Aprenda Como Montar um Delivery em 10 Passos práticos

Hoje o delivery não é considerado apenas mais uma forma de entrega, mas também um “ponto de contato” da marca com o cliente. Por isso muitas empresa pesquisam como montar um delivery. Além disso, é essencial que a experiência seja positiva do início ao fim, até para que exista a recompra e fidelização do cliente.  […]

Aprenda Como Montar um Delivery em 10 Passos práticos

Hoje o delivery não é considerado apenas mais uma forma de entrega, mas também um “ponto de contato” da marca com o cliente. Por isso muitas empresa pesquisam como montar um delivery.

Além disso, é essencial que a experiência seja positiva do início ao fim, até para que exista a recompra e fidelização do cliente. 

Neste caso, se você pretende montar um sistema de entrega do seu negócio atual, ou mesmo montar um serviço de entrega do zero, saiba que existem alguns pilares que você precisará seguir para ter um delivery de sucesso. 

Tais pilares vão nortear o caminho a seguir, para evitar custos não previstos no investimento para montar o delivery. 

Para te ajudar, neste artigo vamos te mostrar um Passo a Passo como todos os pilares essências para montar um sistema de entrega de sucesso. 

Vamos lá?

Atendimento Delivery: Por que investir neste serviço?

Como você já deve ter percebido, a demanda pelas refeições entregues na porta de casa ou do trabalho é bem grande, ainda mais nos grandes centros. 

Atualmente, o ritmo de vida frenético, a presença das pessoas no trabalho o dia inteiro, a família só se encontrando na hora do jantar e nos finais de semana atingem diretamente o comportamento de todos.

Assim, para acompanhar a vida moderna, um serviço de delivery de comida tem tudo a ver com esse momento. 

Nós brasileiros nos adaptamos a esse tipo de comportamento por décadas e pizzarias, hamburguerias e outros estabelecimentos do ramo de entrega de comidas e lanches, também acabaram definindo um padrão de atendimento e serviços muito eficiente. 

Porém, nos últimos anos, a tecnologia dos aplicativos de delivery mexeu de forma significativa com o mercado.

Hoje, por exemplo, os negócios virtuais são uma tendência que vieram para ficar, muito pela comodidade que os consumidores estão buscando. 

Neste caso, para que a empresa comece a oferecer o serviço de delivery, a primeira coisa que deve ser feita é desenhar o modelo de negócios que se pretende trabalhar e fazer um bom planejamento, analisando a capacidade de produção e entrega.

Conheça agora o passo a passo de como criar seu serviço de entrega rápido.

Como montar um delivery em 10 passos a passos práticos

1. Faça uma pesquisa sobre o negócio que pretende abrir

Na fase de planejamento, a primeira coisa que você deverá fazer é uma pesquisa de mercado. 

Fazer essa pesquisa é essencial para saber se os clientes realmente vão pedir o seu produto via delivery.

Essa pesquisa também vai dar a informação sobre seus concorrentes, ou seja, as pessoas vão te falar quais são as empresas que já entregam o produto que você deseja colocar no serviço de delivery.

Se inspire com Ideias para Delivery.

2. Defina o Público Alvo

Definir o público alvo é necessário para saber quem serão as pessoas que irão comprar seu produto.

Esse levantamento vai ser usado pelo Marketing para a divulgação do seu delivery.  

Lembre-se que, o marketing do seu delivery deverá ser voltado especificamente para essas pessoas.

3. Decida onde será a localização

Aqui você deve decidir onde será a localização, outra questão, é decidir se o seu delivery ficará no mesmo local que a sua loja física onde você atende os clientes.

Como o atendimento delivery têm dinâmicas diferentes, o ideal é que fiquem separados, mas se não for viável, separe pelo menos, as pessoas que cuidarão do delivery, das que cuidarão no estabelecimento, assim como, um espaço interno separado para os dois processos.

