Logística Como Vantagem Competitiva: Saia na Frente!
Pode não parecer, mas é verdade quando falamos da logística como vantagem competitiva. Veja: As empresas atualmente sofrem inúmeros desafios, principalmente por causa da globalização. Temos, por exemplo, crises econômicas, rápidas mudanças, e a necessidade de se adaptar as novas mudanças no mercado, que levam as empresas a constante necessidade de desenvolver novos e diferentes
Pode não parecer, mas é verdade quando falamos da logística como vantagem competitiva. Veja:
As empresas atualmente sofrem inúmeros desafios, principalmente por causa da globalização.
Temos, por exemplo, crises econômicas, rápidas mudanças, e a necessidade de se adaptar as novas mudanças no mercado, que levam as empresas a constante necessidade de desenvolver novos e diferentes produtos para atender a demanda dos consumidores.
Nesse sentido, a competência logística acaba sendo o grande diferencial no momento de comercializar qualquer produto ou serviço e assim, conquistar a sua vantagem competitiva.
Tal diferencial, se relaciona diretamente com a disponibilidade do produto, no local certo, no momento certo, e com um nível de qualidade adequado.
E para entender um pouco mais o papel da logística como vantagem competitiva, basta acompanhar este post até o final.
Vamos lá?
Afinal, O que é vantagem competitiva?
A vantagem competitiva pode ser resumida como o fator que faz um cliente escolhe sua empresa e não um concorrente, de forma direta ou não.
Trata-se da capacidade da sua empresa de minimizar o poder da concorrência, e se sobrepor a ele, no mercado que esteja atuando.
O que envolve uma série de fatores como:
- Preço;
- Entrega;
- Atendimento;
- personalização, dentre outros.
Porém, podemos resumir como fator relevante para que sua empresa realmente vença a concorrência o fato de que ela precisa ser notavelmente melhor que seus concorrentes.
Isso será suficiente para guiar a tomada de decisão dos possíveis clientes.
Quais são as vantagens competitivas no século 21
Nos últimos anos um ponto que foi muito explorado foi o diferencial e o valor de marca agregado aos produtos e serviços.
Devido aos avanços tecnológicos, assim como o desenvolvimento constante das ferramentas de comunicação, a presença das marcas na luta por causas sociais e ambientais passaram a ser levadas em conta mais frequentemente.
Por exemplo, algumas empresas que utilizam materiais recicláveis, realizam projetos sociais e que tomam posições públicas com relação às lutas de minorias, por exemplo, tem visto o valor de suas ações crescerem e suas parcelas de domínio de mercado aumentarem cada vez mais.
A Gillette é um exemplo muito claro disso, pois no ano passado realizou uma campanha contra o machismo institucional e sistêmico.
A campanha que foi realizada no início de 2019 gerou diversas repercussões negativas mundo afora e alguns especialistas previam uma queda significativa nas vendas e preços das ações.
Porém, a empresa decidiu continuar e não sofre nenhuma perda em seus números de vendas e apresentou uma valorização de mais de dez mil pontos em seu valor na bolsa de valores, segundo dados da bolsa de Nova York.
Um outro ponto que também influencia na vantagem competitiva é o desenvolvimento de uma competência logística.
Entenda um pouco mais a sua importância a partir de agora.
Entenda o que é logística na sua empresa
A logística na sua empresa é uma função estratégica que se preocupa com a entrega de produtos ou serviços no tempo, quantidade, lugar e maneira certas, com o menor custo possível.
Neste caso, tudo que seu negócio comprar, produzir e/ou vender, seja produto ou serviço, está em alguma medida relacionado à logística.
O que no final pode incluir:
- A definição de quando é o momento certo para enviar uma remessa de produto;
- A escolha de um fornecedor mais próximo que lhe atenda com mais agilidade;
- A utilização da tecnologia para encontrar a melhor rota para seus vendedores;
- Posicionar colaboradores que precisam se comunicar perto um do outro.
Diferencial competitivo para qualquer negócio: Entenda a importância da logística
Independente de qual seja setor, a logística como vantagem competitiva deve ser um objetivo de todas as empresas.
Hoje sabemos que em média, segundo a Fundação Dom Cabral, boa parte da receita das empresas são consumidas por custos logísticos.
E como você pode perceber, a logística vai além de um setor como o de transportes e é transversal a qualquer negócio.
A logística está totalmente ligada à gestão de processos, tendo a missão de administrar fluxos de materiais e informações.
Neste caso, quanto mais as empresas perceberem isso e adotarem um pensamento logístico estratégico, maior vantagem competitiva poderão adquirir frente aos concorrentes.
Conclusão
Neste artigo você conheceu tudo que você precisava saber sobre a importância da logística para as empresas e como ela pode ser usada para aumentar a vantagem competitiva do seu negócio.
E como você pode perceber durante a leitura deste artigo, o investimento na logística não se restringe somente as grandes empresas e pode otimizar os processos, além de elevar a produtividade e trazer mais satisfação para os clientes.
Neste caso, o recomendado é que você não esqueça de se preocupar com o seu cliente, pois ele é quem vai garantir o crescimento de seu negócio.
E a ferramenta Stayapp pode te ajudar nesta etapa criando estratégias para sempre trazer satisfação para seu consumidor e garantir que ele volte.
O Clube de Negócios, por exemplo, permite que seu estabelecimento lance um programa de fidelidade inteligente e automatizado, que elimina a necessidade do cartão fidelidade de papel e começa a capturar os clientes apenas com seu número de telefone.
Alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação, ainda mais com as dicas e informações que foram mostradas aqui.
Qual é a sua reação?