Instagram remove vídeos do Reels e Stories que usam músicas de fundo
Instagram remove vídeos do Reels e Stories que usam músicas da biblioteca como fundo para vídeos. Usuários vão a rede reclamar.
Usuários do Instagram começaram a receber avisos por e-mail e através do próprio aplicativo informando que houve uma violação de direitos autorais sobre a música usada como fundo em vídeos do Reels e Stories. Mesmo que o usuário conteste a acusação, nada acontece.
O Instagram não explica o motivo da suposta violação, já que as músicas usadas em vídeos do Reels, por exemplo, são aquelas que a própria rede social fornece e até recomenda ao usuário. O aviso inclui a lista com todos os países que a música usada como fundo foi requerida pelo autor.
Vale reforçar que para um melhor alcance na publicação de vídeos do Reels o usuário pode usar músicas populares. Para isso, a rede social conta com a própria biblioteca de músicas para o usuário poder usá-las nos vídeos gratuitamente.
Instagram remove vídeos do Reels e Stories que usam músicas de fundo
O problema parece afetar vídeos mais antigos e populares que usam músicas da biblioteca do Reels. Recentemente, um de nossos vídeos do Reels foi removido da plataforma por uma “suposta violação de direitos autorais”. O vídeo em questão era original, com um breve review do iPhone SE, e a música usada como fundo era da própria biblioteca do Instagram. Além disso, viemos receber o aviso depois de 6 meses em que o vídeo foi publicado.
Na ação, o usuário só tem duas opções: remover o vídeo ou enviar um pedido de contestação. A segunda opção não muda o status do problema e o vídeo continua bloqueado na rede — o que acabou gerando insatisfação ao público da rede.
O problema deve afetar todas as contas do serviço que usam músicas de fundo nos Stories e no Reels. Usuários foram ao Twitter reclamar sobre o problema que por sinal está afetando a todos os criadores de conteúdo da rede social da Meta.
Com isso, é importante alertar sobre o uso de músicas do Reels, já que mesmo que o usuário busque por músicas licenciadas da biblioteca, ainda assim, é possível sofrer uma penalização por violação de direitos do autor.
Essa matéria será atualizada conforme tivermos mais informações sobre o problema.
Qual é a sua reação?