Programa de Fidelidade Itaú: Como Funciona e Como Ter um Melhor!
Programa sempre presente é o programa de fidelidade do Itaú. Aprenda como construir um programa melhor do que esse para o seu negócio.
Quantas vezes já conversamos sobre programa de fidelidade?
Provavelmente sua resposta foi: muitas vezes. Certamente existe um motivo importante para essa recorrência: programas de fidelidade são essenciais para qualquer negócio.
Talvez seja por isso que até o Itaú tenha seu próprio programa de fidelidade.
Primeiramente, você sabe que conquistar novos clientes é mais caro do que manter os que você já tem, não é mesmo?
O valor costuma ser de 5 a 7 vezes maior. Consequentemente, a melhor solução é fidelizar os seus clientes, mesmo os inativos.
Além disso, quando você trabalha com um bom programa de fidelidade, esses clientes fiéis vão acabar fazendo propaganda gratuita para você com amigos, vizinhos e parentes.
É a boa e velha propaganda boca a boca. Ou seja, indiretamente você vai conseguir aumentar a cartela de clientes.
Apesar disso, muitos micro, pequenos e médios empreendedores não dão tanta importância para esse tipo de estratégia.
Acontece que mesmo se o produto for de qualidade inigualável no mercado, um programa de fidelidade é insubstituível. Sabe porque?
Basicamente, o seu relacionamento com o cliente faz parte do processo de compra e conta tanto para o retorno do cliente quanto a própria qualidade do produto ou serviço oferecido. Lembre-se que o seu cliente precisa se sentir especial e único para o empreendimento, como ele de fato é.
Dito isso, existem programas de fidelidade no mercado que são exemplos de sucesso.
Um dos famosos casos é o programa de fidelidade do Itaú. Você já o conhece? Vamos falar um pouco mais sobre ele.
Como funciona o Programa de fidelidade Itaú?
Certamente você já leu algum artigo aqui no blog falando sobre as diversas possibilidades de programa de fidelidade.
Entre as opções, existe uma muito usada pelas empresas: programa de pontos. Essa também é a opção adotada pelo banco Itaú na hora de fidelizar os clientes.
O programa de fidelidade do Itáu se chama Programa Sempre Presente e contempla todos aqueles usuários do cartão Itaúcard.
Basicamente, nele é possível que o usuário acumule pontos no cartão de crédito. Consequentemente, eles poderão ser trocados por passagens aéreas ou por descontos em ingressos, diárias em hotéis e até mesmo em aluguel de carros. Ou seja, pontos são convertidos em recompensas.
Cada vez que o usuário utiliza o cartão de crédito para pagar suas compras, acumula pontos.
Quem pode participar do Programa Sempre Presente são os usuários dos seguintes cartões:
- Itaucard Nacional;
- Itaucard International;
- Itaucard Gold;
- Itaucard Platinum:
- Itaú Uniclass International;
- Itaú Uniclass Gold;
- Itaú Uniclass Platinum.
Desde o momento que você adere o cartão de crédito Itaucard, a inclusão ao programa é automática nas opções de cartões Platinum, mas nas demais categorias é necessário fazer um cadastro pelo Internet Banking do Itaú ou diretamente no banco.
Além disso, existe uma taxa para aderir ao programa Sempre Presente do Itaucard e o valor varia de acordo com a categoria do cartão de crédito cadastrado no programa.
Você também precisa saber que o programa de fidelidade Sempre Presente pontua em Dólar, ou seja, o valor que você gastou em real será convertido em dólares e depois convertido em pontos. Veja os pontos (leia assim: 1° cartão usado, 2° ponto por compra e 3° validade):
- International – 1 ponto – 24 meses;
- Gold – 1 ponto – 24 meses;
- Platinum Light – 1 ponto – 36 meses;
- Platinum – 1,5 ponto – 36 meses;
- Black Infinite – 2 pontos – 36 meses;
- International Uniclass – 1 ponto – 24 meses;
- Gold Uniclass – 1 ponto – 24 meses;
- Platinum Uniclass – 1,5 ponto – 36 meses;
- Gold Personalité – 1,5 ponto – 24 meses;
- Platinum Personalité – 1,5 ponto – 36 meses;
- Black Infinite Personalité – 2 pontos – 36 meses;
- Gold Private – 1 ponto – 24 meses;
- Platinum Private – 1,5 ponto – 36 meses;
- Black Infinite Private – 2 pontos – 36 meses.
Por fim, o Itaú faz parceria com outras empresas, assim, é possível somar a pontos de outros programas de fidelidade que você participa aos pontos do programa Itaucard Sempre Presente. As empresas que fazem parceria com o Itaú são:
- Smiles;
- Multiplus;
- Tudo Azul;
- TAP;
- LATAM Fidelidade;
Às taxas cobradas pela transferência de pontos de um programa para o outro depende da categoria do cartão Itaucard e da empresa parceira.
Como o programa de fidelidade do Itaú poderia melhorar
Primeiramente, o programa de fidelidade do Itaú é excelente e agrega muito valor ao serviço oferecido. Além disso, a estratégia de fazer parceria com outras marcas é excelente e abrange ainda mais o público, podendo até angariar ainda mais clientes.
Apesar disso, o programa de fidelidade poderia ser ainda melhor e mais eficaz, se foca-se também em um programa pós-vendas.
Um programa pós-vendas faz mais do que fidelizar os seus clientes ativos, ele usa estratégias de marketing para atrair e fidelizar, também, clientes inativos.
Como o Clube pode te ajudar a ter um programa de fidelidade melhor que o do Itaú
A assessoria oferecida pela própria StayApp mostra isso, usando estratégias para chamar e ganhar a atenção dos clientes inativos. Trabalhando intensamente na retenção de clientes no pós-vendas.
Uma estratégia usada, e muito eficaz, é ativar o envio de SMS para clientes inativos, chamando a atenção para os benefícios da empresa. Esses SMS poderiam ser usados para divulgar o plano de fidelidade para esse tipo de público.
Você deve estar pensando: mas estamos falando de um banco, como pode haver um cliente inativo se todos possuem o cartão? A resposta é: todos tem cartão, mas nem todos usam o crédito constantemente, muito por medo de um possível endividamento.
Divulgar o programa de fidelidade faria os clientes se sentirem mais seguros para usar o crédito sem medo de ser feliz.
Case de sucesso
Você já conhece o estudo de caso da cafeteria “Eu Quero Café”? Após criar seu próprio programa fidelidade com estratégias de pós-venda e SMS Marketing, faturou mais de R$20.000.
Foi necessário um grande trabalho no pós-vendas, desde a segmentação de clientes até atendimento ao cliente.
As informações adquiridas da base deram recursos estratégicos para o SMS Marketing. Além disso, foram feitas 4 mensagens, cada uma com um propósito e cada uma com um grande resultado no faturamento da cafeteria.
Apesar de demorar algumas semanas, a estratégia adotada foi completamente funcional e aumentou o faturamento.
Para ter bons resultados como o da cafeteria “Eu Quero Café” é necessário, também, planejar estratégias de pós-vendas.
Não apenas isso, ter uma boa segmentação de clientes foi essencial para a cafeteria saber que mensagem enviar, que hora enviar, e que dia enviar.
Quer ter resultados semelhantes ou até melhores que a cafeteria?
Qual é a sua reação?