4. Faça os investimentos necessários 

Depois de ter escolhido o ponto, você precisará fazer os investimentos necessários para montar a loja e começar os trabalhos do seu delivery.

5. Escolha os fornecedores 

Outro passo fundamental é a escolha dos fornecedores, primeiro para entregar produtos de qualidade, segundo para não atrasar nas entregas e não te deixar na mão quando você mais precisar.

Por isso, faça cotações e escolha bons fornecedores de materiais para seu delivery. 

6. Invista em múltiplos canais de comunicação 

É importante que o cliente tenha múltiplos canais de comunicação com a empresa para que assim, todas as dúvidas possam ser tiradas. 

Por isso, o investimento em telefones para SAC e redes sociais, inicialmente, são muito recomendados.

É normal que as pessoas tenham dúvidas específicas a respeito do delivery apenas ao olharem o site. 

Por isso, invista em um número de telefone para que o cliente possa entrar em contato. 

Além disso, outros exemplos são os contatos telefônicos que podem ser feitos com os clientes caso a compra não seja recorrente.

7. Crie um portfólio 

É essencial criar um portfólio. Porém, para iniciar sugerimos que a empresa trabalhe com o portfólio reduzido para as vendas do delivery e vá testando e recebendo feedback dos clientes sobre o que eles sentem falta e o que pode ser melhorado. 

Isso irá minimizar a chance de erros e ajuda o delivery a crescer dentro daquilo que agrada mais os clientes.

8. Trabalhe o pós-vendas do seu negócio

A ideia aqui é que você trabalhe o pós-venda no seu negócio, especificamente na fidelização para manter os clientes sempre por perto e comprando com você. 

Não se esqueça que, vender para um cliente já existente é mais barato do que vender para um novo cliente.

Hoje através da plataforma delivery é totalmente possível criar programas de fidelidade automatizados direto pelo aplicativo.

Além disso, essas estratégias podem ser otimizadas graças ao advento de novas tecnologias. 

9. Trabalhe com um programa de fidelidade eficiente

O Clube de Negócios permite que seu estabelecimento lance um programa de fidelidade inteligente e automatizado, que elimina a necessidade do cartão fidelidade de papel e começa a capturar os clientes apenas com seu número de telefone. 

O StayApp cria mensagens automáticas para esse telefone, de acordo com o comportamento de compra e recompra desse consumidor, para fazê-lo comprar mais vezes de você.

E no final, alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa.

10. Utilize ações de SMS Marketing

Estamos em um momento de vulnerabilidade econômica no qual é necessário agilidade para conter a situação.

Diversas empresas foram obrigadas a fecharem suas portas nesse momento de grande dificuldade, no entanto, o delivery ainda é permitido e é aí que você deve começar a investir o seu tempo.

Mas como aumentar o faturamento sem precisar dividir seu caixa com aplicativos como IFood e Uber Eats?

Fácil, por meio de uma estratégia eficaz de SMS disponível na plataforma StayApp.

E para te ajudar nisso, criamos um e-book completo sobre isso.

Este Ebook tem como finalidade dar dicas de como fazer um SMS marketing eficiente além de mostrar mensagens prontas e seus respectivos ROIs (Retorno Sobre Investimento)

Conclusão

E aí o que achou do artigo? 

Conforme você pode verificar durante a leitura deste artigo, os serviços delivery tem se tornado cada vez mais útil para os consumidores. 

Hoje o conforto oferecido pelo delivery é capaz de encantar muitos clientes. 

Porém, como você pode perceber, apesar de muito eficiente, montar um serviço de entrega rápido e lucrativo demanda muito planejamento e organização. 

Neste caso, para ter sucesso em seu negócio comece a aplicar as dicas que foram passadas neste artigo. 

Basta seguir as dicas e orientações que foram passadas e, as chances de sucesso com o seu delivery serão enormes. 

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. 

Até a próxima! 

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