de prospecção são: ativa (outbound), passiva (inbound), de canais e marketing de referência, com indicações de […] The post Os principais tipos de prospecção com dicas de estratégias! appeared first on Blog do Agendor.

Os principais tipos de prospecção com dicas de estratégias!

Está difícil conseguir novos clientes e melhorar a escalabilidade da empresa? Saiba que você pode implementar diversos tipos de prospecção e ampliar a sua busca por novos contatos e possibilidades de negócios.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os principais tipos de prospecção são: ativa (outbound), passiva (inbound), de canais e marketing de referência, com indicações de clientes satisfeitos, amigos, parceiros e familiares.
  • A prospecção ativa é quando o vendedor aborda o lead sem que ele tenha mostrado interesse na empresa e suas soluções. Pode ser feita por telefone, envio de e-mail ou mensagem e visita.
  • A prospecção passiva é quando o próprio lead interage com a marca e fornece seus dados em troca de receber algum material rico, como e-books, infográficos, pesquisas, webinars e videoaulas.
  • Para escolher a melhor forma de prospecção é preciso identificar o perfil do seu cliente ideal e estudar tudo sobre ele: necessidades, expectativas, desejos, problemas, comportamento de compra etc.
  • Baixe grátis nosso e-book e domine tudo sobre prospectar clientes: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados. E, para praticar os aprendizados, inscreva-se e teste gratuitamente o CRM do Agendor!

Porém, antes de sair “atirando para tudo que é lado”, saiba que cada forma de prospecção exige uma pesquisa e um planejamento estratégico diferenciado. As táticas utilizadas em uma ligação são completamente diferentes das usadas em redes sociais e sites, por exemplo.

O importante é conhecer as variadas maneiras de atrair novos prospects e sair na frente da concorrência. Já adiantamos que, mesmo que suas ações sejam offline, um dos principais pilares de uma prospecção eficaz é o uso de sistemas tecnológicos inteligentes, especialmente se realiza vendas B2B e mais complexas.

Eles coletam e integram dados essenciais para orientar os próximos passos da equipe de marketing ou de vendas, sinalizando a etapa da jornada de compra em que cada lead está.

Vamos descobrir como aumentar a taxa de conversão realizando uma prospecção eficiente? Continue a leitura e conheça os principais tipos de prospectar, exemplos e dicas para potencializar seus resultados!

Quais são os principais tipos de prospecção de clientes?

Os principais tipos de prospecção de clientes são: outbound (ativa), inbound (passiva), canais e marketing de referência, que inclui indicações de parceiros comerciais, amigos e familiares, além do boca a boca de consumidores satisfeitos.

Com o avanço da tecnologia, a prospecção porta a porta ficou para trás e o um universo de possibilidades de atrair potenciais clientes se abriu.

Conheça as características de cada tipo de prospecção!

Prospecção outbound

A prospecção outbound nada mais é do que a prospecção ativa. Ou seja, quando o vendedor entra em contato e aborda a pessoa sem que ela tenha demonstrado interesse ou conhecimento da marca e suas soluções. Isso pode acontecer por meio de ligação, e-mail, mensagens ou até mesmo visita.

A prospecção outbound não é baseada em achismos, ela envolve bastante pesquisa do setor e segmentação do mercado para perder tempo e abordar leads não qualificados.

Para encontrar potenciais clientes, o vendedor utiliza, por exemplo:

  • pesquisa no Google;
  • pesquisa em redes sociais, especialmente Linkedin;
  • associações de comércio;
  • catálogos especializados do setor;
  • notícias e informações sobre o segmento e o mercado;
  • sistemas de inteligência artificial que sugerem leads compatíveis com seu público-alvo.

Saiba mais: Prospecção ativa: 14 dicas pra captar clientes e aumentar seus ganhos

Prospecção inbound

A prospecção inbound ou passiva é quando os clientes interagem com a marca por meio de variadas plataformas digitais. As táticas de inbound marketing atraem potenciais clientes por meio da troca de informações sobre eles por algum material útil, como e-book, loge webinars, ou demonstrações gratuitas de seu produto ou serviço.

Ou seja: ao se cadastrar em um formulário para baixar um e-book, acessar uma videoaula ou conferir uma pesquisa sobre o setor, o lead informa seus principais dados.

A equipe de marketing utiliza essas informações para nutrir o lead, enviando e-mails com materiais educativos, por exemplo. E, assim, vai guiando o prospect pelas etapas do funil de venda até que esteja pronto para comprar.

Caso ele já esteja em uma etapa avançada, apenas pesquisando a melhor empresa para adquirir seu produto ou serviço, é enviado à equipe de vendas para iniciar o processo de envio de proposta e negociação.

Prospecção por canais

Esse tipo de prospectar clientes acontece por meio da identificação dos canais mais eficazes para atrair novos contatos. Depois, a empresa concentra todos seus esforços e suas estratégias neles.

