Google apresenta o Multisearch: uma nova maneira de fazer perguntas ao Google usando texto e imagens
Com o objetivo de facilitar nossas vidas, o Google está apresentando uma nova maneira de pesquisar na web usando uma combinação de texto e imagens ao mesmo tempo. Às vezes, pode ser complicado se expressar no Google, certo? E, às vezes, as palavras não são suficientes. É por isso que o Google está dando um […] The post Google apresenta o Multisearch: uma nova maneira de fazer perguntas ao Google
Com o objetivo de facilitar nossas vidas, o Google está apresentando uma nova maneira de pesquisar na web usando uma combinação de texto e imagens ao mesmo tempo.
Às vezes, pode ser complicado se expressar no Google, certo? E, às vezes, as palavras não são suficientes. É por isso que o Google está dando um passo adiante em nossa maneira de fazer pesquisas. A empresa acaba de anunciar o recurso Multisearch.
Isso significa que, a partir de agora, em vez de digitar na caixa de pesquisa, você pode combinar texto e imagens para mostrar ao mecanismo de pesquisa do Google exatamente o que está procurando.
Vamos dar uma olhada em como esse novo recurso funciona e como os profissionais de marketing podem aproveitá-lo.
E se você quer receber artigos como este diretamente em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter interativa abaixo!
Como o Multisearch vai funcionar?
Por exemplo, se você está procurando um vestido específico, mas com cores, preços ou tamanhos diferentes, agora você pode usar uma captura de tela ou foto desse vestido diretamente da sua galeria e incluir algum texto adicional. Muito mais fácil, não é mesmo?
E você também pode tirar fotos de coisas que encontra enquanto caminha pela rua e pedir ao Google para encontrar mais informações sobre elas para você. Uma pintura de parede, uma flor, um vestido: qualquer coisa que desperte sua atenção.
E se você ainda não tem certeza da maravilha desse novo recurso de busca, o Google foi um pouco mais fundo para lhe surpreender: você pode enviar uma foto de uma mesa, por exemplo, e pedir ao Google para encontrar as sugestões de cadeiras perfeitas para ela. Sim, você leu certo: você poderá ter dicas de design a um clique (ou uma foto) de distância!
O que você — como profissional de marketing — pode esperar desse novo recurso de pesquisa?
Por enquanto, o Multisearch está disponível apenas como um recurso beta nos Estados Unidos, com os melhores resultados para pesquisas de compras. Mas isso é algo que podemos esperar ouvir com mais frequência a partir de agora.
De acordo com o diretor de pesquisa do Google, Lou Wang, “o Multisearch segue a maneira como fazemos perguntas sobre as coisas que estamos vendo e é uma parte importante de como o Google vê o futuro da pesquisa”.
E se o Google vê o Multisearch como o futuro da pesquisa, nós também o vemos. Mas como esse recurso ainda está em testes beta, neste primeiro momento, não conseguimos mensurar o impacto desse novo recurso de busca em nossa estratégia digital e SEO — embora a equipe da Rock Content esteja louca para colocar as mãos nele! Mas com certeza, teremos muitas oportunidades para explorar daqui para frente!
E como você pode se preparar para isso?
Teremos muito a aprender com o Multisearch quando o recurso for mundial. Embora não tenhamos mais notícias do Google sobre isso, podemos obter alguns insights e começar a trabalhar em nossa mentalidade.
Um deles é, obviamente: as táticas de SEO têm sido historicamente sobre palavras-chave. Estamos falando de encontrar a forma como as pessoas digitam perguntas e produzem conteúdo para respondê-las. Claro, as coisas foram mudando. Há alguns anos, começamos a discutir muito sobre pesquisas por voz no Google, por exemplo. A maneira como as pessoas falam é diferente de como escrevem.
O Google oferece a busca por imagens há muito tempo. Mas, agora, ela parece estar muito melhor. Você não está apenas fazendo uma busca reversa para encontrar a fonte original de uma foto, por exemplo. Você está reunindo imagens, palavras-chave e (por que não?) pesquisas por voz. É uma maneira muito mais natural de relacionamento homem-máquina. Portanto, espere que algumas das antigas táticas de sucesso de SEO não funcionem mais em breve.
Fazendo uma análise mais profunda, podemos ver alguma centralidade no cliente nesta abordagem. No final das contas, o Google quer que os usuários encontrem exatamente o que estão procurando, sem perguntas ou links complicados. Assim, o principal objetivo dessa melhoria é garantir uma experiência de usuário mais natural, assertiva e intuitiva.
E, por enquanto, acho que essa é a melhor dica que o Google deixa para nós. Independentemente de como sua estratégia digital é construída, ela deve ser feita pensando em entregar valor real aos seus clientes. Pensando dessa forma, o Multisearch será um bônus na sua estratégia!
Qual é a sua reação?