Tudo o que você precisa saber para fazer uma automação de WhatsApp

Descubra o que a automação de WhatsApp pode fazer ao seu favor. Veja como ela pode ajudar a sua empresa. Faça o teste gratuito agora mesm

Tudo o que você precisa saber para fazer uma automação de WhatsApp

Descubra o que a automação de WhatsApp pode fazer ao seu favor. Veja como ela pode ajudar a sua empresa. Faça o teste gratuito agora mesmo

Ese você pudesse deixar seu WhatsApp automático, praticamente trabalhando por sua empresa? Automação de WhatsApp já é uma realidade que tem ajudado milhões de empresas em todo o Brasil.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a automação de WhatsApp não serve apenas para grandes empresas. Empresas de todos os segmentos e portes podem se beneficiar. Arrisco dizer que ela só não serviria se o seu público não utilizasse o WhatsApp.

Nesta leitura, você vai entender mais desse conceito, descobrir os benefícios de utilizar uma automação e também formas de aplicá-la na estratégia da empresa.

  • O que é automação de WhatsApp
  • Benefícios da automação
  • Como usar automação de WhatsApp para vendas
  • Como usar automação de WhatsApp para atendimento
  • Conecte seu número de WhatsApp a automação do Octadesk

Boa leitura!

O que é automação de WhatsApp

Pense na automação de WhatsApp como um portão automático. O portão automático se abre “sozinho” desde que você tenha um controle à disposição. No caso do seu aplicativo, ele não fará algumas ações se você não utilizar a ferramenta correta. Ficou fácil, né?

Primeiro vou te mostrar alguns benefícios e depois algumas funcionalidades que podem ser usadas para automatizar vendas e atendimentos, ok?

Benefícios da Automação de WhatsApp

1. Mais tempo

Hoje, um sistema de atendimento com chatbot integrado pode ajudar sua equipe e os clientes a economizarem um bom tempo.

Imagine que a equipe tenha que responder sempre as mesmas dúvidas. Em vez de usar o tempo para tarefas tão simples, é o chatbot que faz esse papel. O cliente recebe a resposta mais rápido e a equipe fica com um tempinho a mais para resolver problemas mais complexos.

2. Sem filas

Embora nós brasileiros estejamos acostumados a formar fila em qualquer lugar que vamos, ninguém merece estar em uma fila de atendimento na internet, certo? Até porque as filas online dão a impressão de levar ainda mais tempo do que parece.

A automação de WhatsApp serve justamente para isso. Para que os clientes não fiquem esperando tanto tempo para tirar uma dúvida, para ter uma resposta ou uma ajuda com uma compra.

3. Conhecimento na palma da mão

Você tem um produto ou serviço complexo? Que tal usar uma base de conhecimento para sanar as dúvidas dos clientes mais rapidamente? Por exemplo, um dos nossos clientes colocou uma base de conhecimento em seu site e disponibilizou um botão de WhatsApp no canto da página, caso ainda fosse necessário.

4. Múltiplos atendimentos

No telefone o atendente só poderá conversar com uma pessoa. Já no WhatsApp, poderá conversar com muito mais. Além disso, a automação de WhatsApp permite que apenas um número seja utilizado por diversas equipes de atendimento.

5. Transbordo simples

O transbordo nada mais é do que transferir o cliente que está sendo atendido por um robô para ter uma conversa com um agente humano. Aliás, tudo isso é feito de forma automatizada, onde os agentes nem precisam mexer os pauzinhos.

Tanto essa transferência de bot para humano quanto de humano para humano é simples. Sendo assim, os atendimentos são cada vez mais rápidos.

6. Autoatendimentos poderosos

Você já precisou pegar o código de rastreio de uma compra alguma vez, não é mesmo? Embora seja uma tarefa simples entre pegar o código no site e verificar o andamento no site dos Correios, a automação de WhatsApp também atua nesse cenário.

Mas, como isso é possível? Isso tudo é possível porque existe uma grande ajuda chamada Superintegrações. As Superintegrações servem para conectar o WhatsApp com outros sistemas que fazem parte do seu negócio. Ah, vale ressaltar que esses sistemas devem se comunicar via API.

Não só consultar dados simples como o dos Correios, mas também realizar agendamentos, emissão de boletos e muito mais. (Vou falar mais sobre isso, continua comigo!)

7. Distribuição de atendimentos automática

Essa funcionalidade é uma mão na roda. Imagine que existem 5 atendentes e 20 atendimentos. Se não houvesse uma distribuição automática desses contatos entre os atendentes, existiria uma fila imensa. Além disso, uma pessoa atenderia bem mais e outra menos.

Então, é por essas e outras que não dá para viver sem automação de WhatsApp. Você percebeu, né?

Como usar automação de WhatsApp para vendas

Você já viu o tanto de funcionalidade que um sistema de atendimento tem. Mas, é melhor ainda saber em quais ocasiões elas se encaixam.

E-commerces

Paula e Eduarda são donas de um e-commerce de joias no atacado e varejo, o Power Jewls. Embora tenham colocado diversas fotos e descrição nos produtos, elas são bombardeadas de perguntas, principalmente quando fazem algum tipo de anúncio. Além disso, muitas pessoas passam reto e sequer visualizaram as informações.

Para dar conta de todos esses atendimentos que bombardeiam seu WhatsApp, elas e a equipe passaram a especializar os atendimentos. Funciona assim:

Todas as vezes que um cliente entra em contato, um chatbot faz uma triagem. Se o cliente ainda não comprou e tem dúvidas, vai ser atendido por uma pessoa. Se já comprou e deseja fazer trocas ou devoluções, será atendido por outra pessoa. Caso queira comprar no atacado, com o time comercial.

Durante os atendimentos, o time fez um documento com as principais dúvidas dos clientes. Com isso, criaram um banco de dados com essas respostas. Agora, quando alguém pergunta, elas já tem a resposta na “ponta dos dedos”.

Quando os clientes recorrentes do atacado desejam fazer encomendas,  não precisam mais falar com alguém e fazer todo o trâmite. Basta que o Power Jewls utilize o WhatsApp integrado ao sistema do e-commerce, então, todas as encomendas são inseridas automaticamente.

Serviços

Carlos tem uma consultoria de Marketing Digital. Ele decidiu utilizar o  chatbot para WhatsApp para se conectar com seus clientes. Para isso, colocou o botão de WhatsApp em uma landing page e voilà!

O chatbot exibe uma sequência de mensagens onde as pessoas não precisam mais preencher cansativos formulários com seus dados pessoais. Além disso, elas conseguem falar diretamente com o time se for necessário. E quando um contato surge após o horário de atendimento, o chatbot direciona essa pessoa para materiais educativos de Marketing.

Viu só como a automação de WhatsApp está aí para facilitar a vida de empresas e clientes?

Como usar automação de WhatsApp para atendimento

Outros negócios

Pedro e Octávio são donos de uma clínica de fisioterapia, a Mova-se!. Para facilitar o agendamento das consultas, eles decidiram usar uma automação de WhatsApp que conecta o app dos clientes com a agenda do consultório. Dessa forma, as pessoas não perdem tempo fazendo ligações e aguardando por uma resposta enquanto alguém da recepção busca um horário.

Uma empresa de internet, a Conect também está usando as automações para fornecer um importante serviço: a 2ª via de boletos para os clientes. Antigamente, a empresa era bem burocrática nesse sentido. Às vezes, até demorava para responder o cliente e, quando ele percebia, o boleto já tinha vencido.

Agora, em um piscar de olhos, eles já podem tirar sua própria via. E em casos onde é necessário um desconto na mensalidade, o cliente consegue falar diretamente com uma pessoa do Financeiro pelo WhatsApp.

Uma faculdade está revolucionando a forma como o corpo docente realiza os agendamentos de férias. Já que o WhatsApp está no celular de todo mundo, por que não utilizá-lo para tornar alguns processos menos burocráticos? Com o sistema conectado ao WhatsApp, isso já é possível.

Como você pode ver, as possibilidades são infinitas!

* Histórias baseadas em casos reais de clientes

 

Conecte seu número de WhatsApp a automação do Clube

As automações são extremamente importantes tanto para facilitar a vida dos profissionais de vendas e atendimento quanto dos clientes.

Todo mundo quer fazer mais coisas com menos esforço e em menos tempo, isso é fato. Porém, as automações não servem apenas para facilitar. Elas potencializam as tarefas do dia a dia e resultam em mais pessoas atendidas, mais pessoas satisfeitas e vendas acontecendo mais rapidamente.

Se você deseja começar, mas ainda está em dúvida em como o Clube de Negócios pode ajudar o seu negócio, que tal experimentar a nossa solução?

Qual é a sua reação?

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