Pesquisa indica dados sobre comunicadores e podcasts

Os meios digitais de comunicação vêm ganhando cada vez mais força. Há poucos anos, o Youtube era o “queridinho”, todo mundo queria ser youtuber. Depois, as redes sociais tomaram conta da atenção das pessoas, todo mundo queria ser influenciador. Agora, os podcasts e videocasts caíram no gosto do povo, todo mundo quer ser podcaster — […]

Pesquisa indica dados sobre comunicadores e podcasts

Os meios digitais de comunicação vêm ganhando cada vez mais força. Há poucos anos, o Youtube era o “queridinho”, todo mundo queria ser youtuber. Depois, as redes sociais tomaram conta da atenção das pessoas, todo mundo queria ser influenciador. Agora, os podcasts e videocasts caíram no gosto do povo, todo mundo quer ser podcaster — e é só uma questão de tempo até quem ainda não é, se tornar. Porque, mesmo que o Youtube e as redes sociais ainda tenham um papel fortíssimo, eles agora inclusive contribuem para a ascensão dessa “nova” forma de se comunicar, que é o podcast.

Quer compreender melhor qual é o cenário atual dos podcasts como meio de comunicação? Então continue a leitura!

O QUE É PODCAST E PORQUE SE TORNOU O NOVO “QUERIDINHO” ENTRE OS COMUNICADORES:

Lembra dos programas de rádio? Podcasts são bem parecidos com eles. Os podcasts são conteúdos em forma de áudio que muitas vezes são transmitidos ao vivo acompanhados de vídeo (os chamados videocasts), mas ficam disponíveis para o público ouvir quando bem entender nas plataformas em que os programas forem disponibilizados (sendo as mais conhecidas o Spotify, Deezer, Apple Music, etc).

A forma de comunicação através de podcasts já é muito difundida no exterior, mas aqui no Brasil vem ganhando força apenas recentemente. Isso significa que é uma mina de oportunidades! Ainda é uma minoria de comunicadores que fazem podcasts, mas os que fazem não costumam largar mais. Por que? Porque gera conexão e conexão gera resultado. Quem não trabalha com podcasts hoje, provavelmente irá trabalhar no futuro — esta foi a resposta do restante dos comunicadores que afirmaram ainda não adotar o formato.

Apesar de se mostrar um formato de comunicação crescente, os que não o adotaram, mas pretendem apresentam uma dúvida — que provavelmente é o motivo de ainda não terem dado o start — que é: como começar? Afinal, é preciso de uma certa infraestrutura, mas principalmente, é preciso um plano. Mas, apesar dos obstáculos para se dar início, os resultados se mostram promissores.

A pesquisa mostrou que o retorno que os podcasts dão vão muito além do quesito monetário. Fortalecimento da marca, melhor posicionamento no mercado, conquista e fidelização de clientes e geração de vendas são alguns outros resultados que os podcasters conseguem alcançar.

CONCLUSÃO

Podcast é uma maneira muito eficaz de construir conexão com o público. Você já está atento para essa realidade? Considera criar um podcast para o seu negócio? Conta pra gente!

Faça o Marketing Digital da sua empresa com quem entende do assunto. Vem com a gente!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow