Marketing humanizado: o que é essa estratégia e exemplos para se inspirar

O marketing humanizado é uma estratégia fundamental na criação da conexão entre marca e consumidor. Entenda essa tendência…

Marketing humanizado: o que é essa estratégia e exemplos para se inspirar

O marketing humanizado é uma estratégia fundamental na criação da conexão entre marca e consumidor. Entenda essa tendência que veio para ficar e se inspire com nossas dicas!

O que é marketing humanizado?

Imagine a seguinte situação: você faz um pedido no iFood e, na hora de recebê-lo, percebe que ele veio com uma com uma cartinha escrita à mão, personalizada com seu nome e te desejando uma boa refeição.

Essa é uma ação simples que utiliza da humanização com o cliente para criar um primeiro laço e conexão, com total foco na boa experiência e no encantamento do cliente.

Há diversos outros exemplos que nos dão ajudam a entender, como:

  • o garçom que sempre lembra seu nome e seus pratos favoritos;
  • o dono da padaria que conhece seus parentes e pergunta sobre eles;
  • a marca que lembra do seu aniversário e te deseja parabéns;
  • entre vários outros.

Se pararmos para observar no dia a dia, iremos reparar em diversas ações de marketing humanizado – sendo algumas delas feitas até mesmo de maneira não intencional!

Por que é importante tratar o cliente de forma cuidadosa?

O consumidor moderno evoluiu de diversas maneiras. Há alguns anos, ele não se preocupava tanto com a maneira que seria atendido. O foco era a entrega do produto/serviço em si.

Porém, essa não é mais a realidade. Com a forte concorrência, a transformação digital e diversos outros fatores, o consumidor se tornou mais criterioso e exigente, criando a preferência de estreitar relações com as marcas e conhecer mais sobre seus propósitos. E, ao mesmo tempo, desejando ter um atendimento cada vez mais humanizado. 

70% dos consumidores desejam uma interação humanizada com as marcas.

Fonte: Retail Drive

E, mesmo com esse novo cenário, muitas vezes os processos internos das empresas acabam sendo antiquados e burocráticos. Dessa forma, acaba-se esquecendo que o cliente não é apenas um número ou contrato, mas sim uma pessoa com sentimentos, desejos e sonhos.

Levando isso em consideração, desenvolver estratégias de conexão com o consumidor faz com que ele queira se relacionar mais com a marca e se aproximar da mesma, o tornando promotor  com o passar do tempo.

Marketing humanizado como estratégia de engajamento

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Em mercados altamente competitivos, é comum os clientes já terem tido experiências negativas com algumas empresas. Seja por um atendimento genérico ou por sentir que é apenas um número, essas ações impessoais causam um impacto extremamente negativo para qualquer marca.

Afinal, um dos principais motivos de um cliente trocar de empresa é a insatisfação, seja ela resultante de uma má experiência com o produto ou com outro aspecto na sua jornada de compra.

Há diversos exemplos de empresas no mercado que utilizam da humanização como estratégia de engajamento, como: Nubank, Boticário e Netflix. Essas empresas são exemplos do impacto da humanização no engajamento.

Quando observarmos a maneira que essas empresas lidam com seus clientes nas mídias sociais vemos que a interação do público é muito maior. As pessoas gostam de conversar com as marcas e, consequentemente, elas ficam na mente do consumidor.

Assim, na hora de escolher um novo produto ou serviço, elas são as primeiras que o cliente pensa em testar e conhecer de maneira mais aprofundada. E qual marca não gostaria de ser uma queridinha do público, não é mesmo?

Ações que transformam o consumidor em promotor da marca

É importante parar para observar como algumas marcas se importam com os clientes, de maneira inclusiva.

Não é segredo para ninguém que o mundo vem quebrando diversos paradigmas e preconceitos que foram construídos ao longo do tempo. Com base nesse cenário, é de extrema importância ver grandes empresas trazendo essa visão inclusiva para o público geral. 

Confira alguns exemplos:

1. Grupo Boticário: Dia dos Namorados 2021

O Grupo Boticário é um forte exemplo de marca inclusiva. Há diversas campanhas focadas na inclusão, como campanhas de dia dos pais e também de dia dos namorados. O exemplo mais recente é a última campanha de dia dos namorados feita pelo grupo: 

“Tá aí um sentimento que não há ninguém no mundo que explique, mas também não há quem não entenda. Tá aí a campanha de Dia dos Namorados do Boticário! Amor é Amor”

Gustavo Fruges, diretor de comunicação do Boticário (via LinkedIn)

2. McDonalds: campanha McDia Feliz

Há anos o McDonalds utiliza de uma campanha extremamente humana, o McDia Feliz. Criado pelo Instituto Mcdonald, o evento é a campanha mais expressiva do país voltada ao apoio às crianças e adolescentes com câncer.

Desde 1988 a campanha já arrecadou mais de R$200 milhões de reais, e todos os recursos obtidos com as vendas de Big Macs nesses dias são direcionados a instituições que trabalham para melhorar a vida das crianças com câncer.

Dicas para implementar o marketing humanizado

Conheça seu público e mercado

O primeiro passo para implementar uma estratégia mais humanizada de marketing digital é justamente conhecer seu público-alvo, explorando a fundo seus desafios e necessidades.

Rodar uma pesquisa de persona facilita muito essa implementação, já que ajuda a conhecer seu cliente, entender seus desafios, dificuldades e preocupações.

Além disso, entender como os outros concorrentes conversam com o público te dará a direção de como estabelecer seu tom de voz e como criar conteúdos encantadores para esse público.

Crie um storytelling

Conte a história da sua empresa, fale abertamente sobre os desafios que ela teve para chegar aonde está.

Para que seu público crie uma conexão profunda com a marca, é muito importante que o consumidor entenda mais sobre sua trajetória e se identifique com seus desafios, causas e propósitos.

Dicas finais

  • Tenha em mente que humanização tem mais a ver com pessoas do que com vendas. Isso fará com que valores como honestidade, verdade e empatia sejam evidentes em sua marca;
  • Crie e dê vida a um personagemHistórias encantam as pessoas, geram identificação e interação.
  • Entenda a dor do seu cliente, coloque-se no lugar dele e ofereça soluções inovadoras.
  • Cultive uma relação bilateral. Seja o melhor amigo do seu cliente!

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