Passo a passo: como criar um sistema de atendimento ao cliente?

Mais exigentes e com menos tempo para gastar em intermináveis ligações, os consumidores da era digital esperam cada…

Passo a passo: como criar um sistema de atendimento ao cliente?

Mais exigentes e com menos tempo para gastar em intermináveis ligações, os consumidores da era digital esperam cada vez mais do atendimento das empresas. Por isso, uma ferramenta de sistema de atendimento ao cliente já é considerada essencial para melhorar a experiência do seu cliente.

Com essa tecnologia, as empresas conseguem atender os clientes de forma rápida, pessoal e, o melhor: sem perder a qualidade no atendimento!

Neste artigo você irá entender o que é um sistema de atendimento, quais são suas vantagens e como desenvolver o melhor para seus clientes junto de uma ferramenta completa como a de Take Blip. Continue lendo e saiba mais ????

O que é um sistema de atendimento?

sistema de atendimento ao cliente take blip - Passo a passo: como criar um sistema de atendimento ao cliente?

Sistema de atendimento ao cliente ou plataformas de atendimento ao cliente são ferramentas que vem sendo utilizadas por empresas no intuito de deixar o atendimento dos clientes mais dinâmico e eficiente.

Quando utilizados de forma correta, esses sistemas centralizam todo o atendimento do seu cliente em um só lugar, facilitando a vida dos seus atendentes. Com a utilização de uma plataforma de atendimento, eles passam a ter acesso a todas as informações dos clientes em um só lugar.

Ou seja, ainda que seu atendimento seja feito pelo WhatsApp, Telegram, Facebook, pelo seu próprio site ou por outro canal de sua preferência, essas ferramentas possibilitam que tudo esteja ligado a uma única ferramenta.

Pense no quão melhor é seu cliente não ter que ficar falando ou digitando seus dados todas as vezes que entra em contato com sua equipe de atendimento. Incrível, não é? 

Quais são os benefícios de um sistema de atendimento ao cliente?

O bom atendimento já não é mais uma diferencial das empresas, é uma necessidade resultante da forte competição. E, independentemente do seu segmento, existem grandes vantagens da utilização de plataformas de atendimento.

Confira os principais benefícios:

  1. Unificação de canais de atendimento
  2. Aumento de agilidade no atendimento dos clientes
  3. Automatizações que diminuem a quantidade de atendimentos
  4. Registro de assuntos mais procurados
  5. Centralização das informações dos clientes
  6. Administração das conversas dos atendentes
  7. Categorização de atendimentos

Como você pode notar, existem várias vantagens na utilização de sistemas de atendimento ao cliente. E o resultado final é que seu cliente sairá muito mais satisfeito ao falar com sua empresa, fazendo com que sua marca seja ainda reconhecida no mercado!

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Como criar um sistema de atendimento ao cliente eficiente?

Você já sabe o que é, para que serve e as vantagens de um sistema de atendimento ao cliente. Agora vamos falar um pouco sobre como criar um de forma eficiente e que traga ganhos para seu atendimento. Vamos lá?

1. Colete dados do seu perfil de cliente

Antes de tudo, lembre-se: informação é poder! Portanto, tire parte do seu tempo para conhecer o perfil do seu cliente.

É imprescindível reunir o máximo de informações possíveis dos seus clientes pois, assim, você conseguirá utilizá-las para deixar seu atendimento cada vez mais personalizado. 

Informações sobre como ele deseja ser atendido e em quais canais de atendimento ele se sente mais confortável ajudará a definir o caminho da sua estratégia.

2. Reúna uma equipe de atendentes dedicados

Ao utilizar um sistema, é fundamental ter pessoas qualificadas para garantir o sucesso do atendimento.

Portanto, defina quais áreas da empresa estão preparadas para utilizar uma plataforma de atendimento ao cliente, foque em treinamentos e analise de perto o desenvolvimento da equipe alocada.

3. Foque no atendimento híbrido

Atendimento humano ou atendimento com robôs? A resposta certa é: os dois!

Toda empresa existem perguntas ou problemas recorrentes que podem ser solucionados com respostas automatizadas. Ao focar em um atendimento híbrido, defina quais partes do atendimento podem ser automatizadas e quais exigem atendimento humano.

Dependendo da complexidade e do volume da demanda, algumas partes do atendimento podem ser automatizadas com a ajuda dos fluxos de conversa das plataformas de atendimento.

Passando por estes pontos você terá um sistema de atendimento ao cliente eficiente e com grandes ganhos na qualidade de atendimento!

4. Escolha uma plataforma de qualidade

Existem diversas plataformas que possibilitam a criação de um sistema de atendimento ao cliente, e uma das mais completas soluções encontra em nosso Cluube de Negócios do Canal Promo.

O Blip possui ferramentas criadas especialmente para facilitar a criação de fluxos de conversa e o atendimento ao cliente das empresas. Ele possui integração com os principais canais de mensageria, como:

  • WhatsApp
  • Messenger
  • Instagram
  • Telegram
  • Muito mais!

Entre diversas ferramentas, um diferencial a ferramenta de atendimento humano da nossa plataforma de atendimento ao cliente. Ela possibilita o cadastro, atendimento e gerenciamento do atendimento dos clientes.

Nele, o atendente consegue visualizar todas as informações do usuário, assim como adicionar notas ao mesmo. O atendimento ao usuário também é feito através dessa ferramenta.

Além disso, a ferramenta provê nativamente um painel administrativo onde conseguimos ver várias métricas e fazer a configuração de todo o ambiente de atendimento.

Como pode ser visto durante o artigo, a utilização de um sistema de atendimento ao cliente pode melhorar e muito o engajamento do cliente com sua marca, melhorando também a forma como sua empresa se posiciona no mercado.

Grupo Serra: mais 30% de eficiência em meses 

Quer entender como as vantagens de um sistema de atendimento funcionam na prática? Então confira abaixo o case de sucesso do Serra Restaurante!

Em busca de mais agilidade e eficiência, o Grupo Serra uniu forças com o Canal Promo para fortalecer sua comunicação via WhatsApp e em poucos meses já conta com um aumento de 30% da eficiência operacional de sua equipe de atendimento.

Hoje, com a tecnologia do Clube, o contato oficial do grupo oferece:

  • Atendimento automatizado: agendamentos, cancelamentos e entrega de resultados de exames;
  • Atendimento humano: com, cada agente do grupo pode atender 8 clientes ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe a importância de um sistema de atendimento ao cliente, faça como o Serra: fale conosco e venha participar do Clube!

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