Entenda como fazer conteúdos relevantes para vendas!
Os conteúdos relevantes para vendas – que também pode ser conhecido por Marketing de conteúdo – precisam ser estabelecidos com muito cuidado. Não se resume apenas a postar conteúdos aleatórios em dias ocasionais. Esses conteúdos precisam estar bem planejados, com um calendário correto e conteúdos que fazem sentido com o mês, data, evento da empresa
Os conteúdos relevantes para vendas – que também pode ser conhecido por Marketing de conteúdo – precisam ser estabelecidos com muito cuidado. Não se resume apenas a postar conteúdos aleatórios em dias ocasionais.
Esses conteúdos precisam estar bem planejados, com um calendário correto e conteúdos que fazem sentido com o mês, data, evento da empresa ou eventuais ofertas que possam fazer sentido. Quando utilizada de maneira correta, o marketing de conteúdo pode ser um ponto fundamental para o seu negócio.
Nesse texto, iremos discutir um pouco mais sobre os conteúdos relevantes para vendas – quais os benefícios, como planejar e entre outros!
O que é?
O marketing de conteúdo – os conteúdos relevantes para vendas – é uma das estratégias de marketing que mais funcionam.
Ela consiste em criar e distribuir conteúdos que possuam valor, relevância e consistência – visando atrair e reter uma determinada audiência, podendo levar os leads para o processo de compra.
Dicas para fazer um conteúdo de qualidade
Quer criar conteúdos relevantes para vendas. Separamos algumas dicas que podem fazer uma grande diferença na hora de montar uma estratégia.
Preze pela qualidade
Antes de simplesmente empurrar milhares de informações para seus usuários, é importante criar conteúdos que tenham qualidade e sejam agregadores. Além disso, procure ter uma referência no assunto, pois muitas pessoas não perdoam conteúdo de baixa qualidade.
Defina um tema
Procure abordar temas bem definidor – pensando no mês ou data comemorativa que possa ser agregador.
Ensine seu usuário
Conteúdos relevantes para vendas sempre tentam transferir informações relevantes para o usuário. Deixar seus clientes bem informados é a melhor forma de criar uma confiança e uma característica de valor para seu negócio.
Saiba a linguagem adequado para seu público
Defina uma linha de linguagem para falar com seu público – fazendo com que tenha sentido a escrita para seu alvo. Entretanto, é necessário prestar atenção na revisão, evitando os erros de português; e as gírias!
Tenha uma frequência
Para que não seja esquecido, as publicações devem ter uma frequência – com hora e dias da semana – definidos corretamente e bem planejados.
Outro fator que você precisa ter em mente, é o tempo de produção do conteúdo – textos e artigos que tenham qualidade e relevância, tendem a ter um tempo maior de execução. Por isso, pense nas datas tendo isso em mente!
Além disso, tome cuidado para não afogar seus clientes com conteúdos! Ninguém gosta de ter uma enxurrada de conteúdos, assim como não gostam de não receber com frequência. Busque o equilíbrio que melhor adeque ao seu público-alvo.
Quais os benefícios?
Os conteúdos relevantes para vendas podem ter milhares de benefícios. Veja alguns deles:
Gerando vendas
Quando dizemos que estamos aumentando os números de vendas, estamos querendo dizer que estamos focando sua produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.
Entretanto, o mais importante é que você identifique o seu método para direcionar seu planejamento de maneira correta e eficaz.
Redução nos custos de aquisição de clientes
Também chamado pela sigla CAC, é caracterizada como uma métrica que irá dizer o valor que você investe nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente.
Caso conquistar um novo cliente seja barato, a receita gerada por ele poderá cobrir as despesas criadas até ali – e, se der, ainda gerar um lucro. Sendo assim, o objetivo de qualquer empresa é que seu CAC seja o mais baixo possível!
Gerando Brand Awareness
Produzir conteúdos consegue contribuir para que as pessoas conheçam ainda mais sobre a sua marca – seus produtos, serviços e outras coisas que sua empresa pode oferecer.
É normal que as pessoas tenham maior propensão a comprar de marcas que lhe são familiares e agradáveis.
Aumentando o engajamento com a marca
Já que o benefício anterior aumenta a quantidade de pessoas que conhecem sua marca, o engajamento busca construir um relacionamento muito mais próximo e constante com uma audiência mais seletiva.
Produzir conteúdos que tenham qualidade é um dos pontos principais para aumentar as interações das pessoas com sua marca, criando um processo de engajamento. Os resultados são pessoas que recomendam sua marca!
Impulsionando ainda mais a geração de leads
Sabemos que você tem muitos visitantes no seu site. Entretanto, você não possui nenhuma informação sobre eles, de como que não conseguirá enviar os conteúdos e transformá-los em futuros clientes.
Sendo assim, é por isso que gerar leads é o principal objetivo de mais de 60% das empresas brasileiras. Com esse método, algumas já estão conseguindo até 3 vezes mais leads ocorrendo para o Marketing de conteúdo.
Aumentando o tráfego do seu site
De acordo com uma pesquisa feita pela Content Trends no ano de 2019, mais de 86% das pessoas utilizam o Google como uma plataforma para se informar.
Sendo assim, produzir conteúdos que sejam relevantes é uma das melhores maneiras de colocar seu site na primeira página do Google – onde ele será acessado pelo público, sendo uma porta convidativa para que ele se torne um usuário frequente e, consequentemente, um lead.
Aumentando o seu lifetime-value
Para quem ainda não sabe do que se trata esse termo, o lifetime-value – também conhecido pela sifla de LTV – consiste no valor total que um cliente gasta em sua empresa, como um todo.
Um pensamento bastante comum, é que os donos das empresas sabem que é muito mais barato vender de novo para um cliente atual do que trazer um novo cliente. Sendo assim, utilizar a estratégia de conteúdo com esse objetivo é um bom método para engajar.
Sendo assim, abuse dos tipos de conteúdos eficazes no pós-venda – como promoções, descontos ou até mesmo uma campanha exclusiva.
Qual é a sua reação?