Amazon Alexa: o que é e por que a assistente virtual faz sucesso?

Você sabe o que é Alexa ou, melhor, quem ela é? Para começar a conhecer a famosa assistente…

Amazon Alexa: o que é e por que a assistente virtual faz sucesso?

Você sabe o que é Alexa ou, melhor, quem ela é? Para começar a conhecer a famosa assistente virtual da Amazon, nada melhor do que perguntar a ela mesma!

Comando: Alexa, quem é você?

Resposta: Oi, eu sou a Alexa!

Eu posso te ajudar em várias coisas durante o dia: definindo alarmes e lembretes, colocando despertador para você acordar, tocando as suas músicas favoritas, falando a previsão do tempo, as últimas notícias e o que tem na sua lista de compras.

Eu também conto piadas, é só pedir!

Incrível, não é? Mas a verdade é que a Alexa pode fazer tudo isso e muito mais. 

Nesse artigo você irá aprender o que é Alexa, as razões do seu sucesso e como ela tem conquistado cada vez mais espaço nas casas dos apaixonados por tecnologia ao redor do mundo.

Assistente virtual Alexa: o que é?

Anunciada mundialmente em 2014, a assistente virtual Alexa chegou ao Brasil em outubro de 2019 e já é um enorme sucesso entre os fãs de tecnologia. 

 

Junto da sua linha de caixas de som inteligentes Echo, a assistente se tornou rapidamente um dos produtos domésticos inteligentes mais populares no mercado, assim como a Siri e Google Assistente.

O bot conversacional da Amazon conta com uma variedade de recursos úteis que atraem os amantes de tecnologia em torno do conceito de otimizar suas tarefas e adaptar sua casa para uma verdadeira casa inteligente. Mas como isso é possível?

Com a ajuda da inteligência artificial e do sistema de comandos de voz, a tecnologia da Amazon visa facilitar e automatizar tarefas diárias, e é essa praticidade que tem atraído cada vez mais consumidores. 

Afinal, quem não gostaria de automatizar suas tarefas e dispositivos utilizando somente a voz, sem precisar se mover nem um centímetro?

Quais são as funções da Alexa?

A assistente é um dispositivo inteligente que aprende com o usuário e é possível adicionar vários pacotes de funcionalidades chamados de skills, permitindo ao usuário expandir o leque de possibilidades da assistente virtual, a modelando de acordo com a necessidade. 

É possível até mesmo criar o seu próprio skill pela plataforma Amazon Blueprints sem ter nenhum conhecimento em programação e publicar na loja de skills da Alexa.

E, além de suas integrações nativas, a Alexa permite a integração com dispositivos de terceiros. Dessa forma, é possível integrá-la a uma infinidade de dispositivos inteligentes, como: lâmpadas, tomadas, fechaduras, videogames, televisões, computadores e e muito mais!

Devido a grande quantidade de skills, a lista de funcionalidades da Alexa pode ser imensa! Confira abaixo algumas das minhas favoritas:

Melhores comandos da Alexa para testar

  1. Narrar um livro do Kindle;
  2. Solicitar delivery;
  3. Checar a previsão do tempo antes de sair de casa;
  4. Ler e-mails;
  5. Adicionar lembretes ao chegar em casa;
  6. Atualizações de notícias diárias;
  7. Obter agenda de filmes ou jogos de esporte;
  8. Listar receitas e ensiná-las passo a passo;
  9. Setar alarmes e timers;
  10. Reproduzir músicas e podcasts por comandos de voz;
  11. Solicitar piadas, curiosidades e quizzes;
  12. Checar veracidade de fatos;
  13. Pedir um Uber;
  14. Fazer conversão de medidas;
  15. Traduzir palavras para outros idiomas;
  16. Tocar suas músicas preferidas,
  17. Controlar dispositivos (Smart TV, lâmpadas inteligentes, videogames).

Para testá-las, basta dizer a palavra de ativação (Alexa) seguida do comando escolhido e o reconhecimento será feito instantaneamente. 

Por exemplo: “Alexa, quais são minhas tarefas de hoje?”

Quer saber mais? Conheça outros comandos da Alexa assistindo ao vídeo abaixo:

Como a Alexa funciona?

Quando você diz algo para a Alexa, o que você está fazendo realmente é comunicando com um servidor na nuvem.

A Amazon criou o Alexa Voice Service (AVS), um servidor dedicado a reconhecimento de voz e entendimento linguagem natural para simular conversas reais, e a cada comando você está enviando solicitações ao serviço. 

Como fica a proteção de dados?

Neste momento você deve estar se perguntando sobre a segurança desse serviço. Afinal, o dispositivo irá escutar ativamente tudo o que estiver sendo dito na sua casa! 

A Amazon garante que toda a comunicação com o dispositivo é feita por uma nuvem criptografada e todas as interações são armazenadas com segurança. Assim o dispositivo só começa a enviar as solicitações após a ativação da palavra “Alexa”. 

Também é permitido que o usuário apague ou crie o rotinas para apagar tudo o que foi dito em determinados períodos.

Por que a Alexa faz tanto sucesso?

As ações citadas acima são só um “belisco” do que a Alexa pode realizar. Ainda é possível configurar rotinas, no qual um comando representa uma série de ações, muito útil para controlar dispositivos inteligentes.

Sendo possível, com uma simples palavra, desligar todas as luzes da casa, trancar as portas e ativar o alarme, ou até mesmo inicializar o seu computador e abrir todos os seus programas utilizados diariamente.

Com criatividade e utilização das skills corretas, a Alexa se tornará uma ferramenta essencial para a sua casa!

Além dos smart speakers da linha Amazon Echo, a Alexa também está disponível para utilização gratuitamente pelo aplicativo Amazon Alexa (disponível no Android e IOS), no qual também é realizada a configuração dos dispositivos. Não é necessário ter uma assinatura como o Amazon Prime para usufruir das funcionalidades.

O sucesso da Alexa continua crescendo e as integrações não param de ser anunciadas. A Amazon oferece um suporte incrível e adiciona novas habilidades constantemente. 

Uma enorme quantidade de empresas de tecnologia já estão adicionando a funcionalidade em seus dispositivos, o que nos confirma que a assistente virtual já é realidade. Sua praticidade e automação oferecida pelos bots conversacionais vieram para ficar.

Quem é Alexa?

Alexa é a assistente virtual desenvolvida pela empresa Amazon. Criado a partir da inteligência artificial, o bot conversacional opera por meio da interface por voz, permitindo a interação com o usuário e com diversos recursos tecnológicos.

A Alexa funciona fora da tomada?

O Echo funciona apenas ligado na tomada, mas é possível comprar um adaptador para o Echo Dot 3ª geração que permite a utilização do dispositivo à bateria, fora da tomada.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow