Como Começar a Produzir Conteúdo na Internet

Muito mais consciente sobre seus desejos, escolhas e necessidades, o consumidor moderno utiliza a internet para buscar informações, aprender sobre variados assuntos e descobrir a solução para seus problemas quando e onde quiser.  Por essa razão, tornou-se indispensável para as empresas estar presente na jornada de compra não somente como uma opção de aquisição, mas […]

Como Começar a Produzir Conteúdo na Internet

Muito mais consciente sobre seus desejos, escolhas e necessidades, o consumidor moderno utiliza a internet para buscar informações, aprender sobre variados assuntos e descobrir a solução para seus problemas quando e onde quiser. 

Por essa razão, tornou-se indispensável para as empresas estar presente na jornada de compra não somente como uma opção de aquisição, mas como uma voz ativa no descobrimento do problema, até a decisão de solução. 

Se você deseja ser a opção desse cliente, aumentar sua relevância e importância no mercado digital, esse artigo foi feito para te ajudar!

Defina Objetivos

Os objetivos variam de acordo com cada negócio, por essa razão, pense sempre no que mais atende as necessidades do seu negócio. 

Através da produção de conteúdo você poderá alcançar inúmeros objetivos, no entanto, orientá-los para necessidades específicas será essencial para alcançar resultados consistentes.

As opções de objetivos são diversas, como por exemplo, aumentar a quantidade de leads, conversão de pesquisa em vendas, aumento de autoridade nos mecanismos, engajamento dos clientes e até mesmo visibilidade da marca.

Os objetivos também devem definir os resultados, ou melhor, indicadores de resultados. Esses indicadores podem ser a conversão de Leads, quantidade de vendas, visitas, valor da marca. 

Definir sua Persona

Agora que você já sabe os objetivos que espera ao produzir e publicar conteúdos, já pode definir para quem deseja escrever. Faça isso definindo a persona.

A persona é nome da definição dada para seu cliente ideal, ou seja, o cliente que deseja alcançar, aquele que compra com você ou que você quer que comece a comprar com você.

Essa definição irá além de dados como faixa etária, localização ou profissão. Sua persona além disso tudo possui desejos, anseios, características, hábitos… Ou seja, conhecê-lo detalhadamente será essencial para desenvolver a melhor linguagem e ajudará a construir uma estratégia de conteúdo assertiva!

É possível ter essas informações através de pesquisas em formulários, histórico de vendas ou interesses. 

Por exemplo, se uma clínica odontológica deseja descobrir sua persona através do histórico de atendimento, e o objetivo da produção de conteúdo é ter mais pacientes que necessitem de extração de dente ou aparelho ortodôntico, é necessário avaliar o que esses pacientes possuem em comum, como hábitos ou comportamentos, além do diagnóstico. 

Defina Formatos e Canais

A partir da definição dos objetivos e da persona, já pode escolher quais os melhores formatos e canais para introduzir seus conteúdos.

Explore recursos multimídia como imagens, áudios e vídeos com edições chamativas e bem feitas, essas são essenciais para captar a atenção da sua persona. 

As redes sociais são excelentes ferramentas para distribuir conteúdos, não só por sua capacidade de audiência e recursos de compartilhamento, mas também porque possibilitam diversos formatos de conteúdo.

Os blogs, quando estruturados e categorizados, são muito bem aproveitados para conteúdos longos e mesclando texto com vídeos, imagens, infográficos. 

Faça o planejamento

Uma estratégia de conteúdo deve possuir um calendário de publicações pré-definido, para que as publicações ocorram de forma recorrente, tanto no blog quanto nas redes sociais, para não comprometer o engajamento.

E para aumentar ainda mais o engajamento, inclua em seu planejamento a divulgação dos seus conteúdos através de lista de transmissão do WhatsApp, redes sociais e e-mail marketing.

Descobrindo o que você pode produzir

Bom, agora que sabemos o que é importante definir antes de produzir conteúdo na internet, agora vamos descobrir sobre o que é possível falar.

Conteúdos perenes

Os conteúdos perene são conteúdos que permanecem úteis e que respondem questionamentos recorrentes, o foco é educar ou informar o usuário sobre determinados assuntos.

Ainda no exemplo de clínicas odontológicas, se o responsável pelo blog da clínica observar que questionamentos sobre “aparelho transparente preço” ou “clareamento dental preço” são recorrentes, ele já entende que essa pauta seria relevante a longo prazo, e o que interessa é falar sobre mão-de-obra, materiais utilizados, durabilidade, benefícios. 

Conteúdos noticiosos

Esses conteúdos geralmente possuem relação com o momento ou contexto vivido, e em algum momento serão um fato histórico. 

Esses artigos podem se referir a eventos, descoberta de novas tecnologias, algum acontecimento entre pessoas famosas, ou seja, elas despertam o interesse de boa parte da sociedade. 

O principal benefício de produzir conteúdo noticioso é que ele pode aumentar a quantidade de visitas do site pois poderá atrair uma quantidade expressiva de visitantes que querem entender mais sobre a tendência ou notícia. 

Mas não se esqueça, que seu objetivo é manter essas visitas, então em paralelo aos conteúdos noticiosos, os conteúdos perene poderão fidelizar e aumentar o apreço da audiência por seu site como um todo. 

Pautas e Palavra-chave

As pautas devem ser pensadas para contar sobre o seu negócio, sobre seu serviço ou produto e devem ser feitos pensados nas fases de compra, ou seja, serem informativos, consultivos e facilitar a decisão do seu cliente.

E para criação de conteúdos próximos às intenções do usuário, com bom volume de audiência e otimizados para os mecanismos, estude e leve em consideração as palavras-chave. 

A palavra-chave é a intenção do usuário ou persona ao fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. 

Essa intenção pode envolver o desejo de descobrir ou solucionar um problema, de comparar opções, de entender e pontuar alternativas, entre outros motivos.

Você pode definir suas palavras-chave considerando seus objetivos de negócio, termos pelos quais seus clientes conhecem seu produto, pela quantidade busca que ela recebe no Google, pelas palavras que mesmo diferentes guardam a mesma intenção, entre outros formatos.

Produza conteúdos e veja seu valor aumentar!

Esse conteúdo pontuou tudo o que é importante e deve ser considerado e definido antes de iniciar a produção de conteúdo e trouxe ideias do que você pode escrever ou produzir para a internet.

Não deixe de se aprofundar nos temas levantados neste artigo e de entender sobre otimização para os mecanismos de busca, para que seus conteúdos alcancem sempre os melhores resultados. 

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal

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