Margem de Lucro no Delivery: Aprenda a Calcular a Sua!

Qualquer empresa, independente do ramo, precisa administrar muito bem os seus gastos se quiser que o negócio cresça e, acima de tudo, que o faturamento seja cada vez maior. Além disso, quando falamos de empresas alimentícias e delivery, talvez esse controle seja ainda mais importante.  Primeiramente, esse cálculo ajuda no controle sobre todas as suas […]

Margem de Lucro no Delivery: Aprenda a Calcular a Sua!

Qualquer empresa, independente do ramo, precisa administrar muito bem os seus gastos se quiser que o negócio cresça e, acima de tudo, que o faturamento seja cada vez maior. Além disso, quando falamos de empresas alimentícias e delivery, talvez esse controle seja ainda mais importante. 

Primeiramente, esse cálculo ajuda no controle sobre todas as suas vendas e, em hipótese alguma, deve ser dispensado. A margem de lucro é a responsável por revelar o retorno obtido pelos seus investimentos, ou seja, é extremamente necessária para calcular o faturamento da empresa.

O que é o lucro?

O lucro nada mais é que o rendimento do seu negócio, ou seja, é o retorno financeiro que vem como consequência do trabalho. Em palavras mais simples, é o seu faturamento. 

Além disso, existem dois tipos de lucros mais comuns e que, certamente, você pode ter contato. Elas são:

  • Lucro normal: esse é o tipo de lucro necessário para manter a empresa funcionando normalmente, sem o risco de ir à falência. Ou seja, o lucro normal é o custo de funcionamento do seu negócio.
  • Lucro econômico:nesse é o lucro adicional. Ele pode ser calculado subtraindo o lucro normal da receita total, assim Receita TotalLucro Normal = Lucro Econômico

O que é a margem de lucro?

Agora que está mais claro o que é o lucro na sua cabeça, você sabe definir o que é a margem de lucro?

A margem de lucro é o valor que corresponde à diferença entre quanto é ganho na venda do item e seu custo base. Para calculá-la você pode usar a seguinte equação:

  • Faturamento (Total Ganho) – Despesas (Total Gasto) = Margem de lucro

Você pode perceber que para calcular a margem de lucro, você pode inclusive fazer o cálculo de produto por produto. 

Por exemplo, vamos supor que o seu delivery vende cachorro-quente. Você gasta 10 R$ para fazer um cachorro-quente, e o vende por 15 R$. Você faria conta da seguinte forma;

  • 15 R$ (Total recebido) – 10 R$ (Total Investido) = 5 R$ (Margem de lucro sobre o produto)

Apesar de mostrarmos o cálculo feito em reais, a margem de lucro normalmente é feita em porcentagem. Como nesse caso o lucro é metade do valor investido, a margem de lucro em relação ao gasto, é de 50%.

Calculando a margem de lucro do seu delivery

Agora que você sabe calcular a margem de lucro por produto individual, saiba que o essencial é também calcular a margem de lucro total da sua empresa, ou seja, das suas vendas mensais. 

Você deve estar se perguntando: como fazer isso? É simples, basta dividir o lucro pelo faturamento e depois multiplicar por 100. Veja o exemplo:

  • Faturamento: 500R$, Despesas: 300R$, Lucro: 200R$ / (200 Lucro ÷ 500 Faturamento) x 100 / (0.4) x 100 = 40%

No exemplo acima, a margem de lucro é de 40%. Apesar do exemplo, saiba que para calcular a sua margem de lucro com precisão é necessário conhecer bem os seus gastos. Só assim você irá saber ao certo o valor final das suas despesas. Portanto, sempre leve em consideração:

  • Gastos com Ingredientes ou Matéria Prima;
  • Custos Operacionais;
  • Custos de Depreciações e Amortizações;
  • Impostos e Despesas Tributárias.

Importância de calcular margem de lucro do seu delivery

Primeiramente, calcular a margem de lucro é importante para descobrir e acompanhar o que você ganha em relação ao que gasta para fazer a mercadoria e/ou serviço oferecido. 

A margem de lucro permite que você consiga saber a quantas anda seu negócio, como também verificar qual é o saldo positivo, quais os ganhos reais.

Conseguir uma boa margem de lucro é conseguir vislumbrar crescimento e  expansão, garantindo estabilidade econômica e aumentando capital disponível para investimentos.

Além disso, lembre-se de recalcular a sua margem de lucro conforme os valores forem mudando.

3 maneiras de aumentar margem de lucro do seu delivery

Agora você sabe tudo sobre a margem de lucro, desde o que é até como fazer o cálculo. 

Fazendo a conta, percebeu que a margem de lucro do seu delivery não está muito boa? Ou está tudo ok, mas você quer aumentar ainda mais? Não é impossível aumenta-la. 

Aumentar a margem de lucro é o desejo de todas as empresas, e existem estratégias que podem ajudar nesse ponto. 

Dito isso, separamos três estratégias interessantes para aumentar a sua margem de lucro. 

1 – Fidelização de clientes

Qual a melhor coisa para aumentar a sua margem de lucro? Simples, investir no seu bem mais precioso, os clientes. 

Um cliente ativo vale muito mais que novos clientes. Ele vai comprar no seu delivery com uma constância, podendo ser considerado fiel. 

Além disso, ele também vai fazer publicidade gratuita do seu negócio. Ou seja, esse é o cliente que você mais precisa buscar ter.

Para fidelizar um cliente, comece tendo o melhor atendimento possível. Pense em todos os detalhes desse atendimento, desde a facilidade de fazer a compra até mesmo na velocidade da entrega. Lembre-se que a qualidade do produto tem a mesma importância que um atendimento bom e personalizado. Todo mundo gosta de se sentir especial. 

Para isso, preste atenção nos feedbacks de todos os seus clientes, eles mesmos vão te dizer o que melhorar.

Por fim, faça ações especificamente voltadas aos seus clientes ativos, como newsletters, cupons de desconto ou programas de fidelidade. 

Se quer aplicar um programa de fidelidade, e não sabe como, a StayApp pode te ajudar nessa parte, oferecendo uma assessoria que vai aumentar, e muito, sua margem de lucro. 

2 – Divulgação

Agora que você já está focando nos seus clientes ativos para aumentar sua margem de lucro, pode investir um pouco para conseguir mais clientes. 

A melhor forma ainda é a velha e boa divulgação. A forma mais eficaz é investir nas suas redes sociais, pois nela é onde estará grande parte dos seus novos clientes. 

Apesar disso, você também investir em panfletos, marketplace e promoções. 

3 – Plataformas

Ao escolher suas plataformas para venda online, é importante optar por uma que não cobre comissões sobre vendas. Assim, o seu custo será fixo e consequentemente, quanto mais você vender, maior o lucro.

A StayApp oferece exatamente isso. Nós não cobramos comissões sobre suas vendas, possibilitando uma margem de lucro ainda maior para você.

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