Ideias de Promoção para Salão de Beleza: Venda Mais e Aumente seu Faturamento!
Como todo tipo de empreendimento, um salão de beleza tem seus desafios. Para aumentar o faturamento e atrair novos clientes, é preciso criar estratégias específicas. Se o negócio está passando por uma crise financeira é preciso, sobretudo, inovar. O melhor tipo de estratégia, na maioria dos casos, é atrair o público alvo com promoções, sorteios […]
Como todo tipo de empreendimento, um salão de beleza tem seus desafios. Para aumentar o faturamento e atrair novos clientes, é preciso criar estratégias específicas. Se o negócio está passando por uma crise financeira é preciso, sobretudo, inovar.
O melhor tipo de estratégia, na maioria dos casos, é atrair o público alvo com promoções, sorteios e descontos.
Além disso, não se engane, esse tipo de estratégia não funciona apenas para veteranos no mercado. Quem está começando, também pode abraçar as promoções e ver o seu novo público se consolidar.
Mas antes de tudo, você precisa entender como criar uma promoção para um salão de beleza, e o Clube de Negócios do Canal Promo te ajuda!
Como criar promoções para salão de beleza
O primeiro passo, antes da ação, é a idéia. Ou seja, antes de criar uma boa promoção, você precisa idealizar a estratégia. Criar o plano na sua mente, pensar em todos os seus desdobramentos e resultados, para só depois conseguir colocar em prática com eficiência.
Para quem está começando, criar promoções é uma forma de atrair o público para que ele conheça o seu trabalho. Para quem é dono de um pequeno salão de beleza, faz toda a diferença que a clientela da região conheça o negócio e o trabalho oferecido para tornar-se fiel.
Quem já está no ramo há algum tempo, sabe que existem alguns meses do ano que o número de clientes diminui e, consequentemente, existe uma queda considerável no fluxo de caixa. Esse rombo pode ser driblado com promoções, que atraiam os clientes antigos e angarie novos.
Para criar essa promoção, será necessário um pequeno planejamento. Fazer a primeira idéia que vier a cabeça, sem nenhum tipo de organização, pode resultar em prejuízo.
Inicialmente, defina os serviços a serem prestados. Para fazer tal escolha, leve em consideração os procedimentos mais procurados pelos clientes e o tempo que leva para ser feito. Além disso, anote a margem de lucro desses serviços selecionados.
O ideal é selecionar, para as promoções, serviços que não caros de fazer e que rendem uma boa margem de lucro. Isso irá garantir que você terá um ganho no final das contas.
Defina, dentro dessa lógica estabelecida, dois ou três serviços para integrar a promoção. Faça as contas para ver qual será o desconto possível de ser feito aos clientes, sendo que o ideal é que esse valor esteja entre 10% a 15%.
Após os serviços e os valores serem estabelecidos, é hora de divulgar essas promoções. Não esqueça de elaborar uma boa arte que destaque os procedimentos e descontos.
Sobretudo, não deixe o bonde passar, aproveite datas comemorativas para aplicar promoções. Dias das Mães pode incluir descontos sensacionais para filhos que levarem as mães ao salão. Da mesma forma, no Dia dos Namorados, casal que corta cabelo junto pode ganhar um desconto.
5 Ideias de promoção para salão de beleza
Agora que te explicamos como criar uma bela promoção, trouxemos algumas dicas de promoções essenciais, e fáceis, para serem aplicadas no seu salão de beleza. Tenha certeza que qualquer uma das ideias serão muito bem recebidas pelos seus clientes.
1 – Campanha no Instagram
Existe um tipo de promoção que ganha novos adeptos a cada dia: as campanhas no INstagram.
Elas são muito simples: basta criar um post na página oficial do salão, oferecendo algum procedimento gratuito através de sorteio. Para participar, basta marcar dois amigos, curtir o post e seguir a página na rede social. Pronto, você irá gerar engajamento.
A primeira vista, esse tipo de promoção pode não parecer lucrativa, afinal de contas, o procedimento irá sair de graça para algum cliente. Apesar disso, ela funciona para divulgar o salão de beleza e atrair novos potenciais clientes.
Sobretudo, é possível promover a campanha criando um anúncio no Instagram e replicando no Facebook. A ferramenta possibilita que você atinja pessoas através do pagamento de diferentes taxas de acordo com o público selecionado.
2 – Traga um amigo
Novamente, um dos pontos fortes de uma promoção é gerar novos clientes. Consequentemente, uma boa ideia de promoção é aquela em que as clientes são estimulados a trazer mais gente para consumir os serviços do estabelecimento.
Por exemplo, estabeleça que ao levar um amigo, o cliente ganha um desconto ou um brinde. Além disso, você pode estipular os serviços que devem ser feitos pelo amigo do cliente ou deixar a livre escolha.
Se o prêmio for um brinde, deve ser algo simples para que não comprometa o seu orçamento. Apesar disso, ele pode ser interessante o suficiente para despertar o interesse da sua cliente.
Se não for um brinde, pode ser usado descontos. O desconto não pode ser nem baixa e nem alta demais. Como já foi dito, o ideal é 10 ou 15% de desconto. Uma boa ideia é oferecer 15% desconto para o cliente e o amigo.
3 – Datas especiais
Se você focar nas promoções, pode usar a técnica nas datas especiais do ano, como foi dito no começo do artigo.
Um bom exemplo, é oferecer uma hidratação completa para todas as mamães no dia das mães. Outro exemplo, é cobrar um corte por dois, no Dia dos Namorados, para os casais que forem juntos ao salão de beleza (caso seja um salão unissex).
Esse tipo de promoção irá promover o salão em geral. Além disso, é possível promover um novo tipo de serviço nessas épocas. Por exemplo, um novo corte disponível pode ser promovido nessas datas comemorativas.
Por melhores que sejam os resultados de algum tratamento novo, você precisa dar motivos para que as pessoas o conheçam.
4 – Pontos
Uma das promoções que contam com menos gastos é o acúmulo de pontos, um clássico da fidelização de clientes. Um exemplo é: “Ao pagar por 10 Serviços Ganhe Uma Maquiagem” ( ou qualquer outro serviço oferecido no salão de beleza).
Além do salão ganhar mais clientes e trabalho, aumentando o caixa, a iniciativa também possibilita a fidelidade de seus clientes.
Para funciona, deve-se criar um método de controle para marcar todos os serviços consumidos pelas clientes até contabilizar o total exigido. Isso pode ser feito através de um cartão carimbado.
5 – Promoção de aniversário
Por fim, as promoções de aniversário são uma das prediletas dos clientes. Para isso, é preciso cadastrar seus clientes, pegando sua data de aniversário para inserir no cadastro. Sabendo a data de aniversário de cada cliente, você pode oferecer um serviço gratuito para cada um deles no dia especial.
Qual é a sua reação?