O que é Governança de Dados e quais os benefícios dela para as empresas?

The post O que é Governança de Dados e quais os benefícios dela para as empresas?

O que é Governança de Dados e quais os benefícios dela para as empresas?

O que é Governança de Dados e quais os benefícios dela para as empresas?

O volume de dados crescerá 40% ao ano em todo o mundo até 2026, de acordo com o relatório da Aureus Analytics. E aí, o que faremos com essa quantidade absurda de informações? Continue a leitura para conhecer a Governança de Dados! 

Em primeiro lugar, o que é Governança? 

A raiz da palavra “governança” vem do grego e significa “direção”. Logo, a Governança de uma empresa é a forma como seus processos são dirigidos. 

E Governança de Dados? 

Com uma breve pesquisa no Google, podemos encontrar diversas definições para o termo: 

Segundo o Gartner, Governança de Dados é “uma coleção de processos, funções, políticas, padrões e métricas que garantem o uso eficiente e eficaz das informações, permitindo que uma organização alcance suas metas”.

Já segundo o Data Governance Institute (DGI), trata-se de  “um sistema de direitos e responsabilidades para processos relacionados às informações, executado em concordância com modelos que descrevem quem pode realizar quais ações com quais informações, quando, sob que circunstâncias, e usando quais métodos.”

Sintetizando, Governança de Dados é tudo o que uma empresa faz para que seus dados sejam seguros, privados, precisos, disponíveis e utilizáveis, definindo padrões internos e respeitando padrões externos definidos por associações do setor.

Benefícios da Governança de Dados para as empresas 

Acesso facilitado da equipe aos dados 

Com os dados sendo geridos de forma eficiente, cada funcionário tem acesso às informações necessárias de forma segura e prática. 

Melhora nas tomadas de decisão 

Com os dados organizados, os gestores têm mais facilidade para encontrar as informações necessárias para cada tipo de decisão a ser tomada. 

Controle de custo 

Com os dados de recursos da empresa melhor organizados, as duplicações são eliminadas e a contratação de armazenamento de dados e profissionais de Tecnologia da Informação diminui. 

Respeito garantido à LGPD 

A Governança de Dados garante que a empresa esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a qual você pode saber mais clicando aqui

Conclusão 

Com a quantidade praticamente infinita de dados que temos hoje, é preciso uma boa gestão para aproveitar o melhor deles sem colocar a privacidade de seus clientes em risco. 

Como a sua empresa realiza a Governança de Dados hoje? Compartilhe esse artigo com sua equipe e inicie essa discussão!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow