Mesmo que os tempos de carregamento não fossem um fator direto de classificação, isso ainda seria um grande problema.
O tempo de carregamento de uma página afeta diretamente sua taxa de rejeição . Por exemplo, páginas que levam dois segundos para carregar têm uma taxa média de rejeição de seis por cento. Em quatro segundos, essa taxa salta para 24% e, uma vez que apenas seis segundos se passaram, 46% dos visitantes desaparecem.
Quando o Google vê as pessoas voltando diretamente para os resultados da pesquisa, provavelmente pensa que sua página não é valiosa e atribui menos poder de classificação.
3. Use os redirecionamentos corretos
Os sites estão em constante evolução. O conteúdo é atualizado, as páginas são movidas, novos elementos são adicionados e os desenvolvedores garantem que isso aconteça sem problemas.
O usuário final é o fator mais crítico nessa equação, porque qualquer coisa que você faça tem que funcionar para eles. No entanto, você também precisa pensar em como os rastreadores visualizam seu site.
É aqui que é essencial entender como os redirecionamentos funcionam em SEO.
Os dois redirecionamentos mais comuns que afetam o SEO são os redirecionamentos 301 e 302 .
Um redirecionamento 301 indica aos mecanismos de pesquisa que um site ou páginas foram movidos permanentemente. Quando você usa um redirecionamento 301, os mecanismos de pesquisa transferirão a maior parte do patrimônio do link da página original para a nova página.
Um redirecionamento 302, por outro lado, indica que uma página foi movida temporariamente. Você pode usar isso ao reprojetar ou atualizar seu site, mas ainda deseja manter o valor do link da página original.
Usar os redirecionamentos corretamente pode parecer uma coisa pequena, mas pode fazer uma grande diferença em termos de SEO.
4. Adicione um Sitemap
Os mecanismos de pesquisa são muito sofisticados, mas não experimentam um site como os humanos. Eles precisam que você dê pistas sobre como as páginas se conectam, e uma das maneiras de fazer isso é com o mapa do site.
Ao indexar seu site, os bots seguem todos os links para ver para onde eles vão. Uma maneira de ajudar nesse processo é adicionando um mapa do site .
O Google e os outros mecanismos de pesquisa devem ser capazes de rastrear todo o seu site se você usar bons links internos. No entanto, sites grandes podem ser complicados, portanto, um mapa do site facilita as coisas para os mecanismos de pesquisa e garante que seu site seja indexado adequadamente.
5. Certifique-se de que o site funciona em dispositivos móveis
Os dispositivos móveis respondem por 54,8% do tráfego do site . O Google sabe disso, por isso prioriza sites que oferecem uma excelente experiência móvel.
O Google agora usa a indexação mobile-first , o que significa que quando seus bots rastreiam seu site, eles usam a versão móvel. Se o seu site não funcionar em dispositivos móveis, é improvável que ele tenha uma classificação alta nas SERPs.
Ainda hoje, muitos sites negligenciam esse fato vital.
Para verificar o desempenho do seu site para dispositivos móveis, o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google é uma opção conveniente. Ele fornece uma rápida verificação de desempenho e informa onde você pode fazer melhorias.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais, o Google Lighthouse também é uma ótima opção para UX geral.
6. Verifique o arquivo Robots.txt
O arquivo robots.txt define regras sobre como os rastreadores da Web rastreiam diferentes partes de um site. É um código simples, mas pode ter um impacto significativo.
Um arquivo robots.txt bloqueando involuntariamente os rastreadores do conteúdo pode ser catastrófico para o SEO. Se os bots não puderem rastrear a página, ela não será indexada, o que significa que não aparecerá nos resultados da pesquisa.
Às vezes, os webmasters não querem que uma página seja indexada e um arquivo robots.txt é uma ferramenta valiosa. No entanto, se sua equipe de SEO perceber que uma página que deveria estar recebendo tráfego não está, fique de olho em um arquivo robots.txt nocivo.
7. Certifique-se de que os links Seguir/Não Seguir sejam usados adequadamente
Os links são como o idioma do mecanismo de busca, então você precisa ser capaz de falar.
Uma distinção a ser observada é seguir links versus links não seguir.
Os links de acompanhamento, também chamados de links do-follow, são backlinks em que a pessoa que faz o link para a página não edita o HTML para garantir que o Google não associe seu site a outro. Quando um site fornece um backlink limpo sem alterações, um rastreador vê isso como uma página que garante a qualidade da outra.
Os rastreadores ainda analisam os links no-follow para ver para onde eles vão, mas não atribuem valor ao link.
Do ponto de vista de SEO, você deseja seguir links de sites oficiais para o seu. No entanto, você ainda deve considerar os links no-follow valiosos. Mesmo que o link em si não dê autoridade, ele ainda pode direcionar o tráfego de ou para seu site.
Para os desenvolvedores, isso significa que eles precisam ter certeza de que estão usando os links certos para se comunicar adequadamente com os rastreadores.
8. Compreender e implementar dados estruturados
Dados estruturados podem ser complicados para muitas pessoas envolvidas com SEO… e é aí que os desenvolvedores podem realmente brilhar. Os desenvolvedores já sabem como formatar uma página para que todas as partes dela fluam bem e possam ser lidas por pesquisadores humanos e de mecanismos de busca.