Qual é a importância da governança corporativa para sua empresa?

The post Qual é a importância da governança corporativa para sua empresa?

Qual é a importância da governança corporativa para sua empresa?
Nos negócios, governança corporativa é o conjunto de práticas e regras que guiam o gerenciamento de uma empresa e a forma como ela opera, permitindo a distribuição de direitos e responsabilidades entre todos e garantindo que todos sigam processos adequados e transparentes.

O objetivo é ajudar a organização a realizar uma gestão sólida que ofereça sustentabilidade e sucesso a longo prazo. 

Princípios que baseiam a governança corporativa

Prestação de contas: sistema em que todos são responsabilizados por suas ações, sejam elas boas ou ruins. Isso garante a confiança de que, em qualquer caso, os responsáveis serão tratados adequadamente. 

Transparência: quanto mais as informações são compartilhadas entre todos, melhor será a realização de confiança e solidariedade, além de facilitar a identificação de decisões precipitadas. 

Independência: o acesso a informações permite que as decisões sejam tomadas com mais autoridade e na velocidade necessária para a resolução de problemas. 

Qual é a importância da governança corporativa para sua empresa? 

A governança corporativa garante que sua empresa esteja em conformidade com as leis, pois seu planejamento deve incluir regras para que a organização funcione sem inconvenientes jurídicos. 

Como resultado, sua empresa pode economizar muito ao evitar multas e redirecionar o valor para objetivos que realmente importam. Além disso, empresas com boa governança corporativa atraem mais investidores.

O cumprimento de metas fica mais fácil, pois o modelo promove um melhor trabalho em equipe e muito mais eficiência. Isso também resulta em maior retenção e motivação da equipe. 

Conclusão

A governança corporativa tem se tornado um item muito avaliado por investidores e seus princípios podem ajudar as organizações a enfrentarem com mais agilidade as consequências de uma retração econômica, como ocorreu com a pandemia de Covid-19. 

Sua organização já conhece a governança corporativa e como ela é importante? Compartilhe esse artigo com a sua equipe!  

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow