Como organizar pedidos de clientes: 6 dicas imperdíveis!
Como organizar pedidos de clientes: 6 dicas imperdíveis! A organização dos pedidos de clientes pode resultar em uma rotina estressante, apesar disso, pequenos hábitos ajudam a tornar a tarefa mais prática e, por consequência, até mais rápida. Embora seja uma parte pouco animada do trabalho, ainda é importante para todo negócio, pois com tal organização é possível: Ter acesso a informações de inventário […]
A organização dos pedidos de clientes pode resultar em uma rotina estressante, apesar disso, pequenos hábitos ajudam a tornar a tarefa mais prática e, por consequência, até mais rápida.
Embora seja uma parte pouco animada do trabalho, ainda é importante para todo negócio, pois com tal organização é possível:
- Ter acesso a informações de inventário confiáveis, atualizadas em tempo real
- Maior controle sobre as etapas do processo de vendas, desde o momento em que o consumidor realiza o pedido até que o produto chegue em suas mãos
- Automatização de processos, reduzindo o risco de erros e garantindo maior segurança na realização das atividades
- Aumento da produtividade, devido à automatização e centralização da informação, de modo que seja de fácil acesso para todos os colaboradores
- Aumento considerável da satisfação dos clientes, otimizando sua experiência de compra e oferecendo um atendimento de qualidade superior
Como organizar os pedidos de clientes
Comentaremos a seguir alguns passos que, talvez, façam a diferença nessa missão.
1 – Faça um planejamento
Certifique-se de que a cozinha esteja preparada para receber a quantidade de pedidos padrão e como ela ficaria em dias com mais movimento. Aceitar mais pedidos do que é capaz de suportar tende a ser uma experiência negativa, tanto para você quanto para o cliente, que poderá ficar insatisfeito com o atraso.
2 – Treine sua equipe
A equipe também precisa ser treinada para lidar com a organização dos pedidos. O mais recomendável que deixar uma pessoa responsável somente pelas solicitações, seja ele via online ou por telefone. Dessa forma, esse funcionário ficará cada vez mais apto na organização dos pedidos.
3 – Estabeleça uma ordem de preparo
De forma geral, os pedidos são feitos de acordo com a ordem de chegada. No entanto, para otimizar o fluxo operacional, alternando, dessa forma, a ordem. Por exemplo, dependendo do pedido, a sobremesa pode ser a primeira preparada.
4 – Reúna as demandas
Normalmente, se na mesa há mais de uma comenda, elas devem ser entregues ao mesmo tempo. Afinal, fica um clima chato se alguém ainda estiver comendo e a pessoa do lado já ter a comanda em mãos.
5 – Usar sistema de entrega
Outra alternativa é usar um sistema de entrega para organizar melhor os pedidos recebidos. Alguns programas operam como uma central de atendimentos, ordenando os pedidos de forma prática e eficaz.
6 – Cumpra os prazos prometidos
Para o cliente, nada pior do que pedir um produto, esperar por ele na hora mercada e se frustrar entrega atrasada. Por isso, evite ao máximo desapontar seu consumidor prometendo um tempo de entrega que não irá cumprir. Ser pontual não é diferencial, é um respeito.
Certos clientes entendem que imprevistos podem acontecer e que nem tudo sai como planejado às vezes. Mesmo assim, ainda é importante ter cuidado para não tornar a desorganização um hábito para seu negócio. Buscar saber de tudo que acontece dentro e fora é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Qual é a sua reação?