As principais tendências de Inteligência Artificial em 2023

A Inteligência Artificial ganha cada vez mais espaço no mercado da tecnologia. O crescimento de empresas AI-First, produtos e dispositivos que incorporam Inteligência Artificial criam sistemas que oferecem automações, autonomia, segurança e outras vantagens. Como característica principal, a maior vantagem da Inteligência Artificial é que ela aprende sozinha. Como fazem os chatbots com IA, que […]

As principais tendências de Inteligência Artificial em 2023

A Inteligência Artificial ganha cada vez mais espaço no mercado da tecnologia. O crescimento de empresas AI-First, produtos e dispositivos que incorporam Inteligência Artificial criam sistemas que oferecem automações, autonomia, segurança e outras vantagens.

Como característica principal, a maior vantagem da Inteligência Artificial é que ela aprende sozinha. Como fazem os chatbots com IA, que a cada interação conseguem reter comandos e desenvolver fluxos mais inteligentes.

Sabendo disso,preparamos um artigo para entendermos as principais tendências da Inteligência Artificial em 2023. Confira!

Tendências da Inteligência Artificial em 2023: o que esperamos?

Inteligência artificial em 2023

Foco na segurança da informação

A segurança da informação é um fator que sempre foi prioridade para todas as empresas. Por isso, ela se tornará uma das grandes tendências da Inteligência Artificial em 2023. Além disso, o mundo presenciou um grande aumento na prática criminosa de ciberataques, inclusive no Brasil.

Com isso, podemos esperar sistemas cada vez mais dotados de segurança da informação. Para isso, muitos recursos devem usar IA em suas bases, buscando proteger dados de clientes e empresas com tecnologia.

Atendimento ao cliente inteligente

Inteligência artificial em 2023 - atendimento inteligente

O mundo já vive mudanças significativas no atendimento ao cliente, que fica cada vez mais inteligente. Fatores como as mudanças da lei do SAC indicam que as pessoas já têm o hábito de se comunicarem por mensagens em aplicativos.

Com isso, as empresas devem buscar soluções de automação e inteligência artificial. Os fluxos de atendimento automatizado geram benefícios para os clientes e para as empresas.

No caso dos clientes, o atendimento fica mais assertivo e o tempo de espera é reduzido. Enquanto para as empresas, será possível garantir uma gestão com base em dados, além de aumentar a capacidade de comunicação com os clientes.

Dados em tempo real

Inteligência artificial em 2023 - imagem

Em 2023, haverá mais repositórios de dados com soluções de armazenamento que analisam e tomam decisões baseadas em dados em tempo real.

As empresas devem usar IA para desenvolver recursos que processam dados em tempo real, armazenando-os de forma inteligente para gerar relatórios. Para este processo, destacamos o avanço de análises preditivas.

Na prática, seja para monitorar dados de produção ou checar o tráfego de um site, a capacidade de identificar tendências em tempo real gera muitos benefícios. Por exemplo, ajuda a identificar e tratar erros mais rápido, evitando gastos e encontrando mais oportunidades.

Avatares digitais com mais autonomia

avatares personalizados - inteligência artificial em 2023

Já vivemos o momento dos avatares digitais. Cada vez mais personalizados, os avatares são representações virtuais, muito presentes no Metaverso, por exemplo.

Nesse cenário, a Inteligência Artificial e a tecnologia de realidade aumentada serão capazes de criar representações bem mais realísticas. Embora a ideia seja que nós, humanos, controlemos os avatares virtuais, eles devem começar a desenvolver a própria inteligência.

Portanto, essa evolução de tecnologias deve ser uma das grandes tendências para Inteligência Artificial em 2023.

No caso dos chatbots, muitas empresas já constroem avatares personalizados para serem representantes virtuais.

Um bom exemplo é o Cid, do escritório de advocacia Cidadania4U, e o Baianinho das Casas Bahia. Ambos são avatares digitais que também realizam atendimento ao cliente.

Como seguir as tendências de Inteligência Artificial em 2023?

Como mencionamos no texto, a Inteligência Artificial, por si só, já é uma realidade no dia a dia de empresas, principalmente as de tecnologia.

Muitas tarefas já são otimizadas pelo uso de IA e o que esperamos para o futuro é justamente que essa tecnologia se desenvolva cada vez mais. Por isso, é importante se atentar para não ficar para trás.

Uma boa forma é contar com boas ferramentas de Inteligência Artificial, como o Blip. Há mais de 20 anos no mercado da tecnologia, o Blip é uma plataforma para criar conversas automatizadas. Muito além disso, oferecemos soluções para outras empresas criarem conversas inteligentes com seus clientes.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow