Como Aproveitar ao Máximo o Conteúdo de Mídia Social da Sua Marca!
Em suas páginas de mídia social, existem pelo menos 1.000 maneiras de fazer com que as pessoas se envolvam, como fazer perguntas, oferecer dicas diárias ou postar citações e curiosidades. Você definitivamente deve postar vídeos e fotos: imagens e vídeos são compartilhados 40% mais do que texto. Os sorteios também podem ser uma ótima maneira […]
Em suas páginas de mídia social, existem pelo menos 1.000 maneiras de fazer com que as pessoas se envolvam, como fazer perguntas, oferecer dicas diárias ou postar citações e curiosidades. Você definitivamente deve postar vídeos e fotos: imagens e vídeos são compartilhados 40% mais do que texto.
Os sorteios também podem ser uma ótima maneira de envolver-se por dois motivos: as pessoas gostam da ideia de ganhar algo, e se você doar um prêmio de R$ 100 ou R$ 200 e R$10.000 pessoas compartilharem ou retuitarem sua postagem e divulgarem o sorteio, você ganha .
Você deseja disponibilizar conteúdo que seja útil, útil e que o torne um recurso ou referência; você está essencialmente atraindo as pessoas para participarem. Portanto, seu conteúdo deve ser inteligente, criativo, divertido e, talvez, um pouco polêmico. Você deseja atingir aquele fator de admiração que surge quando as pessoas veem algo novo e incomum que depois desejam compartilhar com outras pessoas.
Você precisa elaborar um plano que incorpore todas as formas de conteúdo: conversas, fotos, vídeos, blogs e links entre sua plataforma e seu site. Por exemplo:
Se você está organizando um sorteio, precisa de um prêmio que seu público-alvo adoraria e, em seguida, apresentar o sorteio com gráficos e fotos.
Se estiver respondendo a uma pesquisa, você precisa saber quais perguntas chamarão a atenção do seu público e como as respostas podem beneficiar sua empresa (aperte o “botão abaixo”). Você pode até querer oferecer um incentivo para respostas.
Se estiver postando fotos ou vídeos, você precisa tê-los prontos e dimensionados para atender às demandas dos usuários móveis. Você também precisará testar todos os links com antecedência para ter certeza de que irão para onde você deseja e de que estão funcionando.
Embora você queira postar com frequência, perceberá rapidamente que conteúdo de qualidade pode ser usado rapidamente. Sua equipe de mídia social precisará ter fontes disponíveis.
Se você tem 10 pessoas na equipe, alguns serão envolventes enquanto outros vasculharão fontes de conteúdo interessante, sejam citações, piadas ou as últimas notícias.
Alguns farão um brainstorming sobre como educar e compartilhar a experiência de sua empresa e como ser útil, enquanto outros estarão posicionando fotos para sua página do Pinterest ou editando um vídeo para o YouTube.
Se você está sozinho ou trabalhando com um parceiro, pode precisar de um plano simples de simplesmente entrar e se envolver em conversas nas várias plataformas com seus fãs e seguidores, em vez de postar continuamente conteúdo.
Encontrando Conteúdo
Você precisará constantemente de material fonte, e uma grande parte do trabalho de sua equipe de mídia social é acompanhar influenciadores e notícias em seu setor, bem como compilar uma variedade de fontes de conteúdo.
A curadoria de conteúdo – ou seja, a utilização de conteúdo de várias fontes externas – costuma fazer parte de uma estratégia de mídia social. Os diretórios e agregadores de curadoria de conteúdo reúnem, organizam e fornecem conteúdo de uma série de fontes notáveis e os classificam por tema ou tópicos.
Aqui vão algumas dicas para encontrar sites de referencia:
- Busque termos como blog de “nicho do teu negócio” no Google.
- Utilize plataformas como Google Trends ou Ubbersuggest para encontrar palavras-chave relevantes e inspirar seu conteúdo.
- Escreva “site:instagram.com.br/ “palavra-chave do teu negocio” no Google. Essa tag irá te mostrar Instagrams correspondentes a essas palavras-chave. Dessa forma você vê o que eles estão produzidos e se inspire para criar o seu,
Tenha recorrência
Não adianta você postar hoje e depois só daqui uns 10 dias. Isso não funciona!
No instagram suas postagens devem ser constantes. Não só no feed, mas principalmente nos stories. Podemos afirmar que:
O feed atrai, o stories fideliza.
Pensando nisso, crie sua estratégia para atrair e fidelizar seus clientes no proprio instagram.
Sobre os números de posts, não existe uma média correta, mas existe uma mínima. Você precisa postar nos stories TODO DIA de 4-10x no dia.
Já o feed, é legal pensar em dia sim e dia não, ou, se você tiver recursos suficiente, poste todos os dias de 1 a 2x.
Qual é a sua reação?