Performance de Vendas: Indicadores e Treinamentos Para Melhorar a Sua!
Boas vendas significam bons lucros. Neste artigo, iremos te mostrar indicadores e treinamentos para aumentar sua performance de vendas!
Certamente as vendas são o principal pilar da sua empresa para que as contas fechem no verde e você tenha lucros. Além disso, elas são o sinônimo puro de que tudo na sua empresa está dando certo. Ou seja, se as vendas vão bem, você está fazendo algumas coisas certas.
Neste artigo, iremos te mostrar indicadores e treinamentos para aumentar sua performance de vendas!
Agora eu te pergunto: qual é um dos principais pontos para que as vendas deem certo? Se a sua resposta foi a equipe de vendedores, você acertou.
Além disso, os vendedores devem fazer bem mais do que o essencial: eles precisam ser treinados em alta performance.
Venda de alta performance irá aumentar as vendas da sua empresa. Uma equipe de vendedores que supera os resultados esperados certamente leva o empreendimento para outro nível.
Basicamente eles precisam conhecer as melhores técnicas de vendas e, acima de tudo, atuarem como se fossem sócios da empresa. Vendedores de alta performance vestem a camisa da empresa e são capazes de lutar e vibrar junto com ela.
Agora você deve estar se perguntando: como criar um ambiente para vendas de alta performance? Para que isso seja possível, deve-se prestar atenção na área de recursos humanos.
Isso porque é ela que vai fazer a gestão dos talentos e contratar os melhores cursos de vendas e treinamentos para que a equipe aprenda as melhores técnicas de vendas do mercado. Você não pode hesitar em:
- Contratar especialistas sobre o assunto;
- Investir em palestras de vendas;
- Focar na gestão das pessoas.
Indicadores de performance de vendas
Antes de começar a treinar a sua equipe em alta performance, você deve se perguntar: a minha equipe tem boa performance de vendas?
Existem métricas que apontam a resposta. Além disso, é necessário usá-la antes de aplicar alta performance de vendas e, também, após aplicá-la para saber se está dando certo.
Agora, listamos 4 indicadores de performance de vendas para você saber como andam as suas vendas e, além disso, melhorar as suas vendas.
1 – Metas
Primeiramente, você precisa entender quais são as metas do seu negócio. Lembre-se que elas precisam refletir a visão da empresa.
Apesar disso, não negligencie objetivos como gerar receita, sobreviver no mercado e remunerar os seus investidores.
Acima de tudo, entender se suas metas estão sendo alcançadas é um indicador perfeito se a sua equipe de vendas está tendo uma alta performance de vendas.
Lembre-se também que meta é diferente de objetivo. Veja:
- Objetivo é a descrição do que se pretende alcançar;
- Meta é algo mais concreto. É nela que entram os prazos, os números e as definições.
Então temos a seguinte equação:
- Meta = Objetivo + Valor + Prazo
2 – Ticket médio
O ticket médio é um dos indicadores de vendas mais importantes para avaliar o desempenho da sua empresa.
A ideia é mensurar o funcionamento do negócio de forma mais ampla e identificar tudo o que precisa de melhorias. Além disso, é entender a dinâmica de vendas sob três diferentes pontos de vista:
- Vendedor;
- Cliente;
- Venda.
Vamos a um exemplo prático:
- Se a sua empresa vendeu, em um determinado período, 500 produtos e faturou R$ 2.500,00 por eles, o seu ticket médio é de R$ 5.
Ou seja:
- Ticket Médio = Total recebido / Número de vendas
Quando a empresa direciona esse cálculo por clientes, ela é capaz de entender quantas vezes um consumidor compra e como ela pode oferecer um atendimento diferenciado para aumentar a sua satisfação.
Quando direcionado por vendedor, é possível identificar os colaboradores de maior desempenho e quanto produzem em vendas reais.
Ao focar no aumento do ticket médio, quem trabalha diretamente com vendas ou com marketing se torna capaz de entender que fidelizar um cliente pode ser melhor que investir em uma busca por novos.
3 – Quantidade de clientes perdidos
Segundo Joe Girard, cada pessoa se relaciona de maneira próxima com cerca de 250 pessoas durante toda a vida.
Consequentemente, ao tratar alguém bem você pode se promover positivamente com mais 250 pessoas. Isso mostra a importância de criar um bom relacionamento com o cliente.
Um dos indicadores de vendas mais importantes é a taxa de recomendação, que é a quantidade de pessoas que chegam a um negócio por meio de uma indicação. Isso mostra que os clientes atuais estão satisfeitos a ponto de recomendarem a empresa a outros.
Além disso, um único cliente insatisfeito pode destruir a imagem de uma empresa diante de centenas de outros, já que a maior forma de promoção ainda é o “boca a boca”.
Utilize a quantidade de clientes perdidos como métrica para medir o desempenho de venda do seu negócio e também para identificar falhas. A partir daí será mais fácil criar estratégias para evitar que consumidores já conquistados vão embora.
4 – Satisfação dos vendedores
Os vendedores são indicadores essenciais para medir o desempenho de uma empresa. Quedas de produção podem indicar problemas na satisfação da sua equipe.
Crie sistemas para medir os sentimentos dos seus vendedores. Isso irá ajudar a entender as necessidades dos colaboradores e estratégias que melhorem a sua motivação frequentemente.
Treinamento de vendas de alta performance
Finalmente, como treinar a sua equipe de vendas em alta performance? Certamente a primeira parte é investir em cursos e treinamento para a sua equipe.
É importante você considerar qual perfil de vendedor possui compatibilidade na hora da contratação.
Também é interessante prestar atenção para não usar metodologias ultrapassadas na hora de fazer o treinamento.
Outra dica importante é contratar em duplas. Lembre-se que todo mundo é movido por competição. Nossa espécie, em sua grande maioria, é extremamente competitiva.
Um vendedor trabalhando sozinho não possui base de comparação interna e, por isso, é difícil o gestor julgar com clareza se o trabalho está sendo desempenhado com excelência.
Por fim, vendedores de alta performance precisam ser organizados e disciplinados, para que possam conquistar os resultados desejados pela empresa.
Qual é a sua reação?