Chatbot de e-commerce: conversas que vendem mais

Na era da transformação digital, os chatbots ou bots são softwares que usam automações para simularem conversas com seres humanos. Principalmente depois da pandemia, eles se tornaram ferramentas inovadoras em diferentes setores. Afinal, as empresas começaram a se adaptar ao mundo digital e reconheceram que os chatbots conseguem gerar valor. Para as lojas virtuais, ou […]

Chatbot de e-commerce: conversas que vendem mais

Na era da transformação digital, os chatbots ou bots são softwares que usam automações para simularem conversas com seres humanos.

Principalmente depois da pandemia, eles se tornaram ferramentas inovadoras em diferentes setores. Afinal, as empresas começaram a se adaptar ao mundo digital e reconheceram que os chatbots conseguem gerar valor.

Para as lojas virtuais, ou e-commerces, os chatbots conseguem usar Inteligência Artificial (IA) para auxiliar em inúmeros processos. Por exemplo, um chatbot de e-commerce consegue atender clientes em tempo real, oferecer suporte e até mesmo realizar vendas.

Continue a leitura e descubra todos os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio!

Chatbot de e-commerce: os principais benefícios

Quem trabalha com vendas sabe a importância de ter boas ferramentas. Nas lojas virtuais, mesmo que a venda aconteça online, o atendimento também faz toda a diferença. Confira as principais vantagens de um chatbot de e-commerce.

1. Atendimento rápido

Uma das maiores vantagens de um chatbot de e-commerce é a agilidade no atendimento. Se um chat online coloca os clientes na fila para falar com atendentes, um chatbot consegue realizar o atendimento todo sozinho.

Com isso, as filas diminuem, assim como o tempo de espera dos clientes é reduzido.

2. Aumente as vendas

imagem para ilustrar chatbot de e-commerce

Embora o e-commerce já tenha os produtos nas vitrines, um chatbot consegue aumentar as vendas. Isso porque ele pode ser implementado em vários canais de comunicação, como o WhatsApp, e automatizar o processo de vendas por conversas.

Atualmente, o WhatsApp já possui a função Business Search, que permite encontrar empresas dentro do próprio aplicativo.

Se essa funcionalidade se juntar a um chatbot, os clientes poderão fazer todo o processo de compra diretamente pelo aplicativo, de forma automática.

3. Redução de custos

Além dos ganhos de tempo, um chatbot de e-commerce também pode gerar economias. Apesar dos custos iniciais da implementação, as automações são muito mais eficazes do que outros métodos de comunicação.

Além disso, com os chatbots, é possível criar estratégias de marketing personalizadas e gerar mais oportunidades de negócios. Tudo isso em uma única plataforma que permite desenvolver e gerenciar os chatbots.

4. Atendimento personalizado e humanizado

Outro benefício de um chatbot de e-commerce é que essa ferramenta possibilita a personalização do atendimento. Ou seja, quanto mais um usuário conversa com o bot, mais a ferramenta aprende e se adapta.

chatbot de ecommerce img - Chatbot de e-commerce: conversas que vendem mais

Por isso, mesmo que seja um software conversando do outro lado, a sensação é a mesma de estar falando com uma pessoa.

5. Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana

Além de responder os usuários em um Blip, um chatbot para e-commerce poderá oferecer atendimento a todo momento.

Ou seja, os clientes não deverão esperar o horário comercial para encontrarem o atendimento necessário.

No caso das vendas, esse pode ser um grande diferencial, pois os clientes conseguirão tirar dúvidas e até mesmo receber suporte quando precisarem.

6. Melhor experiência do usuário

Como já mencionamos, o atendimento ao cliente vai além de um diferencial para o negócio. Na verdade, é um fator definitivo nas decisões de compras dos consumidores.

Ao proporcionar um atendimento rápido, assertivo e que gere resultados, os clientes terão uma melhor experiência com os produtos e serviços.

Atualmente, uma das tendências mais fortes entre as empresas é garantir a melhor experiência do usuário.

7. Gere dados com as conversas

Uma boa plataforma de atendimento pode levantar dados importantes para o seu negócio. Um chatbot para e-commerce pode, por exemplo, levantar os números que comprovam as vendas feitas após as interações.

Além disso, é possível saber que tipo de solicitação as pessoas tendem a levar aos chatbots.

8. Campanhas de marketing mais criativas

Um chatbot para e-commerce possibilita a criação de campanhas de marketing originais e personalizadas.

Por exemplo, é possível aproveitar datas comemorativas para criar campanhas e distribuir cupons exclusivos. Além disso, por ser um canal de comunicação, é possível se aproximar dos clientes e conhecê-los melhor.

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Como implementar chatbots para e-commerce

Se chegou até aqui, já conhece o potencial dos chatbots para aumentar as vendas e criar conversas inteligentes.

Muito além de uma tendência, essa ferramenta possibilita inovações constantes e é capaz de otimizar os processos de sua loja virtual.

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O próximo passo para implementar um chatbot para e-commerce é conhecer as soluções de Take Blip para sua empresa. Há mais de 20 anos no mercado, ajudamos outras empresas a criarem conversas inteligentes com os seus clientes.

Com nossas soluções, você consegue atender seus clientes em tempo recorde e aumentar as vendas significativamente.

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