Otimização de sites: como aumentar visitas e conversões na página do seu negócio
A otimização de sites é um fator de sucesso para as empresas que desejam obter resultados on-line. Descubra neste artigo dicas práticas para melhorar o desempenho do site e conquistar novas conversões com a sua página O post Otimização de sites: como aumentar visitas e conversões na página do seu negócio
Não importa qual segmento ou tamanho da empresa: um site é capaz de abrir portas para novas oportunidades e trazer um público vasto para além das fronteiras físicas.
Com tanta gente acessando a internet (cerca de 81% da população, segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil), é fundamental investir em presença digital para fortalecer a imagem da empresa e aumentar sua credibilidade. Porém, engana-se quem pensa que só ter um site é sinônimo de resultados.
Para ganhar espaço nos mecanismos de busca e sair na frente dos concorrentes, é preciso adotar técnicas para otimização de sites que melhoram o funcionamento da estratégia. Esses cuidados podem fazer parte de qualquer etapa do projeto, seja na criação de uma nova página ou melhorias de sites já existentes.
Neste artigo você irá aprender o que fazer para melhorar seu desempenho, aumentar as visitas e preparar qualquer site para capturar novos Leads, de ponta a ponta. Vamos lá?
O que é otimização de sites?
Para otimizar um site, é preciso conhecer técnicas que tornam a experiência mais fluida e aumentam a eficiência da página. Isso porque são elas que melhoram cada vez mais a navegação dos usuários.
O ponto de partida é a definição de objetivos do próprio site, que podem ser, por exemplo:
- Guiar visitantes para ações específicas;
- Preencher formulários;
- Fazer uma compra;
- Aumentar o tempo de navegação.
Cada um desses fatores determinam práticas que fazem com os visitantes fiquem satisfeitos, encontrando o que interessa.
Por outro lado, ter um site otimizado também é sinônimo de capturar mais Leads. Para isso é preciso aliar cuidados estruturais e estratégias de Marketing Digital que ajudam a cativar visitantes para levá-los até suas primeiras conversões.
Lembre-se de que criar um site pode oferecer inúmeros benefícios para o negócio, como garantir visibilidade nos principais buscadores on-line. Diariamente no Google, por exemplo, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias.
Com cada vez mais usuários conectados, a otimização de sites passou a ser essencial para obter resultados e alcançar audiências cada vez mais qualificadas.
Principais fatores da otimização de sites para melhorar o ranqueamento e trazer visitantes
Para ranquear um site, o Google dá preferência para as páginas que oferecem uma boa experiência e atendem aos critérios que influenciam seu posicionamento. Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que reúne boas práticas capazes de fazer um site aparecer nas primeiras páginas ou aumentar a quantidade de visitas.
Mas, afinal, como alcançar uma boa posição e trazer novos visitantes? No geral, esse processo pode ser feito a partir de pequenas melhorias e correções em partes do site para garantir:
- URLs confiáveis: utilizar o nome da marca pode facilitar o encontro e transmitir mais segurança aos visitantes;
- Palavras-chave ao longo do site: elas podem ajudar a conquistar boas posições no Google e podem guiar os usuários até sua marca;
- Meta Tag e títulos amigáveis: a descrição dos conteúdos em uma página da web é exibida logo abaixo da URL nos motores de busca. É preciso escrever com precisão e utilizar resumos do que está na página para aparecer no Google;
- Tempo de carregamento: diminuir tamanho de imagens e reduzir elementos pesados fazem com que o tempo de carregamento diminua. O ideal é que o site possua de 2 a 5 segundos para carregar completamente e indicar bom desempenho;
- Certificado de segurança: ter o “cadeado” antes do endereço do site é um dos principais fatores de ranqueamento pois protege a navegação e o tráfego de usuários;
- Link building: ter links em outros sites pode ajudar a conquistar mais relevância e gerar mais tráfego;
- Responsivo: páginas que se se adaptam a qualquer dispositivo e facilitam a visualização são priorizados pelo Google por oferecem uma melhor experiência;
- Tamanho de imagem e textos alternativos: este item contribui diretamente para a acessibilidade do site e corresponde aos resultados de pesquisas por “Imagem”;
- Conteúdo: conteúdos proprietários e que respeitam as condições de ranqueamento entregando o que promete, são priorizados para ranqueamento, além de servir para conquistar o usuário;
- Tempo de permanência nas páginas: a experiência positiva dos visitantes faz com que eles naveguem por mais tempo, principalmente quando encontram o que precisam. Dessa maneira é preciso oferecer elementos que se relacionam mutuamente.
Além desses cuidados, a otimização de sites está diretamente ligada ao uso de palavras-chave com relevância e produção de conteúdo. A combinação desses fatores faz com que o site se destaque e ganhe ainda mais autoridade sobre um assunto ou tema – a médio e longo prazo.
Palavras-chave com relevância
A escolha de palavras-chave não é um processo limitado e escasso. Frequentemente é preciso realizar uma pesquisa que mostre qual o melhor caminho para o negócio e em quais termos é preciso apostar.
A definição dos termos utilizados no site é essencial para trazer públicos qualificados e garantir a melhor posição nos motores de busca. A Automação de Marketing da RD Station, por exemplo, oferece uma fonte de pesquisa e validação de termos que ajuda a identificar Relevância, Número de Consultas, Custo por Clique e Número de Concorrência.
Após fazer a escolha das principais palavras-chave da marca, a ferramenta atualiza automaticamente para que você acompanhe em tempo real os termos que mais importam para o negócio.
No dia a dia, a análise é essencial para definir prioridades de conteúdos a serem criados e quais palavras atualizar ou incluir no site.
Conteúdos de qualidade
A produção de conteúdos é peça fundamental de qualquer empresa que deseja estar on-line.
De forma geral, milhares de pessoas utilizam as pesquisas na internet para obter conhecimento ou escolher alguma empresa ou produto. As pesquisas sempre correspondem a momentos diferentes de uma Jornada de Compras.
E é através das estratégias de Inbound Marketing que será possível desenvolver materiais que falam com a persona e as façam avançar na decisão de compras.
Para produzir conteúdos de qualidade é preciso considerar as palavras-chave e termos de buscas do segmento, fazendo com que a empresa apareça nas pesquisas e aumente a autoridade sobre o tema. Isso tudo, consequentemente, desperta o interesse e confiança dos usuários.
A estratégia pode ser utilizada para publicações em blogs, materiais ricos, webinars e ainda enviar emails temáticos que respondam às principais dores do tema.
Bônus: faça uma auditoria nas páginas
Imagine se você soubesse o que é preciso melhorar em cada página, frequentemente?
Ter o caminho das pedras é sempre o desejo de todos que trabalham com a internet.
Por isso, é preciso reservar um tempo para acompanhar a performance das páginas e identificar se houve melhorias. Ou se ainda é preciso ajustar algum elemento, inclusive nas páginas principais que possuem um grande volume de tráfego.
Para garantir que a otimização de sites faça parte da rotina e diminua o esforço, o mais recomendado é utilizar uma Automação de Marketing.
Após integrar a ferramenta com o site, é só gerar um relatório das páginas que deseja auditar e receber uma análise completa sobre os pontos a melhorar de SEO. Tudo isso sem depender de várias ferramentas para investigar os problemas.
Esse recurso é ideal para quem possui equipes enxutas e que precisam ter na palma da mão o que precisa ser feito. Ou mesmo aqueles que possuem pouco conhecimento no assunto.
Qual é a sua reação?