Liderança Paternalista: o que é, vantagens e desvantagens + exemplos práticos!

Liderança Paternalista: o que é, vantagens e desvantagens + exemplos práticos! Os estudos sobre os vários tipos de liderança têm se tornado cada vez mais relevantes, uma vez que, de fato, é notável como comportamentos e estilos de gestão podem influenciar diretamente nos resultados de uma empresa e de uma equipe. Atualmente, discute-se também o estilo de liderança paternalista. Aquele onde o líder busca gerenciar sua […]

Liderança Paternalista: o que é, vantagens e desvantagens + exemplos práticos!

Os estudos sobre os vários tipos de liderança têm se tornado cada vez mais relevantes, uma vez que, de fato, é notável como comportamentos e estilos de gestão podem influenciar diretamente nos resultados de uma empresa e de uma equipe.

Atualmente, discute-se também o estilo de liderança paternalista. Aquele onde o líder busca gerenciar sua equipe por meio de uma relação paternal. Assim como os outros modelos, a liderança paternalista tem suas vantagens e desvantagens e deve ser aplicado com sabedoria.

Neste artigo, falaremos sobre as características de um líder paternalista, quais são seus pontos fortes e fracos e veremos alguns exemplos.

Será que este modelo é o mais adequado para sua organização ou para seu time? Confira o texto para entender!

O que é uma liderança paternalista?

Um líder paternalista assume o papel de pai em relação aos seus liderados. Este é um modelo de liderança comum e um dos preferidos entre os profissionais brasileiros.

Basicamente, em uma liderança paternalista, o gestor se preocupa em criar um ambiente, antes de tudo, acolhedor para seu time. Dessa forma, ele acredita que será possível alcançar resultados com excelência. 

Este é o líder “paizão” ou “mãezona”, que protege, dá segundas chances, cria laços de amizade e se preocupa em atender todas as necessidades da sua equipe. 

Contudo, sabemos que os pais, apesar de acolhedores, muitas vezes precisam ser rigorosos e mais críticos. Por esse motivo, a liderança paternalista assume uma ambiguidade, podendo não somente gerar gestores permissivos demais, mas também se tornar uma liderança autocrática. 

Veja mais algumas características de uma liderança paternalista:

  • atenção voltada às necessidades dos colaboradores;
  • centralização na tomada de decisão;
  • o gestor é quem decide o que é melhor para seu time;
  • o líder tem dificuldade em dar feedbacks construtivos;
  • poupa a equipe de eventuais frustrações;
  • pode criar um clima organizacional muito bom, ou muito desagradável;
  • por outro lado, o líder pode também adotar uma postura extremamente crítica e vigilante.

Diante dessas características é possível analisarmos vantagens e desvantagens deste estilo de liderança paternalista. Confira a seguir.

Vantagens da liderança paternalista 

Como mencionamos anteriormente, uma característica bem presente na liderança paternalista é a construção de um relacionamento muito próximo entre líder e liderado, onde o gestor tem como prioridade atender às necessidades da sua equipe e oferecer-lhes um ambiente agradável e seguro de trabalho.

É fácil encontrar vantagens em uma liderança como essa. Afinal, as relações vão além das profissionais, podendo criar grandes amizades dentro das organizações, o que gera um clima organizacional muito bom para os membros da equipe.

Além disso, podemos observar as seguintes vantagens:

  • comunicação eficaz com o time;
  • pouca presença de conflitos;
  • equipe se torna mais independente;
  • cria lealdade e confiança entre líder e liderado;
  • motivação do time por meio de elogios;
  • ambiente mais flexível;
  • promove boas relações interpessoais;
  • reduz o índice de turnover;
  • preserva a saúde mental dos colaboradores;
  • mantém o engajamento da equipe.

A liderança paternalista, quando inserida no contexto certo, pode ser o principal fator de comprometimento do time, que consequentemente o levará a alcançar suas metas. Isso pode trazer resultados incríveis para a empresa!

Contudo, se inserido no contexto errado, pode trazer muitas desvantagens para as organizações. Veja a seguir.

Desvantagens da liderança paternalista 

Quem nunca “tomou uma dura” dos pais? É normal, afinal, são as pessoas que querem o nosso melhor e farão de tudo para garantir isso: até darão uma baita bronca ou nos deixarão de castigo, se necessário. 

Este é o ônus da liderança paternalista, o que torna o assunto digno de debate.

E assim como em nossa casa, quem julga o que é melhor para a família e toma as devidas decisões são os pais. E os filhos, ai deles se não obedecerem! Isso torna este estilo de liderança bem autocrático, podendo gerar ansiedade e conflitos entre a equipe, e aumenta o índice de rotatividade da empresa.

O mesmo acontece nas organizações que aplicam a liderança paternalista de maneira equivocada. Os líderes que centralizam as decisões em si, inibem a criatividade e a liberdade dos colaboradores a fim de terem maior controle sobre a área.

A prática de dar apenas feedbacks positivos e “passar um pano” para os erros do time pode ser um verdadeiro tiro no pé. Ao invés de gerar um ambiente acolhedor, o líder paternalista pode impedir seus liderados de aprenderem com os erros e evoluírem, uma vez que não há um ambiente desafiador, de fato.

Logo, podemos dizer que, em resumo, os principais comportamentos de um líder paternalista que podem prejudicar um negócio são:

  • camuflagem de conflitos internos;
  • falta de profissionalismo;
  • omissão de erros dos liderados.

Exemplos de liderança paternalista

Agora que entendemos as vantagens e desvantagens da liderança paternalista, você saberia reconhecê-la em sua realidade? 

Para te ajudar com isso, separamos alguns exemplos práticos desse modelo, olha só:

1. Conversas sobre a vida pessoal dos liderados

Em uma liderança paternalista, é normal que um líder se interesse genuinamente pela vida pessoal do seu time. O gestor tem a sensibilidade de perceber e reconhecer que questões particulares podem impactar diretamente no desempenho de cada membro da sua equipe.

Desse modo, o líder paternalista se mostra acolhedor e promove um ambiente de conforto. E, fala sério: é muito bom ter um ombro amigo e poder desabafar. Ter essa experiência no trabalho pode evitar crises de ansiedade, estresse e burnout dos colaboradores.

2. Elogios constantes

Um líder paternalista sempre faz questão de enaltecer o trabalho de seus liderados. Isso pode ser muito motivador, contudo, como vimos anteriormente, é preciso também dar feedbacks que sejam coerentes e corrigi-los sempre que necessário. 

3. Centralização de decisões

É comum que um líder paternalista centralize as decisões em si, ora para poupar os liderados de possíveis consequências no futuro, ora para garantir que ainda está no total controle da situação. No entanto, como vimos todo extremo é prejudicial para o líder paternalista.

Veja mais dicas: como resolver conflitos de trabalho em equipe?

A liderança paternalista é o que o seu negócio precisa? 

Como mencionamos em outros artigos sobre liderança do nosso blog, é preciso estudar o seu modelo de negócio para saber qual estilo de gestão adotar. Afinal, cada segmento tem suas particularidades e não existe um modelo universal de liderança. Existe apenas aquele que faz seu negócio evoluir da maneira mais saudável possível, de acordo com seu perfil e o momento no mercado. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow