Plataforma para Programa de Fidelidade: O que é Importante Saber
Escolher uma plataforma para programa de fidelidade não é algo que as empresas podem se dar ao luxo de escolher ter ou não. Se você não tem, seu concorrente terá.
Escolher uma plataforma para programa de fidelidade não é algo que as empresas podem se dar ao luxo de escolher ter ou não.
É simplesmente essencial para o relacionamento entre cliente e empreendimento, como também é uma forma de gastar dinheiro assertivamente.
Imagine um pequeno negócio, como uma barbearia. Tal empreendimento tem um tempo de retorno mensal por cliente. Apesar do preço justo, local bem posicionado e confortável, ótimos profissionais e bom atendimento, o que mais faz o cliente retornar?
Agora imagine que todas essas qualidades listadas podem ser encontradas no negócio do concorrente.
O que fará a sua barbearia se destacar perante a outra da esquina? A resposta é certa: uma boa plataforma de programa de fidelidade poderá ser a diferença.
Caso contrário seu produto vira uma commodity e o diferencial será apenas no preço do produto.
Existem várias formas diferentes que esse programa de fidelidade podem ser aplicados. Uma boa plataforma entende isso e permite que o empreendedor personalize a sua maneira.
Pode parecer desnecessário, mas não se engane pela aparente simplicidade de um programa de fidelidade.
Essa estratégia faz com que o cliente se sinta realmente valorizado pelo seu empreendimento. Consequentemente, ele irá se sentir inclinado a voltar para a sua empresa.
Acima de tudo, ele será um cliente ativo, ou seja, que usa os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa sempre. Além disso, ele certamente irá indicar o seu empreendimento para as pessoas em volta dele, como amigos, vizinhos e família.
5 recursos que uma Plataforma de Programa de Fidelidade precisa ter:
Basicamente você já aprendeu que programas de fidelidade são estratégias que buscam garantir a recorrência de clientes para a sua empresa. Esse método foi criado depois que as empresas perceberam que é mais barato manter um cliente do que conseguir clientes novos.
Os programas de fidelidade evoluíram muito desde o seu inicio. Desde aquele usado na maioria das vezes por pequenas e micro empresas, como a boa e velha comanda carimbada para dar algum brinde a partir de algumas visitas. Até as plataformas de fidelização inteligentes que fazem tudo no automático.
Apesar disso, se você quer aplicar profissionalismo na sua empresa pode estruturar o seu programa de fidelidade com softwares. Assim, você terá maior organização, conseguirá realizar um trabalho em maior escala, tudo será digitalizado e você ainda consegue traçar o perfil dos seus clientes.
Nesta segunda opção, cria-se uma plataforma de programa de fidelidade. Na maioria das vezes elas funcionam por meio de inscrições. Em geral, a adesão não é automática. É preciso se cadastrar, por meio de um contrato de adesão e, em alguns casos, pagar uma taxa de anuidade.
Apesar disso, existem muitas plataformas de programa de fidelidade que não cobram muito do cliente, dependendo do pacote que for contratado.
Esse valor é relativamente baixo para o empresário, porque ele sabe que o cliente certamente vai se sentir valorizado pela empresa.
Para te ajudar a escolher a melhor plataforma para programa de fidelidade, separamos 5 recursos que toda plataforma precisa ter:
1- SMS Marketing
No pós-venda, essa é uma ação de extrema importância e pode ser muito bem utilizado em programas de fidelidade. Muitas empresas gostam da ferramenta porquê ela permite criar, de forma personalizada, campanhas dentro da base de clientes.
Muitas empresas também criam programas de fidelidade com prêmios baseados em acúmulo de valor. Ou seja, o cliente precisa gastar X dentro da loja para então ganhar Y. Além de incentivar o retorno do cliente e recompensá-lo por isso, existe aberturas para enviar outros tipos de mensagem.
Acima de tudo, é perfeito para manter sempre o contato com o cliente. Além disso, você consegue criar uma intimidade com ele.
2 – Programa de indicação
Os progrmas de indicação são essenciais para qualquer empresário que queira aumentar sua base de clientes. Portanto, indispensável para uma plataforma de programa de fidelidade.
Ele funciona da seguinte forma:
Imagine que você tenha um cliente fiel que sempre compra de você.
Ele irá indicar um amigo e, caso o amigo dele compre você, os dois ganharam descontos exclusivos.
Ao recompensar os dois lados você engaja não apenas quem é seu cliente, melhorando sua experiência, como também tem a possibilidade de ganhar mais um cliente e, quem sabe, fideliza-lo também!
3 – Especialistas em pós-vendas
Sabemos que a venda não termina na primeira compra, mas continua após ela. Esse processo tem o nome de pós-venda. É nele que as estratégias de fidelização são executadas.
Dito isso, ao escolher uma plataforma de programa de fidelidade, o lojista, empresário ou empreendedor, deve tentar se beneficiar o máximo possível de especialistas de pós-vendas.
Caso a plataforma que você encontrou não forneça esses benefícios, o processo será um pouco mais difícil.
4 – Segmentação de Público-alvo
Se eu te perguntar que tipo de público frequenta sua loja, você provavelmente irá me dar uma resposta errada como “meu público é mais família”.
Isso não é um público alvo, é um achismo seu.
Dito isso, é essencial que uma plataforma de programa de fidelidade tenha ao menos uma mecânica de segmentar seu público.
Mas pporque?
Simples, imagine que você tenha uma loja de roupas masculinas e femininas. Porém, o público que menos compra de você é o masculino.
Se sua base for segmentada, você pode fazer propaganda especificas para o publico masculino, aumentando, assim, as vendas para esses clientes que compram menos de você.
Percebe como a segmentação é importante?
5 – Relatórios Mensuráveis
Nada adianta você contratar uma plataforma de programa de fidelidade se você não tiver meios, relatorios, dados que mostrem o quão benéfica ela está sendo para sua empresa.
Portanto, na hora de procurar uma paltaforma, busque saber se ela fornece dados importantes para o crescimento de sua empresa.
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Mais que uma Plataforma para Programa de Fidelidade
Primeiramente, é preciso lembrar que independente do canal que você escolheu, ele não irá definir o sucesso da sua campanha. Tudo depende de como você utiliza cada canal.
Por exemplo, quando sua plataforma de programa de fidelidade prioriza o SMS, é muito mais importante que você entenda a importância de segmentar o público do seu negócio.
Para tudo isso é necessário traçar uma estratégia certeira e aplicar da forma correta. Como fazer isso?O CLUBE pode te ajudar.
A plataforma oferece um pacote para empresas que engloba uma consultoria completa, desde o estudo dos seus clientes e o programa de fidelização ideal para eles. Essa consultoria é ministrada por especialistas de pós-venda que atenderam mais de 120 empresas.
Além disso, a plataforma do clube funciona para qualquer tipo de negócio. Dessa forma, o empreendedor(a) consegue entender o comportamento dos seus clientes, trabalhar na retenção deles e aumentar suas vendas.
O software de programa de fidelidade da parte do princípio que para chamar trabalhar na fidelização dele, você não precisa do dinheiro dele, e apenas do número de telefone dele.
Por fim, O CLUBE oferece uma primeira assessoria grátis, para entender o seu negócio, criar uma estratégia para você e lhe oferecer uma parceria a longo prazo para lhe ajudar a fazer seu cliente voltar e, além disso, fazer você ganhar mais clientes também.
Qual é a sua reação?