Como criar um site no WordPress: veja dicas e um passo a passo para ter sua página na internet

O WordPress é um grande aliado de pessoas que não contam com um grande orçamento nem conhecimento de programação para construir um site profissional O post Como criar um site no WordPress: veja dicas e um passo a passo para ter sua página na internet

Como criar um site no WordPress: veja dicas e um passo a passo para ter sua página na internet

Hoje, uma marca que não possui uma estratégia de divulgação digital está perdendo um enorme mercado em potencial. Nesse sentido, manter uma página na internet é uma das principais técnicas para chamar a atenção dos consumidores. Por isso, eu pergunto: você sabe como criar um site no WordPress?

O sistema permite a criação de páginas complexas com certa facilidade, especialmente graças à compatibilidade com diversas ferramentas úteis. Desse modo, o WordPress proporciona boas oportunidades para impulsionar seu negócio online.

Como criar um site no WordPress grátis: passo a passo

Ao considerarmos o crescimento do comércio digital e o baixo custo de manter uma estrutura online, fica fácil entender porque tantas empresas investem em um site. Além disso, cada vez mais pessoas abandonam seus empregos para abrir um negócio próprio na internet.

Nesse cenário, o WordPress é um grande aliado de pessoas que não contam com um grande orçamento para construir um site profissional. O sistema de gestão de conteúdo permite o desenvolvimento de páginas dinâmicas sem que você tenha conhecimento de programação.

Felizmente, uma das grandes vantagens da plataforma é justamente a praticidade de construção das páginas. Assim, você só precisa conhecer alguns conceitos gerais e o funcionamento da plataforma, e logo estará desenvolvendo sites com WordPress sem muita dificuldade.

>> Leia também: Criar site grátis: saiba como ter uma página na internet e veja 6 ferramentas gratuitas

Conheça as duas plataformas do WordPress

Começamos o tutorial abordando as diferenças entre duas plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org, que são utilizadas para diferentes fins. 

O primeiro oferece diversas modalidades para você baixar, e uma delas é gratuita. Contudo, essa versão é muito limitada e impede o usuário de personalizar seu site. Além disso, nesta versão, a desenvolvedora publica seus anúncios sem sua permissão, o que pode gerar transtornos para quem deseja ter um site profissional. 

Já o WordPress.org é considerado o verdadeiro WordPress, e suas funções são completas e gratuitas, o que pode ser mais atrativo para quem quer saber como criar um site super profissional.

Domínio e hospedagem

Agora, você já sabe que há duas maneiras de manter um site no ar por meio do WordPress: utilizando a própria plataforma ou a partir de um servidor privado. No primeiro caso, você não precisa contratar um serviço de hospedagem, mas há menos recursos disponíveis. Por isso, essa opção é mais utilizada em blogs.

Agora, você também pode criar seu site no WordPress por meio de um serviço de hospedagem, que geralmente inclui um domínio gratuito. Isso é muito importante, pois a hospedagem funciona como uma espécie de biblioteca para armazenamento de arquivos, onde seus dados, informações e páginas ficarão hospedadas

O domínio, por sua vez, é como as pessoas encontram sua marca na internet, e você deve pagar pelo direito de usá-lo. O ideal é a escolha do nome da própria empresa, já que os clientes reconhecem logo de início

No entanto, se o nome já estiver em uso por outra pessoa, basta acrescentar mais letras, mudar ou acrescentar algumas palavras. Lembre-se, no entanto, que o domínio deve ser simples e marcante.

Tipos de hospedagem para site no WordPress

Escolher o serviço adequado para seu site é muito importante para evitar sobrecargas e quedas do domínio. Além de conhecer os recursos disponíveis no plano, também é importante escolher a modalidade adequada:

  • Compartilhada: tipo mais comum, onde diversos sites utilizam o mesmo servidor, sendo a melhor opção ao se tratar de custo benefício;
  • Cloud: essa também é uma alternativa de hospedagem compartilhada. No entanto, a hospedagem Cloud utiliza o sistema de nuvem;
  • Dedicada: essa é a opção recomendada para sites com alto volume de visitas diárias. Nesse tipo de hospedagem, o servidor é dedicado ao site de forma exclusiva.

Cloud é a mais indicada no caso dos sites profissionais. Dessa forma, caso um servidor caia, o sistema passa automaticamente para outro, sem interferir na experiência do visitante.

Configurando a plataforma

Escolhendo a versão do WordPress

Depois de escolher e registrar seu domínio, e escolher a melhor hospedagem, é hora de baixar o WordPress em seu computador. Algumas plataformas de hospedagem oferecem o download automático do programa, então o usuário só precisa executar o arquivo.

