Gerente de marketing: o que faz, quanto ganha e qual importância tem nas empresas em 2021

O gerente de marketing é a figura que define estratégias e compartilha de uma visão que guiará as ações de Marketing para marcas. Seu papel é ter percepções precisas e, a partir disso, direcionar os colaboradores do time de Marketing para que consigam os resultados pretendidos.

Gerente de marketing: o que faz, quanto ganha e qual importância tem nas empresas em 2021

O gerente de marketing é um elemento fundamental na estrutura de uma empresa ou agência de comunicação. Seu papel central garante que times sejam mais eficientes e direcionados às melhores campanhas e ações.

Contudo, nem toda companhia entende a importância desse colaborador e como sua atuação é relevante na rotina do Marketing.

Os gerentes lideram campanhas, analisam clientes e seus respectivos públicos, para então transmitir essas percepções aos colaboradores. Assim, o time de Marketing consegue trabalhar dentro de diretrizes sólidas e com liberdade criativa direcionada a resultados.

Tudo isso é fundamental para que o Marketing, de fato, traga resultados para as marcas.

Este conteúdo vai apresentar o papel do gerente de marketing e como ele pode captar os resultados desejados por uma empresa. Abordaremos os seguintes tópicos:

    Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

    O que faz um gerente de marketing?

    O gerente de marketing é o profissional encarregado de realizar pesquisas de mercado e desenvolver estratégias que aumentem os resultados da empresa.

    Naturalmente, é ele também que vai liderar toda a equipe de Marketing em uma companhia ou agência de comunicação.

    Para executar esse trabalho, o gerente precisa conectar resultados com os objetivos de venda.

    Isso é feito aoconsiderar os desejos e as necessidades que os consumidores têm ao adquirirem os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Logo, é possível aumentar o alcance de público-alvo e a força da marca.

    O trabalho do gerente de marketing está ligado aos 4Ps do Marketingproduto, preço, praça e promoção.

    Ele precisa conhecer muito bem o produto oferecido, o preço dele em comparação aos demais que existem no mercado e quais são os principais locais em que ele é ofertado.

    Assim, estará capacitado a promover as campanhas de marketing que podem ocorrer tanto de forma tradicional quanto digital.

    Adequação ao digital é fundamental

    Hoje, é impossível falar desse tema sem destacar a expertise necessária no Marketing Digital. Afinal, é nesse ambiente que empresas têm concentrado investimentos e esforços para alcançar público, desenvolver relacionamento com o consumidor e divulgar marcas.

    Ainda assim, é preciso ter todo cuidado na hora de encontrar um gerente competente para o digital.

    Um dos conceitos mais perigosos é o de “heavy user de mídias digitais”. Hoje, qualquer pessoa se enquadra nesse requisito, afinal, estamos em uma era digitalizada.

    Sem dúvidas, um gerente precisa ter um profundo conhecimento do digital, mas esse não pode ser o único, muito menos o principal, requisito exigido dele.

    Empresas precisam buscar pessoas que entendam resultados no Marketing Digital. Por isso, conhecer tendências, comportamentos do consumidor nesse ambiente e saber o que métricas e KPIs representam é essencial.

    É isso que permitirá, por exemplo, entender que um alto volume de acessos a um canal digital pode não ser tão satisfatório se a taxa de conversões estiver baixa.

    Gerentes precisam liderar e compartilhar suas percepções

    O gerente de Marketing Digital não precisa ser o executor de todas as ações necessárias para fazer uma campanha rodar. Na verdade, ele precisa ser um grande líder e mentor.

    Sua percepção é fundamental para guiar as ações de toda a equipe de Marketing, uma vez que ele é a pessoa com maior expertise sobre o mercado.

    Por isso, ele não precisa saber montar uma peça publicitária (geralmente, é uma tarefa do designer ou diretor de arte) e tão pouco configurar os anúncios de Google Ads (já que este é um trabalho do analista de mídias pagas).

    Porém, ele deve reconhecer quando a peça e os anúncios estão de acordo com a proposta e objetivos da campanha. Além disso, ele precisa acompanhar a performance para entender se o desempenho é o esperado.

    Do contrário, seu papel é propor mudanças, sempre direcionando o melhor caminho a ser seguido. Para que isso seja possível,o gerente precisa tomar decisões.

