Script de vendas pelo WhatsApp: aumente suas vendas em 5 passos

Quer vender mais? Um script de vendas pelo WhatsApp pode ajudar você a alcançar resultados incríveis pelo aplicativo. Confira como fazer o seu!

Script de vendas pelo WhatsApp: aumente suas vendas em 5 passos

Todo mundo deve ter aquele script de vendas de estimação, certo? Seja no telefone, e-mail, redes sociais e, principalmente no WhatsApp.

É certo que cada canal de comunicação tem suas próprias particularidades e nem sempre é possível aplicar tudo o que se sabe em todos eles. Mas hoje, você vai aprender a criar um Script de vendas pelo WhatsApp, alguns exemplos e erros comuns ao criar um!

Acompanhe comigo!

O que é script de venda?

É provável que você saiba o que é um script, mas eu, que adoro explicar as coisas, quero ter certeza que eu e você estamos na mesma página. Ok? Se você já souber, pode passar para o próximo tópico.

O script de venda é um documento que pode ser feito em diversos formatos, cujo intuito é orientar vendedores, atendentes e consultores a respeito de como lidar com um cliente. O objetivo, geralmente, é que o cliente feche um negócio.

Bradley Cooper sentado lendo um livro

Sendo assim, o script de vendas pelo WhatsApp tem como objetivo prender a atenção ao que você diz e incentivar o cliente a comprar seu produto ou serviço. Fácil, né?

Como criar um script de vendas pelo WhatsApp?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Como criar um script de vendas pelo WhatsApp? Vou te dar alguns direcionamentos que irão dar sentido para seu texto.

1. Público

Esse é o principal item da sua lista. Por quê? Porque o seu público vai determinar a sua linguagem. Por exemplo, se o público é jovem e descolado, imagine um texto assim:

Prezado, como posso ajudá-lo?

É, fica bem estranho. Essa forma de escrita não aproxima o consumidor da sua empresa. Ou imagine que o seu público sejam pessoas mais simples que não tiveram a oportunidade de terminar o ensino médio. Não faz sentido utilizar palavras difíceis para falar com eles, certo?

2. Objetivo

Sim, o seu objetivo é vender ou influenciar alguém a agir. No entanto, é comum a gente se empolgar e falar tantas coisas legais no script, menos o que realmente interessa.

Certa vez, estava escrevendo um script para o nosso chatbot da Octadesk. Fui divertida, dentro dos padrões da nossa marca e no final, faltou o principal: pedir para as pessoas realizarem um teste gratuito (meu objetivo).

Seu objetivo principal é vender, mas para isso, precisa que as pessoas tomem alguma atitude. Qual é essa atitude? Baixar um material de Marketing? Fazer um teste grátis? Falar com um consultor? Acessar o site e ver promoções? Enfim, tenha em mente o objetivo porque ele vai nortear a conversa também.

3. Etapas

Agora, é o momento em que seu script de vendas pelo WhatsApp começa a fazer sentido.

  • Saudação: quando o cliente entra em contato, você deve ser cordial e mostrar empolgação (na medida!). Se apresente e pergunte o nome da pessoa porque isso vai ajudar a estabelecer uma conexão.
  • Investigação: caso o cliente já não tenha introduzido o assunto, você pode perguntar como pode ajudá-lo.
  • Confirmação: depois de entender como pode ajudar, confirme a informação e os dados do cliente.
  • Informação: informe quais são os passos que você ou o cliente devem realizar em relação a essa demanda.
  • Oferta: incentive o fechamento de uma compra/contrato com cupons de desconto, condições especiais ou apenas utilizando técnicas de vendas.
  • Fechamento: se coloque à disposição para responder outros questionamentos do cliente e depois finalize se despedindo e agradecendo o contato.

4. Revisão

Uma vez feito seu script de vendas pelo WhatsApp, revise o conteúdo e entenda se precisa de reajustes ou não. E claro, continue revisitando esse script porque você pode descobrir novos pontos de melhoria que farão toda a diferença.

5. Treinamento

Treine sua equipe. O foco do script de vendas pelo WhatsApp não é fazer com que as pessoas decorem, mas que elas saibam como agir em diferentes situações.

Sabe aquele ditado que diz: “a prática leva à perfeição”? Então, seja praticando entre o time ou com os clientes, lembre-se que a constância é essencial nesta parte.

Quais exemplos de script de vendas pelo WhatsApp você pode usar?

1. Script para orçamento

Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Eu sou [nome do consultor] da [nome da empresa]. Vi a solicitação de orçamento que você fez e a partir de agora sou seu consultor. Me conta um pouco mais sobre o que você precisa!

Depois que a pessoa contar o que precisa, você apresenta a solução e cria um incentivo para que ela feche a compra.

