Desdobramento de Metas: Importância, Divisão e Metodologia!
Todo empreendimento precisa ter as suas metas bem definidas, da forma mais clara a plausível possível. Elas são as responsáveis por apontar a direção que a empresa deve seguir, ajudando a definir estratégias. Apesar disso, existe uma distância enorme entre as metas e a realização das mesmas. Consequentemente, é necessário uma tradução das metas que […]
Todo empreendimento precisa ter as suas metas bem definidas, da forma mais clara a plausível possível. Elas são as responsáveis por apontar a direção que a empresa deve seguir, ajudando a definir estratégias.
Apesar disso, existe uma distância enorme entre as metas e a realização das mesmas. Consequentemente, é necessário uma tradução das metas que alcancem todos os cantos da empresa. Isso é chamado de desdobramento de metas.
Em resumo, o desdobramento de metas é a materialização das metas em ações, transpondo as estratégias do mundo das ideias para o mundo real. Ou seja, é preciso desdobrar as metas nas dimensões tática e operacional da gestão.
Importância do desdobramento de metas
Quando pensamos nas metas de uma empresa, elas estão dividas em curto, médio e longo prazo para a realização. Todas essas etapas, quando juntas, definem onde a empresa quer e precisa chegar.
Para que todas essas metas sejam alcançadas, não é só o empreendedor que precisa trabalhar. Toda a equipe, de todos os setores, precisam trabalhar em ressonância para que os objetivos sejam alcançados.
Isso só é possível se todos os membros de uma empresa estiverem alinhados com o objetivo a ser alcançado. Dito isso, fica claro a importância do desdobramento de metas para a empresa.
O desdobramento de metas é praticamente um mapa para todos os setores de uma empresa. Esse mapa, que é único para cada área, mostra os caminhos a serem tomados para alcançar as metas.
Em resumo, qual a importância disso? Com o desdobramento de metas, cada integrante de equipe sabe exatamente o que fazer, tendo consciência das estratégias e dos objetivos a serem alcançados.
Divisão do desdobramento de metas
Para que o desdobramento de metas seja completamente eficiente, é necessário dividi-lo por hierarquia. Veja os três níveis a seguir:
1 – Objetivo estratégico
Primeiramente, os objetivos estratégicos são os grandes objetivos da empresa, normalmente de longo prazo. São, basicamente, a tradução da visão da empresa em metas.
Em resumo, é o objetivo estratégico que permite a empresa alcançar a visão e cumprir a missão da empresa.
O objetivo estratégico é formado pela diretoria da empresa e pelos responsáveis pelo planejamento estratégico. Esse é o objetivo mais abrangente de toda a empresa.
2 – Objetivo tático
O objetivo tático, assim como o operacional, já é um desdobramento do objetivo estratégico. Ele é um tipo de objetivo a médio prazo, que garante o cumprimento do objetivo estratégico.
Ele costuma ser composto pelas gerências da empresa, ou seja, são os objetivos de cada departamento.
3 – Objetivo operacional
Por fim, o objetivo operacional é aquele cumprido a curto prazo, ou seja, que tem as metas alcançadas no menor número de dias possíveis. Elas são as mais simples e mensuráveis.
Sobretudo, ele é formado por todos os outros colaboradores da empresa. Seus objetivos são mais específicos e seus resultados são observados a curto prazo. Em resumo, esse nível está no dia a dia, nas pequenas coisas.
Metodologias de desdobramento de metas
Colocar o desdobramento de metas em prática não é algo muito complicado, uma vez que existem metodologias próprias para isso. Basicamente, existem três tipo de metodologia.
Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, e por isso, é preciso fazer a escolha de acordo com a proposta e as metas da empresa. Ou seja, cada caso é um caso.
Enfim, reunimos as três metodologias de desdobramento de metas para você conhecer e descobrir qual encaixa melhor na sua empresa!
1 – Balanced Scorecard (BSC)
Certamente o Balanced Scorecard, ou simplesmente BSC, é um dos mais respeitados métodos de desdobramento de metas. Primeiramente, ele foi desenvolvido por professores da Harvard Business School.
Em resumo, o BSC tem como principal objetivo o alinhamento entre a estratégia da empresa e todas as suas atividades operacionais. A sua visão contempla todas as perspectivas da empresa.
Por essa razão, é prioridade da metodologia dar prioridade para as metas e todos os indicadores envolvidos. São eles que comunicam aos colaboradores sobre o andamento de determinada meta.
2 – Key Performance Indicator (KPI)
Esta metodologia se concentra na forma como a tarefa é realizada, provendo indicadores quantitativos. O índice pode retratar o andamento tanto de partes do processo como de sua totalidade.
3 – Objective and Key Results (OKRs)
Por fim, o Objectives and Key Results, ou simplesmente o OKR, foi criada pela Intel. Apesar disso, ganhou popularidade ao ser implementado pelo Google em 1999.
Quando o assunto é OKR, os objetivos são o resultado que se deseja atingir, enquanto os Resultados Chave são as métricas ou indicadores que irão definir se este objetivo foi atingido.
Essa metodologia de desdobramento de metas facilita o seu processo de desdobramento dos objetivos organizacionais e a comunicação para todos da empresa.
Princípios essenciais
Independente da metodologia que você escolher, alguns princípios devem nortear a escolha. Veja os principais exemplos:
- O desdobramento deve acompanhar indicadores e metas;
- Indicadores devem estar alinhados com os objetivos do planejamento estratégico;
- É importante propor um sistema de incentivo para o atingimento das metas;
- A proposta de valor deve sempre estar em foco;
- Os desdobramentos precisam servir como base para auxiliar a gestão dos líderes;
- A comunicação deve ser um aspecto trabalhado em todos os níveis.
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