Stories no Instagram: 9 Dicas Para o Seu Perfil se Destacar
O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo, e no Brasil não fica para trás. Além do alto número de usuários, ela está sempre se renovando, ganhando novas atualizações. Um dos principais upgrades, criado em 2016, foi o Instagram Stories. A funcionalidade permite que o usuário poste foto ou vídeo curto, que […]
O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo, e no Brasil não fica para trás. Além do alto número de usuários, ela está sempre se renovando, ganhando novas atualizações. Um dos principais upgrades, criado em 2016, foi o Instagram Stories.
A funcionalidade permite que o usuário poste foto ou vídeo curto, que ficará no ar pelo período restrito de 24 horas. Segundo os gestores da rede social, o objetivo é que os usuários possam compartilhar um pouco do seu dia a dia. Acredite ou não, essa funcionalidade também funciona para empresas.
O Instagram Stories pode ser usado pela sua empresa para gerar engajamento com o público. Além disso, ele permite que você mantenha uma relação diária com grande parte dos seus clientes, além de atrair um novo público para o seu negócio.
Você sabe como engajar os seus clientes nessa rede social? Sobretudo, você sabe como aumentar suas vendas através dessa rede? Não se preocupe, a StayApp vai te ajudar nessa empreitada com várias dicas preciosas!
9 Dicas para fazer stories melhores:
1 – CTA (call to actions)
Primeiramente, é necessário que você guie os visitantes do seu Instagram para o site o blog do seu empreendimento. Para isso, use o call to actions, ou simplesmente CTA.
Didaticamente, Call to Action é muito comum em sites, e-mails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um Call to Action é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.
Independente se a sua conta está apta a colocar links no Storie ou não, você precisa apresentar o caminho para os seus clientes. Ou seja, se você não pode linkar o seu Storie e escrever o clássico “arraste para cima”, ao menos escreva “acesse nossa página, link na Bio”.
O recado aqui é o seguinte, apresente o seu cantinho, fora da rede social, para os seus clientes, principalmente para aqueles que nunca acessaram antes.
2 – Explore as lives
Recentemente, o Instagram explorou uma das suas principais tendências atuais: as lives. Consequentemente, esse recurso deve ser explorado pela sua conta oficial.
As lives podem ser usadas para mostrar os bastidores de sua empresa e, sobretudo, humanizar sua marca. Certamente isso deixará o seu conteúdo ainda mais orgânico, pois essa funcionalidade não conta com edições.
Além disso, as lives aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem notificação que você está ao vivo.
Para deixar claro a importância desse recurso, segundo pesquisa da Cisco, os vídeos irão corresponder a 82% de todo o tráfego na internet até 2021. O Instagram, inclusive, já aproveitou essa tendência para lançar o IGTV, recurso que permite o compartilhamento de vídeos mais longos.
3 – Edição
O Instagram investe cada vez mais em funcionalidades que permitem a edição de vídeos e imagens.
Ou seja, o alinhamento, tipografias diferenciadas, margens, e muito mais fica disponível para ser editado antes mesmo de sua publicação no Stories.
Isso poderá enriquecer sua postagem, é uma oportunidade de diversificar seu conteúdo e encantar seus seguidores.
4 – Templates
Templates são layouts com opções de escolha, como marcar um x ou indicar uma pessoa respondendo a alguma proposta.
A ideia, basicamente, é que você crie um template de acordo com a sua área de atuação e publique, o seu seguidor tira um print e compartilha no stories dele respondendo as marcações. Se a ideia for criativa e gerar engajamento, o seu template pode viralizar.
Além disso, não esqueça de colocar o usuário do seu Instagram no layout, pode ser lá no final, assim todo mundo sabe a fonte e, consequentemente, atrair novas pessoas podem conhecer o seu Instagram.
5 – Enquetes
As enquetes do Stories são uma máquina de engajamento. Fazer perguntas através da enquete cria oportunidades de ouvir seu público, gratuitamente e de forma criativa.
Além disso, você pode escolher entre a enquete clássica com duas opções de resposta personalizáveis e o controle deslizante de emoji.
6 – Perguntas
As perguntas alimentam o algoritmo com interações do público, como também, para trocar ideias com seus seguidores, contar histórias, entregar valor e tirar dúvidas.
Além disso, a dúvida de um pode ser de outra pessoa também, logo, responder.
7 – Stories dos seus seguidores
Como empreendedor, certamente você deve incentivar os seus seguidores a publicarem conteúdos marcando o seu perfil. Crie ações promocionais com essa estratégia para que você possa “repostar” os conteúdos de terceiros nas suas histórias.
8 – Employer Branding
Employer Branding é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa. Para isso, uma estratégia é usar o Storie do seu Instagram para mostrar os bastidores da sua empresa.
Mostrar os bastidores de sua empresa é uma ótima possibilidade. Mostrar como sua cultura é exercida e como seus colaboradores são felizes lá dentro pode transformar a forma como seu público enxerga sua marca.
Ou seja, mostra a rotina de quem trabalha na sua empresa e mostre um pouco sobre eles e o que os motiva.
9 – Análise de resultados
Depois de seguir as dicas dadas até aqui, você precisa entender o que está funcionando, e o que não está. Ou seja, analisar seus resultados.
Para isso, use o Instagram Insights. Analise as visitas ao seus Stories, a taxa de rejeição que ele vem tendo e principalmente quantas pessoas estão clicando nos links que você disponibiliza.
Crie hipóteses e as comprove com os dados que você possui. Analise tudo e faça mudanças sempre que necessário.
Qual é a sua reação?