A prospecção por canais é realizada na maior parte das vezes por parcerias com outras marcas, escalando suas vendas e reduzindo custos com prospecção. Afinal, o parceiro é o responsável por atrair e conquistar leads e fechar a venda em troca de comissionamento.

Prospecção por marketing de referência

Já a prospecção por marketing de referência é justamente o que o próprio nome indica: estratégia que atrai novos contatos por meio da indicação de clientes satisfeitos e até mesmo amigos, familiares e parceiros, como fornecedores.

Por isso, invista na aplicação de pesquisas de satisfação do cliente regularmente para identificar quem são os promotores da sua marca e podem indicar novas oportunidades de negócio.

Para potencializar a quantidade de resposta da pesquisa, ofereça algo em troca, como descontos, e-books exclusivos, brindes ou pontos de fidelidade.

Quais os tipos de prospecção ativa?

Os tipos de prospecção ativa se dividem entre online e offline. Engana-se quem pensa que essa forma mais tradicional de prospectar clientes é feita apenas por ligações (cold calling) e e-mails (cold mailing). O vendedor também pode abordar novos contatos por mensagens no WhatsApp ou pelas redes sociais, como o Linkedin.

Conheça as formas de prospecção ativa mais usadas atualmente:

  • cold mailing: chamado de e-mail frio, ele busca realizar a primeira abordagem com o contato por e-mail, sem que ele necessariamente conheça a marca e suas soluções;
  • cold calling: sabe o famoso “telemarketing”? Ele é uma cold calling. Ou seja, liga para alguém se a pessoa ter interagido com o negócio. Muitos consideram essa técnica muito invasiva, porém, feita de modo equilibrado, pode ter bons resultados;
  • redes sociais: envio de mensagens para pessoas, principalmente no Linkedin, que possuem o perfil do cliente ideal da sua empresa. A ideia é apresentar o negócio e como ele pode ajudar o lead a resolver seus problemas.

As técnicas de outbound são bastante utilizadas por empresas B2B de médio e grande porte, com valor mais alto do ticket médio e vendas mais complexas. Isso porque a operação de “ir atrás” do cliente sai mais cara do que a prospecção inbound.

Continue aprendendo: Email de prospecção: 5 exemplos e 7 dicas práticas para criar o seu!

Quais os tipos de prospecção passiva?

As formas mais utilizadas de prospecção passiva são: site institucional, blog, landing page, redes sociais, e-mail marketing e anúncios em plataformas digitais. Isto é: esse tipo oferece outras opções menos invasivas, mais baratas e mais fáceis de serem mensuradas.

Veja quais os tipos de prospecção passiva podem ser usados na sua empresa:

  • site da marca: é a vitrine da sua empresa e precisa ser objetivo e impactante. Deixe um espaço para cadastro de newsletter, pedido de orçamento e dúvidas. Assim, o lead insere seus dados e inicia o relacionamento com o negócio;
  • marketing de conteúdo: tem a finalidade de produzir conteúdos e materiais relevantes e úteis para o lead de uma empresa, atraindo potenciais clientes que possam se interessar pelos produtos ou serviços. Pode ser feito por blog, e-mail marketing, redes sociais, landing page, Youtube etc;
  • redes sociais: é essencial a marca marcar presença nas redes sociais preferidas de sua persona. Trabalhe sua autoridade no mercado e ofereça conteúdos úteis;
  • e-mail marketing: quando o lead fornece seu e-mail no cadastro, consentiu com o recebimento de e-mails da sua empresa. Aproveite essa oportunidade e envie materiais educativos de forma equilibrada. Não se esqueça de segmentar sua base de contatos para tornar as campanhas e ações mais assertivas.

Confira mais dicas certeiras!

Como escolher a melhor forma de prospecção?

Para escolher a melhor forma de prospecção para sua organização é fundamental estudar profundamente seu cliente e identificar seu perfil de cliente ideal (ICP), conhecendo suas necessidades, preferências, expectativas e seu comportamento de compra. Esse passo é a chave para entender onde seu lead está e como gosta de ser contactado.

Uma excelente maneira de ter acesso a tanto conhecimento sobre seu público é utilizar um software de gestão de relacionamento com o cliente. O CRM coleta, integra e analisa diversos dados valiosos para a marca entender suas personas, seu pipeline e ciclo de venda.

Porém, de todo modo, não existe um tipo de prospecção melhor do que o outro. Veja o orçamento corporativo e entenda qual a capacidade de investimento nessa área. É possível utilizar softwares que ajudam a prospectar.

A prospecção multicanal é benéfica porque amplia o alcance da marca, oferece abordagens distintas e eleva as taxas de respostas. Ou seja: escolher por mais de um tipo de prospecção nunca deixará sua equipe comercial no ócio!

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