    Tomada de decisão é parte da rotina do gerente de marketing

    O gerente de marketing tem na sua rotina a necessidade de tomada de decisão. Essa é uma das partes mais fundamentais do seu trabalho, já que influencia o sucesso das estratégias de cada cliente.

    Para atuar dessa forma, ele precisa ter uma equipe capacitada a fornecer dados que ajudem a embasar cada decisão que ele toma.

    O seu trabalho é feito, basicamente, por meio dos relatórios de desempenho. Nesses documentos fornecidos regularmente, é necessário ter números que os KPIs captaram durante determinados períodos.

    Esse conteúdo vai gerar percepções no gerente e, a partir disso, ele pode projetar cenários que vão guiar suas decisões.

    Algumas ações de Marketing hoje costumam girar em torno de testes A/B, outra ferramenta importante que ajuda a basear a tomada de decisão dos gerentes de Marketing Digital.

    Essa prática é importante também para decidir versões de campanhas, landing pages, páginas de produtos, CTAs, entre outros recursos de Marketing.

    Quem cuida dos testes são os analistas, mas é o gerente quem definirá quais versões serão as escolhidas a partir dos testes A/B.

    Qual é a importância de um gerente de marketing em empresas e agências?

    Os gerentes de marketing das empresas têm papel decisivo. Suas capacidades e expertise são importantes para que empresas e agências alcancem os resultados pretendidos.

    A seguir, entenda de que maneira esse profissional atua ativamente em favor do desenvolvimento de marcas.

    Captar novas oportunidades

    Gerentes precisam estar atentos às oportunidades que o mercado oferece para as marcas. Nem sempre isso é algo de fácil percepção, mas é justamente para desenvolver esse olhar apurado que os gerentes são contratados.

    O que se espera deles é a capacidade de entender como o mercado, os acontecimentos sociais e outros fatores podem se transformar em campanhas e ações.

    Essas oportunidades podem ser, por exemplo, conquistar um novo cliente, se estamos falando de uma agência de Marketing. Uma abordagem precisa e segura pode garantir a conta de uma grande marca sob os cuidados da agência.

    Outro bom exemplo está relacionado a ações pontuais, que são feitas no embalo de algum acontecimento que marcou um nicho, por exemplo.

    Conhecer sobre tendências

    As tendências têm grande poder no Marketing Digital. Tudo que é atual, moderno e está em alta pode ser usado a favor de uma empresa, seja para gerar conteúdo, seja para realizar vendas.

    Essas tendências podem estar ligadas a fatores variados, como:

    • comportamentos do consumidor;
    • surgimento de novas mídias sociais;
    • algum acontecimento relevante e de interesse público.

    Um bom gerente de marketing é uma pessoa atenta ao que pode ser associado à marca ou que chama a atenção do consumidor. Assim, essa tendência é utilizada a favor da empresa.

    Conduzir ações com base no público

    O público da marca é o ponto de partida para as ações que o time de Marketing fará. Por mais que todos os colaboradores dessa equipe estejam envolvidos em estudos e criação de persona, o gerente é peça-chave no trabalho.

    Ele conhecerá os detalhes mais importantes que vão guiar toda a estratégia de relacionamento, atração e alcance.

    Ao conhecer mais sobre o público, o gerente também entende o comportamento desse consumidor, além de detalhes mais ligados à persona da marca. Isso garante a ele uma visão apurada para definir estratégias que tenham maior efetividade.

    No geral, conhecer a persona permite trabalhar com ações que abordam suas dores, expectativas e desejos.

    Quanto ganha um gerente de marketing?

    Vencimentos são um tema importante, mas nunca é fácil falar sobre ele, e o motivo é simples: só podemos definir qual é a média desses valores.

    Hoje, no Brasil, esse valor pode variar, mas a Glassdoor (antiga Love Mondays) aponta que é de R$ 12 mil mensais, em média.

    Naturalmente, esses valores podem variar de acordo com alguns fatores, como o nível de experiência e qualificação do profissional, além da contratante. Contudo, a média é alta, o que mostra também que as exigências sobre o gerente de marketing são grandes.

    Qual a qualificação necessária para ser um gerente de marketing?

    Assim como qualquer outro profissional em nível de gerência, quem ocupa esse posto no setor de Marketing precisa ter algumas qualificações tidas como essenciais.

