Lista de Transmissão WhatsApp: Dicas para Vender Mais no Delivery
Atualmente, nos tempos da pandemia de coronavírus (Covid-19), é imprescindível que as lojas se adaptem e consigam realizar vendas online e entregas delivery – exigência que os tempos modernos, por si só, já cobram do empreendedorismo. Além disso, o contato com o cliente passa a ser, quase que inteiramente, pela internet. Ou seja, o uso […]
Além disso, o contato com o cliente passa a ser, quase que inteiramente, pela internet. Ou seja, o uso de aplicativos, sistemas e redes sociais tornam-se vitais para o funcionamento do seu estabelecimento. Um dos destaques, é o WhatsApp, onde você conversa diretamente com os seus clientes.
De com acordo com o próprio WhatsApp, as Listas de Transmissão são um conjunto de destinatários pré-determinados para que você possa enviar mensagens repetidamente. Com isso, não é preciso selecionar os contatos novamente toda vez que quiser enviar algo novo.
Listas de transmissão – O que é?
Primeiramente, você sabia que o engajamento pelo WhatsApp é incrivelmente alto? Cerca de 98% das mensagens enviadas, são abertas e, sobretudo, lidas. Apesar do medo de alguns empreendedores de usar a rede social, os clientes esperam que as empresas abram essa linha de diálogo.
A ferramenta pode ser útil de várias maneiras. Como, por exemplo informar sobre um novo serviço ou produto aos seus clientes interessados. O que eu quero dizer é que você, como empreendedor, precisa incluir marketing, vendas e atendimento .
Lista de transmissão e Grupos – Qual a diferença?
O WhatsApp possui dois recursos que permitem enviar mensagens para mais de uma pessoa simultaneamente:
- criação de grupos;
- listas de transmissão.
Primeiramente, os grupos funcionam como salas de bate-papo, onde todo mundo pode compartilhar informações, da mesma forma como as pessoas podem ver as informações umas das outras. Em contraste, a transmissão envia a mesma mensagem individualmente para cada usuário adicionado e ela.
Ou seja, se alguma empresa te envia uma mensagem por lista de transmissão, você receberá uma mensagem individual. É como se você tivesse recebendo a mensagem de um amigo, com uma diferença: essa mesma mensagem foi mandada para outros clientes ao mesmo tempo.
Além disso, os demais destinatários que estão na lista de transmissão não tem qualquer contato, nem informações ou detalhes uns dos outros. Se você recebeu uma mensagem de lista de transmissão, você nunca saberá quem também recebeu a mesma mensagem.
Ou seja, ao invés de usar grupos, de uma forma muito amadora, não exite em usar a lista de transmissão, para WhatsApp Business, para entrar em contato com os seus clientes.
Como criar uma lista de transmissão
Existe duas formas de criar uma lista de transmissão: uma para android e outra para IOS. Veja como fazer nos dois casos.
1 – Como criar lista de transmissão no Android
- Abra o WhatsApp no seu dispositivo;
- Toque no ícone de três pontos no canto superior direito;
- Selecione “Nova Transmissão”;
- Você será direcionado para seus contatos do WhatsApp;
- Selecione as pessoas que você deseja adicionar;
- Toque no botão OK;
- Está pronto!
2 – Como criar lista de transmissão no IOS
- Toque na guia Chats na parte inferior;
- Selecione a opção Broadcast Lists (Lista de Transmissão) no canto superior esquerdo;
- Toque em Nova Lista na parte inferior.;
- Selecione seus contatos;
- Toque em Criar;
- Está pronto!
Como editar lista de transmissão
Após criar uma lista de transmissão, você pode incluir novos membro, excluir contatos e mudar informações. Faça o seguinte:
- Acesse suas listas de transmissão;
- Na lista que deseja editar, toque no símbolo (i);
- Selecione o que deseja editar;
- Edite!
4 dicas para vender mais com lista de transmissão
Agora que você já sabe o que é uma lista de transmissão, sua importância e como fazer, precisa colocar a sua ferramenta nas suas estratégias empresariais.
Tomando alguns cuidados, você irá conseguir vender mais. Para isso, não deixe de seguir as dicas especiais que separamos para você. Veja a seguir:
1 – Permissão do cliente
Antes de entrar em contato com seus clientes por meio do WhatsApp, é preciso ter a permissão dos seus contatos para contatá-los.
Não ignore a importância da permissão, uma vez que sem a permissão dos destinatários, você estará enviando Spam e poderá sofrer penalizações por meio do aplicativo.
Ou seja, essa ferramenta é perfeita para ser usada com clientes fiéis, que querem manter a linha de diálogo aberta com você.
2 – Contatos com seu número salvo
Garanta que seus clientes e leads tenham seu número salvo no WhatsApp como um contato. Sem isso, suas mensagens não serão recebidas.
É indicado que assim que o lead chegue a sua base você entre em contato individualmente e solicite que ele salve seu número.
Crie uma boa proposta de valor que realmente estimule o usuário a salvar seu contato e permita esse relacionamento.
3 – Segmentação de clientes
O envio de WhatsApp em massa não é indicado. A segmentação de lista é o agrupamento de contatos em grupos pequenos para fornecer a eles conteúdo mais relevante. Veja um exemplo:
- Clientes;
- Leads;
- Prospects.
A segmentação de listas ajuda você a aumentar as taxas de conversão da estratégia.
4 – Estratégia em mente
Sobretudo, é hora de organizar uma estratégia. Por exemplo, você precisa pensar: que tipo de conteúdo é interessante para cada grupo segmentado que você criou?
Inclua as estratégias do WhatsApp em seu plano de marketing, vendas e atendimento. Além disso, organize um calendário editorial, suas ofertas e use o canal para distribuir suas ações.
Qual é a sua reação?