Desafios da era da informação: 7 oportunidades para empresas
Conheça 7 desafios da era da informação e oportunidades para empresas se adaptarem e vencerem cada um deles.
Vivemos a era da informação e a transformação digital é uma boa prova disso. Na medida em que máquinas dotadas de inteligência artificial ganham significados na rotina das empresas, muitas dúvidas surgem acerca dos desafios da era da informação.
Continue a leitura, pois, neste artigo, você encontrará a resposta para 7 desafios da era da informação para empresas.
Quais são as principais vantagens e desafios da utilização dos Sistemas de Informações (SI) para a gestão das organizações?
Gestão da tecnologia da informação eficiente é aquela que otimiza os processos da empresa sem gerar custos excessivamente altos.
Com o objetivo de conciliar a gestão de TI com as demais demandas do negócio, uma boa organização busca entender quais são as necessidades dos clientes e atendê-las com os melhores e mais adequados recursos tecnológicos.
Neste contexto, a gestão da Tecnologia da Informação é primordial para a sobrevivência das empresas, pois, viabiliza a redução de custos e o aprimoramento dos processos críticos do negócio.
Porém, é um verdadeiro desafio da tecnologia da informação, conseguir alinhar a tecnologia e os negócios — o que, em contrapartida, é um potente diferencial quando bem executado.
Tem interesse em se aprofundar no tema da gestão da tecnologia da informação? Quer saber quais são os principais desafios do gestor de TI?
Gestão da tecnologia da informação: 7 desafios e oportunidades
1. Segurança da informação
Grandes empresas já têm suas aplicações hospedadas nos servidores em nuvem. O avanço nos serviços de cloud computing envolve uma importante discussão sobre a proteção de dados dos seus clientes, pois, o mercado exige sistemas cada vez mais dinâmicos, flexíveis e seguros.
Para solucionar esse desafio da tecnologia, é possível utilizar recursos como:
- espelhamentos das bases de dados;
- criptografia;
- autenticação de canais e consumidores.
2. Atualização constante dos processos de negócio
O mercado está cada vez mais acirrado e seus clientes querem serviços ágeis. Assim, ganha destaque quem consegue se adaptar melhor às demandas.
É sempre válido lembrar que a gestão da tecnologia da informação não lida apenas com as demandas técnicas, mas também com as estratégias vitais para a sua organização. Afinal, uma TI desalinhada com as demandas de negócio é apenas desperdício de recursos financeiros, tempo e esforços.
Atualmente, podemos perceber que as operações críticas precisam do apoio da tecnologia da informação nas empresas. Para se diferenciar no mercado, é preciso analisar, planejar e, quando necessário, revisar seus processos de negócio continuamente, pois, isso gera:
- alinhamento das equipes como um todo;
- conscientiza seus funcionários sobre a importância da TI;
- mantém sua empresa atualizada sobre as melhores práticas gerenciais.
3. Produtividade
Executar a gestão de TI nas empresas requer:
- planejamento;
- execução;
- controle.
É um desafio que envolve muita comunicação entre técnicos, gestores e a alta administração, afinal, várias demandas da sua empresa, exigem muito da equipe de gestão de Tecnologia da Informação, e isso envolve conhecer as atribuições de cada departamento e os meios para aumentar a produtividade na empresa.
Sistemas integrados e colaboradores engajados podem ajudar na produtividade da sua organização. Isso facilita a execução de tarefas de forma planejada e sem custos desnecessários.
Nesse sentido, uma boa gestão da tecnologia da informação viabiliza projetos mais audaciosos, pois organiza seus processos e rotinas.
4. Integração da equipe
Tornar a gestão da tecnologia da informação uma prática integradora é um desafio que envolve otimizar e integrar a tecnologia e a comunicação interna, quanto os contatos externos com clientes e fornecedores.
Aqui, não se pode deixar de aproveitar as facilidades que a tecnologia proporciona.
Serviços de mensagens instantâneas, grupos de e-mails e agendas compartilhadas, por exemplo, viabilizam a participação de todos no processo.
5. Gestão de informações
Na era da informação, conhecimento é poder, e a gestão de informações, adequada, favorece a logística e as inovações no seu negócio.
Transformar dados brutos em informação gerencial é um dos grandes desafios da era da informação.
Assim, por meio de captação, armazenamento e tratamento de dados, a tecnologia:
- viabiliza a automação operacional;
- otimiza a gestão interna.
Como falamos sobre a Ada, é importante ressaltar os chatbots como uma inovação tecnológica atual e uma tendência para essa organização e gestão do fluxo de informação nas empresas.
Atualmente, com os chatbots, já é possível:
- cruzar conjuntos de dados complexos;
- obter informações úteis;
- extrair bons insights;
- adotar uma plataforma de chatbots, que reúna tudo em um só lugar, pode ser a solução ideal que gestores e gestoras de TI precisam.
6. Atendimento ao cliente
A gestão de relacionamento com os clientes é um fator crítico para o sucesso do seu negócio.
Os processos de pós-venda devem ser perfeitos, pois, é a reputação da sua empresa que está em jogo. E pode não parecer a princípio, mas este também é um desafio da gestão da tecnologia da informação nas empresas.
Como possibilidade de atendimento, os chatbots podem agilizar o atendimento aos seus clientes e, com isso, permitir que a sua empresa fature mais.
Os chatbots são uma excelente solução para automatizar o grande volume de atendimento aos seus clientes.
- Em 2016, 70% das pessoas estavam dispostas a fazer negócios via apps como WhatsApp e Messenger.
- Em 2018, 96% das empresas querem ter uma conta comercial no WhatsApp Business. Ou seja, essa é uma demanda crescente e que exige uma gestão de TI inovadora.
7. Controle de custos
O desafio do gestor de TI é conseguir controlar custos sem prejudicar a prestação de serviços.
Esta é uma demanda complexa que exige muito da gestão da tecnologia da informação, pois processos com alta performance requerem o alinhamento de:
- recursos humanos;
- expectativas dos clientes;
- sistemas automatizados.
As ferramentas tecnológicas viabilizam o processamento de altos volumes dados e podem gerar insights para a gestão do seu negócio. Dessa forma, identificar os gargalos na sua logística favorecerá o controle dos custos da sua empresa.
É importante lembrar que a integração entre novas tecnologias e as pessoas é um facilitador dos seus processos de negócio, visto que as suas rotinas podem ser automatizadas.
A migração para a nuvem, por exemplo, pode reduzir os seus custos operacionais ao hospedar os serviços em uma infraestrutura totalmente integrada e automatizada.
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