    Analisando o mercado atual, podemos listar as principais:

    • graduação na área de Marketing, Comunicação, Administração ou experiência similar em outros empregos;
    • pós-graduação em Marketing ou áreas afins é um diferencial;
    • bons conhecimentos do setor para o qual ele trabalha ou pretende trabalhar faz parte;
    • certificações em Marketing Digital.

    Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter?

    Mais do que certificações, cursos e formações, gerentes precisam ter habilidades relacionadas ao cotidiano de atuação. Mais alinhadas à ideia de soft skills, elas são:

    • ótima comunicação verbal e escrita;
    • bom domínio da língua portuguesa;
    • capacidade de gerenciar tarefas e cumprir prazos;
    • capacidade de se relacionar com colegas de trabalho e clientes;
    • capacidade de contratação, treinamento e liderança de equipes;
    • ser organizado e conseguir trabalhar de forma independente;
    • tomar decisões baseadas em dados objetivos e levando em conta as metas que devem ser alcançadas;
    • garantir que os desejos dos stakeholders de Marketing sejam atendidos;
    • estar sempre informado sobre as novidades do mercado de Marketing.

    Quais funções um gerente de marketing exerce na rotina de trabalho?

    Um gerente de marketing tem funções muitos claras a serem desempenhadas na sua rotina de trabalho. Isso fica evidente quando entendemos que sua atuação é voltada a tomar decisões e definir rumos de estratégias, o que impacta a rotina de todo o time de Marketing.

    A seguir, entenda melhor como isso se reflete em funções que precisam ser exercidas no dia a dia da atuação do gerente.

    Gestão de campanhas

    As campanhas precisam ser acompanhadas de perto. Os gerentes têm autonomia para decidir como elas serão conduzidas, pensando principalmente nos resultados que devem ser conquistados.

    Por isso, é papel dele gerir o início, fim, possíveis ajustes durante o caminho e monitorar também os resultados.

    Tomada de decisões

    A tomada de decisão acontecerá a todo momento. Todo passo de grande dimensão e que mudará os rumos de uma estratégia precisa ser dado pelo gerente.

    Da mesma forma, é ele quem decidirá quais serão os rumos de uma campanha importante de um grande cliente. Seu papel é fazer escolhas importantes e que levem ao sucesso.

    Definição de planejamento

    Planejamentos inteiros devem passar pelo gerente. Sua participação na preparação é fundamental e ele deve extrair o máximo de informações de seus subordinados.

    Por isso, o gerente pode solicitar dados, pesquisas e informações que ajudem a desenvolver um planejamento. Assim, ele pode pensar em uma estratégia sólida, alinhada a um cronograma, que permita alcançar os resultados desejados.

    Quais são as considerações que um gerente de marketing precisa ter em 2021?

    O Marketing na era digital precisa estar alinhado ao espírito do tempo. Esse conceito, conhecido como Zeitgeist, atenta para todas as tendências, comportamentos e acontecimentos que têm moldado o mundo e sua atualidade.

    Para 2021, é indiscutível que um gerente de marketing precisa considerar a pandemia da Covid-19 como um fator de alto impacto. Isso requer que ele faça importantes considerações e dê ênfase a estratégias importantes.

    Fortalecimento de relacionamento

    Nunca foi tão importante investir em relacionamento com o público. Atualmente, as pessoas estão fragilizadas emocionalmente e preocupadas com um futuro incerto e diferente.

    A pandemia da Covid-19 mostrou a importância de tratar o seu público não só como um consumidor, mas como pessoas com suas necessidades. Por isso, o foco é estreitar laços e, se possível, vender.

    Dados como base

    Dados ainda são e serão por muitos anos a base do Marketing Digital. Por isso, não só para 2021, mas também para o futuro, é fundamental focar a captura de informação estratégica.

    Bons gerentes sabem que precisam continuar um bom trabalho de captação e análise de dados, para então definir ações e estratégias alinhadas com o comportamento e o desejo do consumidor.

    Se você ainda não tem um gerente de marketing no seu time e quer alcançar resultados mais expressivos, é bom considerar a contratação de um e, posteriormente, a formação de uma equipe de Marketing bem treinada.

    Qual é a sua reação?

    like

    dislike

    love

    funny

    angry

    sad

    wow