[Caso não haja resposta]

Olá! Você já encontrou o que estava buscando? Qualquer coisa que precisar, é só me chamar por aqui, combinado?

2. Script para vendas consultivas

Na Octadesk, utilizamos muito o WhatsApp para falar com os potenciais clientes. Uma de nossas abordagens funciona assim:

Olá, tudo bem? Me chamo [nome do consultor]. Vi que você iniciou um teste no sistema. Posso te ajudar em alguma coisa?

Quando as pessoas respondem, elas costumam ter dúvidas a respeito da ferramenta e de suas funcionalidades. Para enviar respostas mais rápidas para eles, cada consultor gravou série de vídeos curtos e explicativos que abordam as principais dúvidas. E usam assim:

[Nome da pessoa], eu fiz um vídeo que explica exatamente o que você precisa saber. Posso enviar para você?

Além de vídeos, também utilizamos imagens e materiais complementares do próprio blog, caso a pessoa ainda não tenha tomado uma decisão.

3. Script para vendas em e-commerce

Quando um potencial cliente entra em contato para tirar uma dúvida e realizar uma compra, é possível incentivar ainda mais compras de tickets maiores.

Cliente: Olá, tenho dúvida sobre a tabela de tamanhos desta peça X.

Atendente: Olá! Aqui está a tabela de tamanhos. O que falta para fechar sua compra com a gente?

Se a pessoa levantar alguma objeção como o preço, você pode oferecer cupons de desconto, frete grátis ou até programa de fidelidade (se sua margem de lucro permitir isso, claro!). Se não for possível, comente sobre as possibilidades de usos e combinações e como a pessoa vai se sentir adquirindo o produto.

4. Script para follow up

Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem?

Nos falamos na semana passada, mas você ainda está em dúvida sobre qual produto escolher. E aí, conseguiu decidir ou precisa de uma ajudinha?

Ou no caso da venda de serviços:

Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? 

Na semana passada enviei um material para você sobre os nossos serviços. Você conseguiu ver? O que achou? As vagas estão esgotando, então pensei em te relembrar do nosso papo!

5. Script de prospecção

Fala, [nome da pessoa], tudo bem com você?

Meu nome é [nome do consultor], [nome do cargo] na [nome da empresa]. Por aqui nós ajudamos empresas venderem mais e atenderem melhor. Podemos conversar sobre seus desafios do momento? Tenho certeza que posso ajudar!

Erros comuns ao fazer um script de vendas pelo WhatsApp

É muito comum ver scripts de vendas pelo WhatsApp que são praticamente o discurso perfeito, porém, a empresa peca em outros aspectos. Quer saber mais sobre eles?

Tempo de resposta alto

O tempo de resposta conta muito. Embora a primeira resposta tenha um impacto na experiência do cliente, é preciso cuidar para que todo o atendimento seja o mais rápido possível.

Oferecer respostas rápidas é essencial para manter o cliente interessado, sem buscar outra solução que não seja a sua. Para isso, faça um estudo das perguntas e dúvidas frequentes dos seus clientes e use a funcionalidade de respostas prontas do WhatsApp. Assim, você vai economizar tempo tanto dos seus clientes quanto da sua equipe.

Além disso, você também pode utilizar script de vendas através de um chatbot para WhatsApp, basta inserir as mensagens automáticas que deseja enviar.

Materiais de apoio inexistentes

Tanto e-commerce quanto outros tipos de negócio devem ter materiais de apoio. Imagine que um cliente deseja ver outras fotos de um produto ou até mesmo entender as funcionalidades de um produto na prática e você não tem nada disso em mãos.

Portanto, prepare-se com fotos, vídeos, artigos e tudo mais que for necessário para auxiliar seus clientes a tomarem uma decisão!

Preparo zero

É essencial estar preparado. Todos os dias os clientes são bombardeados de informações e nós como empresa devemos estar preparados para respondê-los de maneira adequada. Ou então, eles não irão hesitar em buscar por uma outra solução em outro lugar.

Lhe ajudamos no seu script integrando nossas Ferramentas do Clube!

Não tem nada melhor do que encontrar novas formas de aperfeiçoar as vendas, não é mesmo? O WhatsApp é um canal que pode ser utilizado de maneira estratégica, independente da etapa de vendas que o seu cliente se encontre.

Para alcançar resultados ainda mais incríveis, experimente:

  • Respostas rápidas
  • Múltiplos usuários
  • Chatbots
  • Roleta de distribuição de contatos entre os consultores
  • Menções
  • Superintegrações com outras ferramentas, por exemplo, CRM, sistema financeiro etc
  • Personalização de conversas
  • E muito mais!

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