Se esse não é o seu caso, será necessário fazer o download de forma manual seguindo os passos:

  • acesse o site oficial da plataforma e baixe a versão mais recente disponível;
  • então, extraia os arquivos e os execute na pasta “WordPress”;
  • o próximo passo é abrir um cliente FTP por meio da plataforma de hospedagem e colar os arquivos WordPress baixados para seu servidor de hospedagem;
  • depois, você precisa criar um banco de dados MySQL por meio do painel de controle de sua hospedagem.

Painel de controle 

Tela de entrada para criar um site no WordPress

Após essas definições, você deve executar o assistente de instalação do WordPress para continuar o processo de criação do site.

Para isso, você deve acessar o painel de controle do seu site (seudominio.com/wp-admin/install.php) e escolher o idioma. Então, preencha as informações de seu banco de dados MySQL e selecione a opção “Executar a instalação”.

Depois, acesse o site principal para acessar o botão “Instalar WordPress” e preencha as informações solicitadas de forma correta. Com isso, você já pode utilizar o CMS.

Personalize seu site 

Se você seguiu as últimas instruções de nosso guia sobre como construir um site com WordPress, a essa altura você já tem uma página na internet. Agora, você deve desenhar seu site conforme a identidade visual da sua marca, começando pelo layout.

Neste sentido, o design deve ser atrativo, prendendo a atenção de seus visitantes sem prejudicar a legibilidade. Para acertar na escolha, o ideal é ter um projeto em mente, sempre visando o que é mais indicado para seu mercado de atuação.

A plataforma possui diversas opções e modelos, com temas gratuitos ou pagos. Além disso, cada um deles possui uma estrutura própria, o que proporciona milhares de possibilidades. Quando escolhido, altera a forma como todos os elementos de seu site são apresentados, como os textos e as imagens, por exemplo.

Escolhendo seu tema

Temas de WordPress

Você encontra diversos temas para personalizar seu site no painel da plataforma WordPress. Assim, selecione a opção “Aparência” e depois “Temas” para visualizar todos os templates disponíveis.

Dentre as opções, busque a que mais combina com seu negócio, buscando por temas em específico, cores e palavras-chave. Depois de encontrar seu preferido, selecione as opções “Instalar” e “Ativar” para que ele seja aplicado ao site

Aqui, você deve pensar na experiência do usuário, uma vez que o design e os temas não podem atrapalhar a navegação. Neste sentido, um tema bonito, mas que confunde seus clientes, pode impedir que eles comprem com você. 

Instale os plugins necessários

Plugins de WordPress

Não podemos elaborar um tutorial de como fazer um site em WordPress passo a passo sem abordar os plugins. Essas extensões existem para aumentar as funcionalidades ou adicionar novas interações e visuais ao sistema.

Muito fáceis de se encontrar, os plugins são essenciais para o sucesso do site no WordPress. A instalação também é simples e intuitiva e eles melhoram consideravelmente o desempenho, o que ajuda a trazer ainda mais visitantes para o site.

Você encontra milhares de plugins que executam diferentes funções, como garantir mais segurança ao site WordPress. Com efeito, eles enriquecem bastante o site e são ótimos aliados na hora de produzir conteúdos e aumentar as vendas.

>> Leia também: Elementor: como funciona e por que usar o plugin de criação de site e páginas no WordPress

Como instalar plugins ao criar um site no WordPress

Para instalar os plugins, você deve antes avaliar a confiabilidade e verificar se ele está em sua versão mais recente. Feito isso, siga as seguintes etapas para finalizar o processo:

  1. selecione a opção “Plugins” e depois “Adicionar Novo”;
  2. você será reencaminhado para uma nova página, onde deverá encontrar o plugin que deseja instalar. Para facilitar, você pode clicar na barra de busca, e digitar o nome da extensão ou da função que ela possui;
  3. depois de encontrar a opção desejada, clique na opção “Instalar Agora”;
  4. por fim, você precisa selecionar o botão “Ativar Agora”.

Outra opção é clicar em “Enviar Plugin” na parte superior da página. Dessa forma, você poderá fazer o upload e carregar o arquivo de forma manual.

Criar site no WordPress
Foto de Justin Morgan no Unsplash

Então, pronto para criar seu site no WordPress?

Como você viu ao longo do artigo, é necessário investir em um serviço de hospedagem para criar um site profissional no WordPress. No entanto, há diversas opções com mensalidades super acessíveis, e você não paga para utilizar a plataforma do WP.

Depois de seguir todo esse passo a passo, seu site já estará pronto para ser divulgado ao público. Para conquistar mais clientes, você deve investir em um tema interessante, um layout intuitivo, bons conteúdos e, claro, em plugins para WordPress.

Na verdade, também falamos sobre como criar um site no wordpress gratuito, mas os recursos são limitados. Essa opção utiliza a plataforma “wordpress.com” e se adequa melhor a blogs pessoais sem monetização.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow