Como Ter um Ambiente Harmonioso no Escritório (e Home Office)

Ter um ambiente harmonioso, seja no escritório ou no home office, é algo que todo mundo deveria dar valor. E sabe por quê? Porque o ambiente de trabalho pode impactar diretamente no seu desempenho, na sua produtividade e até mesmo na sua motivação e felicidade! Por isso, se você quer render no trabalho e conseguir […]

Como Ter um Ambiente Harmonioso no Escritório (e Home Office)

Ter um ambiente harmonioso, seja no escritório ou no home office, é algo que todo mundo deveria dar valor.

E sabe por quê? Porque o ambiente de trabalho pode impactar diretamente no seu desempenho, na sua produtividade e até mesmo na sua motivação e felicidade!

Por isso, se você quer render no trabalho e conseguir entregar (ou até mesmo superar) o que foi proposto, é fundamental valorizar o ambiente em que você está.

Agora, como fazer isso? Como deixar um ambiente harmonioso?

É sobre isso que iremos te explicar no artigo de hoje!

Ambiente harmonioso: dicas para o escritório e o home office

Limpeza e organização

Se você quer ter um ambiente harmonioso, seja no escritório ou no home office, é imprescindível cuidar da limpa e organização dele.

Isso porque, se você trabalha em um ambiente sujo, bagunçado, com coisas jogadas e espalhadas por todo o lugar, como é que você irá se concentrar? Como é que você encontrará o que precisa? Será difícil, não é mesmo?

Portanto, para ter um ambiente harmonioso, procure manter as coisas em ordem, de modo que o seu trabalho também siga nesse mesmo caminho.

Pegou alguma coisa em uma gaveta? Ok, após usá-la, guarde-a no mesmo lugar. Derrubou algo no chão ou na mesa que acabou gerando uma sujeira? Ok, então limpe.

A organização e a limpeza não estão associados somente a harmonia e a aparência de um ambiente, mas também à saúde das pessoas que nela trabalham.

Por exemplo, quem tem problemas alérgicos e respiratórios pode sofrer com um ambiente cheio de poeira e mofo.

Iluminação

A iluminação no ambiente, seja no home office ou no escritório, é outro aspecto de suma importância para você se atentar.

Isso porque, a quantidade de luz que entra no ambiente, assim como a disposição dos pontos de iluminação, influenciam o seu desempenho, a sua produtividade e até mesmo a sua saúde.

Se você trabalha em um ambiente escuro, por exemplo, você pode se sentir mais para baixo, pouco motivado e disposto, e ainda ter problemas na visão, dores de cabeça frequentes, etc.

As cores escuras podem atrapalhar o seu  rendimento e trazer cansaço.

Portanto, procure deixar o ambiente com uma iluminação adequada, nem muito forte e nem muito fraca. 

Além disso, aproveite a iluminação natural, isto é, aquela que vem de fora. Você não precisa manter as luzes acesas o tempo todo. Procure ficar próximo a uma janela.

Agora, apesar de a luz natural ser ótima, nem sempre ela será o suficiente para iluminar o seu local de trabalho, por isso não se esqueça das lâmpadas (opte por aquelas que são brancas e frias).

E para que a iluminação em seu home office e/ou escritório seja a melhor e mais harmoniosa possível, vale a pena investir em um projeto luminotécnico.

Basicamente, com este projeto, profissionais conseguirão, por meio de análises, definir quais são os melhores tipos de iluminação para colocar em cada espaço do seu ambiente.

Temperatura

Trabalhar em um local muito quente (ou muito frio), é uma situação que também pode acabar comprometendo a harmonia de um ambiente.

Inclusive, a “briga pelo ar-condicionado” é algo que costuma acontecer bastante em muitas empresas pelo Brasil.

Sendo assim, procure encontrar um meio-termo. Por exemplo, em vez de deixar o ar-condicionado sempre com 18 °C ou 28 °C, mantenha-o em 23 °C. 

E se você trabalha sozinho, home office, você pode resolver essa questão com mais facilidade, por exemplo, abrindo uma janela, utilizando um ventilador (ou um aquecedor) ou o já citado ar-condicionado.

O importante, qualquer que seja a situação, é manter o ambiente em uma temperatura agradável e confortável, afinal, você irá passar horas e mais horas do seu dia nele.

Então, mantenha o espaço sempre bem ventilado e arejado, e deixe o ar circular.

Decoração

Outro aspecto que pode deixar (ou não) um ambiente harmonioso, é a decoração. 

Afinal, cores, objetos, quadros, prateleiras, nichos, armários, estantes, entre outros itens, podem influenciar a maneira como nos sentimos em um determinado lugar.

Sendo assim, procure decorar o seu ambiente de forma adequada, com cores mais neutras e suaves, e sem muitos exageros. Menos é mais.

Pense na beleza, mas também na funcionalidade do ambiente.

Elementos naturais

Para tornar o ambiente mais agradável, com uma sensação de leveza e bem-estar, é interessante investir em algumas plantas e flores no ambiente. 

Agora, nada muito excessivo, ok? Pense nesse aspecto apenas para dar um toque mais natural, puro e verde ao ambiente.

Dicas para o dia a dia: relações, interações, conversas, etc.

Até aqui, você conferiu algumas dicas essenciais a respeito do ambiente, da parte estrutural dele, para deixá-lo harmonioso.

Agora, além desses aspectos, é fundamental se atentar ao fator humano, ou seja, às pessoas – especialmente quando falamos sobre o escritório.

Sendo assim, para manter o ambiente harmonioso, além de valorizar os aspectos citados ao longo deste artigo, é de suma importância:

  • Realizar atividades de integração;
  • Recompensar o trabalho em equipe;
  • Evitar fofocas;
  • Resolver divergências na base do diálogo;
  • Exercitar a comunicação;
  • Fazer algumas pausas ao longo do dia;
  • Comemorar conquistas;
  • E tratar a todos igualmente!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow